Trocar de empresa por motivo de salário, qual sua opinião?

32 respostas
MrDataFlex

Pessoal faz menos de um ano em que fui contrato como clt em uma empresa muito boa, trabalhando com java, etc. Atualmente ganho X. Recebi uma proposta de outra empresa, para ganhar X*3. O que eu faço? A outra empresa eh otima tb…

gostaria de dicas dos mais experientes…

32 Respostas

Ataxexe

Olha, você deve avaliar não somente o salário. Aqui vão alguns pontos que você deve avaliar também:

• A missão da empresa
  • O ambiente de trabalho
  • Os benefícios
  • As funções que você deverá exercer na empresa
  • Possibilidade de cresimento

Os dois últimos itens da lista foram os que me fizeram sair da última empresa que trabalhei justamente porque não os tinha avaliado quando tive a oportunidade.

peczenyj

Ué… ganhar 3 vezes mais é otimo… entretanto saia de bem com todo mundo, com as portas abertas, afinal 3x de salario pode ser 33x o trabalho :wink:

bandrade

Sério que você tá pensando em ficar com X do que 3X?
Conversa com sua empresa atual as suas possibilidades de futuro, sobre a proposta que voce recebeu e tudo mais…

As vezes o seu salário está defasado e vc nem sabe.

Rubem_Azenha

Normal cara… o mercado ta aí, tem muita oferta de emprego, tem carência da profissional. Tem gente que sai da empresa por muito menos.

Só siga as dicas do Ataxexe e do peczenyj.

MrDataFlex

mas isso não ‘queima’ o filme, ficar mudando pelo salário… ? Da impressão de um macaco que não para no galho. Ja vi pessoas dizerem por aqui que queima o filme… eh essa a principal duvida…!! Valeu galera!

MrDataFlex

em outras palavras… vou sair de junior 1 trabalhando com jsf, passar para pleno 3

peczenyj

Depende de como vc faz…

MrDataFlex

Depende de como vc faz…

alem de sair deixando as ‘portas abertas’, tem alguma jogatina para conversar da melhor maneira com o supervisor? (que ainda não sabe da bomba)

luistiagos

claro que falam isto… para colocar medo no pessoal para não sairem assim… se fosse 1 real a mais dai sim queimaria o filme porem 3x a mais… vc recusando seus proprios chefes vao pensar que vc é um otario… tente negociar com eles um valor aproximado se não der caia fora!!! e normal este tipo de medo… onde trabalhava em uma empresa de char[3] o GP tbm colocava medo no pessoal falando assim quem mudar de empresa por ganhar um pouco mais faço questão de queimar a pessoa… é normal este tipo de pressão onde se paga pouco geralmente… mas depois ele esquece que vc existe rapidinho… pq a rotatividade é bastante grande principalmente em empresas onde se trabalha muito e ganha pouco… agora vc deve analisar alguns pontos tipo a onde vc esta vc e CLT para onde vai ganhando 3x mais vc continuara a ser CLT? tenque fazer o calculo direitinho por exemplo se vc ganha como PJ: 3000 e como CLT 2000 vc na verdade ganhara uns 2100 tirando imposto mais contador… dai tirando FGTS e ferias acaba dando menos que o quanto ganharia como CLT dai é trocar gato por lebre… na maioria das vezes PJ não compensa a menos que se ganha MUITO mais…
tenque tar atento tbm em outra coisa qdo for PJ o contrato da empresa… vale lembrar que como PJ vc não tem direito algum… o seu direito e oq esta no contrato da empresa… se la estiver que vc tera que trabalhar 500 hrs por mes sem ganhar hra extra vc tera que comprir isto sem reclamar depois… por isto antes de avisar para a empresa antiga que vc vai sair leia o contrato da outra caso for PJ… ja como CLT vc tem leis que são a seu favor e não podem fazer um contrato passando por cima disto…

fantomas

Pelo jeito vc não só estará sendo melhor pago como estará tambem sendo, vamos dizer assim, promovido. Eu acho isso uma ótima, porque esse negócio de júnior parece coisa de estagiário turbinadinho, nada contra, só que eu já percebi que estagiários e juniors demoram muito tempo para serem promovidos, mesmo conhecendo muita coisa; tanto quanto um pleno.

