Vi hoje na internet, um aluno da Uninove que foi espancado num trote…Em outros casos, humilhado.
Algum que era para ser até uma diversão, entrosamento está se tornando algum desagradável e violento.
Veteranos versus Calouros, aonde esta disputa vai parar? No hospital ou, mas um boletim de ocorrência?
Trote Universitário *Violento"
28 Respostas
Aqui no GUJ!? :roll:
Na verdade é difícil entender o que se passa na cabeça dessas pessoas. Pessoas que se mostram tão esclarecidas ao fazer um curso de graduação de 3º e tão ignorantes a ponto de machucar e humilhar seu semelhante.
eu só me surpreenderia se de aluno de faculdade saisse algo que preste…
no mais…
Além de ser um espaço aberto, é direcionado à Assuntos Off-topic.
Aqui é lugar bem adequado para de comentar a respeito do assunto, pois creio eu, que boa parte do pessoas postante do GUJ, é universitário, já foi ou pretender ser.
Quem aplica trote violento não vtem nada na cabeça. Demonstra um estrutura psicológica fraca e despreparo para conviver em comuniade. :twisted:
BraZil com Z…
de ZONA!
Aqui é lugar bem adequado para de comentar a respeito do assunto, pois creio eu, que boa parte do pessoas postante do GUJ, é universitário, já foi ou pretender ser.
Acho que ele quis dizer veteranos x calouros aqui no GUJ…
Acho que ele quis dizer veteranos x calouros aqui no GUJ…
Bom esqueçam. Mas eu quis dizer que a discussão não foi parar nem no hospital, nem em um boletim de ocorrência, mas sim aqui no GUJ.
20andre, não quis criticar seu tópico, até porque recém sai da universidade (aliás, sofri com trotes também).
Não concordo e acho que você não deve generalizar com esta sua afirmação.
Sou absolutamente contra o trote.
Trote é coisa de débil-mental.
O veterano que vê graça nisso só pode estar em crise de abstinência sexual.
Geralmente é o mais merda da faculdade que só consegue se mostrar fazendo esse tipo de coisa.
Coisa típica de brasileiro retardado, ignorante, que não tem consciência de porra nenhuma.
“Brasil: um país de tolos!”
to de acordo :thumbup:
Pois eu tive trote e fiz trote em algumas turmas e ninguém saiu apanhado ou chateado. É trabalho dos veteranos receber os calouros pra mostrar pra eles como é a universidade, o que é que se faz e o que não e faz, explicar o dia a dia que eles não vão ouvir do pessoal da instituição.
No primeiro trote que eu fiz, nós organizamos um café da manhã recheado pra os feras e depois levamos eles pra uma caminhada ecológica no campus (a UFPB tinha uma área aberta de floresta dentro do campus aonde eu estudava, hoje a área está fechada) e ainda levamos eles pra conhecer os lugares mais importantes (ou que eles iriam com mais frequência) na universidade. Não vejo problema nenhum com trote, o problema é deixar animais fazerem isso, ou pior ainda, deixar animais fazerem universidade.
UP Trote solidário…
Veteranos organizam arrecadações e brincadeiras que entrosam os alunos
e ajuda que necessita… 
O nome trote sempre relaciona com alguma coisa ruim. Prefiro pensar em recepção aos calouros desde modo como tu falou. Que é legal.
Na única vez que organizei uma recepção aos calouros, criamos umas tarefas do tipo: cada calouro tinha que conseguir a doação de X Kilos de alimentos. A intenção, alem de juntar os alimentos, é que ouve uma interação grande entre os calouros e os veteranos…
Enchemos uma sala de comida que depois foi doada.
Pois eu tive trote e fiz trote em algumas turmas e ninguém saiu apanhado ou chateado. É trabalho dos veteranos receber os calouros pra mostrar pra eles como é a universidade, o que é que se faz e o que não e faz, explicar o dia a dia que eles não vão ouvir do pessoal da instituição.
No primeiro trote que eu fiz, nós organizamos um café da manhã recheado pra os feras e depois levamos eles pra uma caminhada ecológica no campus (a UFPB tinha uma área aberta de floresta dentro do campus aonde eu estudava, hoje a área está fechada) e ainda levamos eles pra conhecer os lugares mais importantes (ou que eles iriam com mais frequência) na universidade. Não vejo problema nenhum com trote, o problema é deixar animais fazerem isso, ou pior ainda, deixar animais fazerem universidade.
Neste caso há uma recepção dos calouros, e não um trote em si, no sentido literal da palavra. De qualquer forma, é uma bela forma de receber os novatos.
Em tempo: sou totalmente contra o trote - no sentido literal da palavra. Sempre (ou quase sempre) dá m…
Isto que é feito na sua universidade, é até pecado considerar trote! rsrs…
Este tipo de recepção, entrosamento entre alunos/salas, era para ser um tipo patrão dos trotes, ou coisa parecida.
Mas trotes que estão feitos em algumas universidades, tá complicado. É cortar cabelo, rasgar roupas, bebe pinga até cair (moderado é ótimo), melar com coisas estragadas, etc. E se o camarada não aceita, pronto! Corre o risco apanhar, ou fazer tudo isso a base dos murros.
Como já disseram, só animal para fazer isto mesmo!
Eu peguei trote pesado, as faculdades e repúblicas no interior são bem diferentes daqui da capital. Se levar na boa não tem problema.
Acho que não tem explicação , talvez a tradição que cause uma imbecilidade temporária nas pessoas.
