Pessoal,
Eu quero verificar se uma determinada query no banco foi feita com sucesso. Elas estão dentro de um try/catch…tem como eu verificar isso?
Pessoal,
Eu quero verificar se uma determinada query no banco foi feita com sucesso. Elas estão dentro de um try/catch…tem como eu verificar isso?
se ele não entrar no catch é porque deu tudo certo, siga a lógica do seu programa.
Você pode fazer algo como:
boolean ok = false;
try {
executar a coisa que pode dar problemas;
ok = true;
} catch (SeuProblemaException ex) {
...
}
if (ok) {
...
}
Você pode fazer algo como:
boolean ok = false; try { executar a coisa que pode dar problemas; ok = true; } catch (SeuProblemaException ex) { ... } if (ok) { ... }
putz…era isso mesmo…e pior q eu não conseguia chegar nisso…heheheh
vlw!
O catch é responsavel por tratar os erros que possam dar em todo o codigo que está dentro do try.
eu preciso do IF pois dentro do if eu vou chamar um método que vai armazenar no banco se a query deu certo.
eu preciso do IF pois dentro do if eu vou chamar um método que vai armazenar no banco se a query deu certo.
Porque você não coloca isso logo após a execução da query??? Se ela der erro não vai chegar nessa linha. Ai você pode descartar o uso do if.
T+
Porque você não coloca isso logo após a execução da query??? Se ela der erro não vai chegar nessa linha. Ai você pode descartar o uso do if.
T+
hummm…verdade… vlw 
Então se você esta trabalhanco com JDBC, e a query em questão for um INSERT, UPDATE ou DELETE quando você faz a chamada para executar essa query utilizando PreparedStatement:
PreparedStatement pstmt = null;
Connection conn = null;
try {
...
pstmt = conn.prepareStatement("QUERY");
int rows = pstmt.executeUpdate();
// rows retorna quantos linhas foram afetadas na tabela
if (rows != 0) {
...
}
}
Ele te retornaria a quantidade de linhas que foram “afetadas” na tabela sendo 0 para nenhuma ou seja se era um DELETE por exemplo ele foi feito mas não apagou nenhum registro da tabela.
PreparedStatement: http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/java/sql/PreparedStatement.html
Talvez isso também te ajude em algo.
[]s
enquanto nada do cathc é executado entao fique feliz 
o catch - serve para tratar as exceções… ou seje, algo que nao devida ter ocorrido… mais infelizmente aconteceu… nunca queira que ele seja executado se programa esta´executando e tem um trecho com try{} e catch{} e ta tudo normal… entao… nao se preocupe.
flw!