Acho que já te deram ótimas dicas…queria adicionar o seguinte: verifique a tecnologia, trabalhar com tecnologia que está caindo em desuso pode ser ruim no futuro.

[]'s

MrDataFlex

Muito obrigado pessoal, vocês me ajudaram bastante. Vou refletir sobre isso.

Fiquem com Deus.

Abraços.

richardpeder

Trocar de empresa hoje em dia é normal…siga as dicas que os amigos postaram no inicio do tópico…aborde seu supervisor dizendo que apareceu uma nova oportunidade e que o salário é tentador…3x mais do que vc ganha atualmente…acho que o segredo é sempre ser sincero e jogar limpo…sempre fiz assim e nunca me ‘queimei’ ao sair das empresas onde trabalhei pois sempre tratei o assunto com transparência e honestidade.

ate mais…

alucardeck

concordo com o richardpeder

por mais q pareça dificil falar isso para o supervisor, é o obstaculo mais recompensador que voce pode ter.

Sinceridade é importate, pq muita gente muda de empresa inventando desculpas que vai se “mudar”, ou algo do tipo, e no final de tudo acaba perdendo o emprego “novo”, uma mentira atrai outras mentiras … conheço pessoas que ao falar que encontrou uma nova oportunidade de trabalho para seus chefes, tiveram aumento e outros beneficios só para não sair da empresa, ou seja, eles eram bons funcionarios.

Se voce faz o seu trabalho de forma correta, e a empresa vê isso, duvido que eles iriam querer te perder para uma outra empresa (ainda mais se forem concorrentes).
e se o seu chefe pouco se importar com voce depois disso, é pq ele não merece ter um funcionario como vc, e ai sim voce pode ir para outra empresa com a consciência limpa de que vc fez a sua parte.

gomesrod

Se você tem o nível técnico de um Senior 3, algo de errado pode estar acontecendo em sua empresa atual. É comum algumas terem essa política de transformar os profissionais em “júnior eterno”, principalmente aqueles que começaram e evoluiram dentro da empresa, enquanto os que vêm do mercado chegam ganhando bem mais (às vezes conhecendo menos…).

Mas por outro lado, se você não estiver totalmente seguro de que já tem a vivência necessária para assumir as responsabilidades de um técnico Senior, pense bem pois talvez o dinheiro acabe fazendo com que vc dê um “salto maior que a perna”.

leoramos

Se a empresa te ofereceu 3x o salário que tu tens hoje, com certeza teu salário está defasado. Nunca vi empresa nenhuma pagar algo ‘impossível’ ou ‘completamente fora do aceitável’.
Eu sou meio radical com essas coisas… então talvez eu pareça meio neurastênico. Mas o que eu penso é:

• Estão lhe pagando pouco pq realmente a empresa paga mal: a empresa não te merece.
  • Você estuda, se atualiza, e a empresa não enxerga nada disso: a empresa não te merece.
  • A empresa viu que a equipe cresceu, veio gente de fora ganhando mais e em posto maior, e você, que tá evoluindo, não foi lembrado: a empresa não te merece.

E outra, no teu ‘próximo’ emprego, depois desse novo ainda, o que vai estar no teu currículo é que você ganhava… sei lá… R$ 3.000,00 antes.
Se eu chegar numa entrevista dizendo que antes eu passei muito tempo fazendo um monte de trabalho muito bom e ganhando R$ 1.000,00, duas impressões são passadas:

• O cara realmente valia pouco
  • O cara é uma zebra que não sabe nem falar pra negociar o salário
  • Eu vou oferecer qualquer merreca e ele vai acabar aceitando.

Se fosse eu, já tinha dado tchau.
Claro, saia na boa, converse com todo mundo, seja sincero, cumpra teu aviso prévio direitinho, seja flexível, e ninguém nunca te fechará portas.
E se você mora em cidade pequena, muito mais cuidado com isso hehe

Abraço!

L

Esse ano já troquei de empresa duas vezes. pagando bem e dando qualidade de trabalho que mal tem :slight_smile:

MiltonBastos

Não troque de emprego não!

Continue ganhando X o resto da sua vida…

Até a atual empresa encontrar um profissional no mercado ainda
mais barato que vc.
Daí te mandam embora e contratam o outro.

Enquanto alguns profissionais se preocupam em não “se queimar”
por trocar de emprego por causa de salário, a grande maioria
das empresas não está nem um pouco preocupada com o funcionário.