Só assim eu consigo explicar, por exemplo de estudantes de Medicina da USP e da UNIFESP (antiga Escola Paulista de Medicina) caírem na porrada entre si.
Olha o caso que me referi, segue em intrega:
Calouro sofre agressão durante trote na Uninove
da Folha Online
Um calouro do curso de comunicação social com ênfase em publicidade e propaganda da Uninove (Centro Universitário 9 de Julho) foi agredido durante um trote realizado por veteranos na manhã de quarta-feira (20).
Márcio Marques da Silva, 24, estava numa sala de aula do campus Memorial do centro universitário, localizado na avenida Doutor Adolpho Pinto, 109, Barra Funda, quando quatro estudantes entraram na sala anunciando o trote, segundo a Secretaria de Segurança Pública.
Silva teria se negado a participar da recepção aos calouros e teria sido agredido com vários socos e pontapés e teve seu tênis e calças danificados. Os supostos agressores, que seriam estudantes de jornalismo do mesmo campus, só teriam parado após intervenção por parte de seguranças da Uninove.
O caso de lesão corporal foi registrado no 23º Distrito Policial (Perdizes).
Procurada por volta das 11h20 de hoje, a assessoria de imprensa da Uninove informou que ainda aguardava resposta a administração do centro universitário para passar informações a respeito.
Uninove pontos na testa.
Ridiculo.
Eu peguei um trote relativamente pesado tbm quando entrei numa federal em 2003. Não concluí a graduação lá, na verdade vim embora na primeira semana devido a vários problemas pessoais e familiares…
Quando entrei na faculdade que eu me graduei (9004), eu não deixei colocarem a mão em mim. Primeiro porque não era uma faculdade difícil de entrar e segundo pq eu não queria mesmo. Lá o trote foi tranqüilo e solidário. Eu até passei pela humilhação e tal do trote em 2003 (se bem que ninguém pegou pesado comigo) por que era uma federal…
Eu tbm sou contra o trote. Algo como o Maurício mencionou eu acho legal, mas o problema são os exageros.
Eu ví um psicólogo falando no Jornal Hoje, semana passada, que o trote se mantém violento principalmente porque quem aplica o trote levou um trote violento… Não adianta a faculdade proibir o trote dentro dela se o pessoal não é punido fora. Se aqui no Brasil, mesmo quem rouba e mata tem suas regalias, imagina quem pratica o trote?
Acho que tudo tem limites... Brincadeira é brincadeira e violência gera mais violência... Na facu onde estudei, o trote não passava de brincadeira(tinta guache, corte de cabelo,etc...) Nada de agressões ou humilhações... Mais aí alguns indivíduos começaram a distorcer as coisas (misturando elementos quimicos às inofencíveis tintas) e o que era até divertido acabou sendo proibido e até passível de polícia.
Tudo vai bem até aparecer uns “sem noção” pra estragar tudo…Até levar o trote foi divertido…
Olá!
Ta certo que ao passar numa faculdade / universidade seja algo que mereça uma comemoração… mas chegar a sair na mão num trote da Uninove é dose… aqui a gente tem um trote sussa, todos são pintados (de praxe) e pedem dinheiro no sinal pra depois rolar uma cervejada… quem quer fica, quem não quer vai embora. Normalmente quem fica é quem no futuro acaba fazendo a faculdade progredir… e nunca tivemos nenhum tipo de briga ou desentendimento… talvez porque aqui somos um pouco mais “humildes” (Fatec Praia Grande) comparados a certas faculdades particulares…
Abraços
Isso aí é trote saudável e participa quem quiser. Se o carinha não quiser , pode ir embora…só vai perder uma das fases da vida.
Acho que os veteranos da instituição deveriam ser incriminados, jubilados da universidade e responder pelos atos cometidos.
Trote é coisa de otário… pq não se organizam e fazem algo do tipo pra arrecadar mantimendos e doar para as intituições carentes… Quem pratica trote é sem cerébro.

sou totalmente contra o trote… alguem que passa em uma faculdade dificil esta deveria festejar e nao apanhar não esta la pra apanhar… quem faz trote violento não passa de marginal… e lugar de marginal e na cadeia e não na universidade… universidade e coisa para gente de respeito… de pessoas direitas e não de marginais… deveriam barrar estes marginais que fazem trote da universidade…
eu só me surpreenderia se de aluno de faculdade saisse algo que preste…no mais…
“Milhares de brasileiros são alunos de faculdade, e de nenhum deles sai algo que presta.”
Foi exatamente o que você disse.
Ao meu ver, isso que você disse é que não presta.
Sem mais…
Ah, e esqueci de dizer… Na universidade que estudo morreu um rapaz há alguns dias por ter bebido muito em um trote (era calouro)…
Enfim, sou contra o trote também.
E aqui na cidade tem até “disk-trote” depois do acontecido…
Não confundam trote com trote violento.
Acho que o trote, como forma de socialização, integração e uma brincadeira divertida, é saudável e faz parte de uma das etapas da vida, além de ser uma tradição.
Mas sem humilhação, agressão, forçar alguma situação, ou ser inconveniente. Tudo tem limite!
Acredito que o trote seja algo para familiarizar os novatos, e foi transformado
Em algo para aterrorizar os novatos.
Hoje eu não aprovo mais os trostes por esse motivo, porém ainda existem pessoas que usam o trote para ajudar os novatos e criar um clima de amizade na faculdade.