Se precisarem te mandar embora amanhã ou depois, não vão
pensar duas vezes e muito menos se preocupar em ficar “queimados”.

TangZero

Cara, veja o meu caso…
Estou numa situação pior que a sua e não estou esquentando.
Estou em meu novo emprego a 3 semanas. Hoje recebi uma oferta de salário 30% maior.
Vou encarar pois é perto de casa, numa empresa boa, com planos de carreira!

Se você ficar pensando em detalhes triviais como “queimar o filme”, você irá perder grandes chances.
Na nossa área, a “rotação” de profissionais nas empresas é bem alta.

Vai nessa meu!!!

maior_abandonado

a unica coisa que eu acrescentaria ao que falaram (concordo com praticamente tudo o q falaram…se não tudo mesmo) é que eu sou contra a pessoa sair no meio de um projeto… seria o caso de ao menos esperar ele acabar… isso a menos que qualquer um possa fazer o uqe vc esta fazendo ali…

fora isso… o que falaram esta correto…vai na fé…

T

depende cara… a empresa contratante vai ESPERAR acabar o seu projeto???

Emerson_Macedo

Eu já sai pra ganhar menos porque outros fatorem como qualidade de vida, ambiente de trabalho, oportunidade de aprendizado e crescimento são coisas que tem valor incalculável. Se no seu caso as 2 empresas se parecem em quase todos os aspectos, não pensaria 2x em ir, mas sempre deixando as portas abertas.

peczenyj

maior_abandonado:
a unica coisa que eu acrescentaria ao que falaram (concordo com praticamente tudo o q falaram…se não tudo mesmo) é que eu sou contra a pessoa sair no meio de um projeto… seria o caso de ao menos esperar ele acabar… isso a menos que qualquer um possa fazer o uqe vc esta fazendo ali…

fora isso… o que falaram esta correto…vai na fé…

Nem sempre isso é possivel, mas vc pode combinar um milestone dentro do projeto ou umas semanas de transição aonde vc treina outra pessoa.

luistiagos

Pensar que vc é a ultima gota da agua… que vc é o unico que pode tocar o projeto no meio ou no fim e que nenhum outro pode é meio ingenuidade… pois se vc fosse mesmo a ultima gota do balde acredito que seu gerente iria cobrir a proposta da outra empresa e não deixar vc ir… mais a maioria para não dizer todas vc não pode simplismente largar o projeto e ir embora de um dia para outro a maioria tem em seus contratos qdo PJ que vc tenque avisar alguns dias antes de sair… e se sair sem avisar tenque pagar multa e coisa assim…
mas as vezes vale mais apena a pagar a multa dependendo da paciencia da outra empresa… a menos qdo é estagiario dai vc pode sair qdo estiver afim e não tem nenhum contrato ou vinculo… qdo era escraviario e fui sair de uma empresa para ir para outra como pj so tinha eu e mais um outro em um projeto… fiquei meio ocioso de abandonar assim e deixar o outro tocando fiquei preucupado com o outro cara em deixar ele sozinho ate pedi um prazo para outra empresa mas como sabiam q eu era estagiario não me deram prazo… e então tive que sair de qualquer jeito… ingenuidade minha em pensar que era a ultima gota do baldo pois no mesmo dia em que sai ja tinha outro no meu lugar com o outro cara… por isto: não sejam ingenuos em pensar que são a unica gota do baldo pq não são! la fora ta cheio de gente querendo seu emprego não se iludam…

M

Sobre isto eu ouvi uma vez:
Quando fores sair da sua empresa, tente mensurar as seguintes variáveis: Salário, Ambiente geral de Trabalho (métodos, tecnologias, ergonomia, pessoal) e possibilidades de crescimento.
Se a empresa de onde partiu a nova proposta ganhar em dois ou mais aspectos, você tem uma grande possibilidade de fazer um bom negócio. Do contrário, você pode se sentir frustrado em curto prazo (Eu já troquei de empresa só por salário e mifu)!
Não se esqueça de que você sempre pode abrir o jogo, dizendo tudo para seu superior e dando um pequenho prazo para ele te fazer uma contra-proposta. É melhor para sua relação com a antiga empresa mesmo que ela não se interesse mais em continuar o contrato com você.
Muito boa sorte e poste sua decisão e os resultados aqui prá gente ver!
Shalom!

louds

Se você não pode largar no meio do projeto é 100% incompetência sua.
Todo programador deve buscar ser substituível.

P

louds:

Não entendi o seu ponto, louds.

Eu acho que se o cara for incompetente é que ele é substituivel, porque da pra notar que a quantidade de programadores ruins para programadores bons no mercado é esmagadora.

Explica esse ponto novamente por favor, eu nao entendi. hehe :lol:

Marcio_Duran

louds:

Concordo !!!

louds

Sergio Figueras:

Eu acho que se o cara for incompetente é que ele é substituivel, porque da pra notar que a quantidade de programadores ruins para programadores bons no mercado é esmagadora.

Um bom programador trabalha de tal forma que qualquer um possa assumir seu trabalho. Ele faz o oposto daqueles que buscam segurança no trabalho.

Ou seja, entrega código claro, adequadamente documentado, com uma ótima suite de testes. Escrito de tal forma que o próximo não irá sofrer séculos p/ entender
como fazer uma pequena alteração.

Um programador ruim vai escrever toneladas de POG, que serão incrivelmente complicadas de dar manutenção por outra pessoa.

josenaldo

Sergio Figueras:
louds:

Quem não pode ser substituido não pode ser promovido!

Eu já cometi o erro de me tornar “insubstituivel”… Se dá estabilidade? É claro que dá! Você vai te um emprego bem estável: quantidade de trabalho estável, pressão alta estável, salário baixo e estável…

Port causa desse erro passei um ano sem poder mudar de cargo.

Só depois que aprendi isso é que tomei vergonha na cara, treinei alguém pra assumir meu lugar e pude ser promovido.

Além do mais, se você treina uma pessoa e se prepara pra ser substituído, você se torna um candidato a poder mudar de emprego pra ganhar mais ou ser promovido. Se você treina várias pessoas, se torna um bom candidato a se tornar um líder (desde, é claro, que desenvolva características de liderança também).

Sem falar de outros benefícios, como criar boas relações com colegas (no futuro podem te indicar! Meus dois últimos empregos surgiram de indicações de colegas), aumenta sua visibilidade e claro, seu conhecimento!

Hoje, eu busco trabalhar de forma a sempre ter alguém pra me substituir.

Ah… Preogramador ruim não é substituivel não… É pra jogar no lixo mesmo :smiley:

P

louds:
Sergio Figueras:

Um bom programador trabalha de tal forma que qualquer um possa assumir seu trabalho. Ele faz o oposto daqueles que buscam segurança no trabalho.

Ou seja, entrega código claro, adequadamente documentado, com uma ótima suite de testes. Escrito de tal forma que o próximo não irá sofrer séculos p/ entender
como fazer uma pequena alteração.

Um programador ruim vai escrever toneladas de POG, que serão incrivelmente complicadas de dar manutenção por outra pessoa.

Mas louds,

A quantidade de programadores bons é muito menor do que a de programadores ruins, logo, se voce escreve um código bom e bem feito, voce se torna insubstituivel porque vai demorar um século para acharem um bom. De ruim tá cheio.

É por isso que eu acho que se o cara for bom ele é insubstituivel.

alucardeck

acho que estamos tendo uma certa ambigüidade na palavra insubstituível

1. você pode ser insubstituível por ser muito bom, e a empresa realmente precisar da sua capacidade de programar.

2. você pode ser insubstituível por fazer tanto POG, que você será a única pessoa a entender o projeto.

E

programador bom, programador ruim…

tudo papo furado as empresas não olham sua qualidade olham se o sistema esta funcionando,se a tela e bonita, se vai cair depois e outro papo…

eu sei que vou ser chutado…

mas o grande motivo da minha frustração como profissional e que qualidade e só um detalhe, o gerente de projeto não sabe diferenciar um do outro e no final ate vc explicar que tem um cara que esta derrubando um projeto com um monte de POG e tarde e vc fica como desagregador… o que não e legal…

tem gerente do projetos que esta se importando mais em ganhar o dele por fora da consultoria X,Y,Z do que saber se o profissional e competente ou não… dane-se o projeto…

frase do dia.
vc vale o tanto que vc pede…

Criado 5 de agosto de 2008
Ultima resposta 7 de ago. de 2008
Respostas 32
Participantes 23