Try e catch

Bom dia amigos!!!
gostaria de saber como faço para pegar o numero da “Exception e” para fazer um tratamento de erro mais especifico…

por do jeito que eu fiz, se acontecer qualquer problema no banco ele manda uma mensagem de transação não realizada, mas eu quero poder tratar o erro especificamente;;;

se essa transação não foi realizada por que foi duplicada a chave ou conexão falha e etc;

quem trata disso o banco ou o java???

sem mais desde ja agradeço;;

Se você capturar uma SQLException no código que você acessa o banco, e caso alguma exceção seja capturada, no stackTrace aparecerá o número da exceção gerada, tanto como uma breve explicação do problema…
Tenta simular isso para você entender melhor…

[]'s.

Ola Kaique…

sim, mas meu problema é justamente como faço pra buscar “qual” erro que foi gerado pelo SQL exeção… ele me retorna um erro geral, tipo transação naum realizada… mais eu queria saber qual erro em especifico…

tem como tratar os erros mais especificos pelo exception,
pelo que entendi vc ta tratando somente com o exception pode usar por exemplo ArithmeticException, number format exception entre outros tipo no caso do arithmeticexception ele trata algum erro proveniente das operações basicas o number format trata especifico sobre formatação do numero por exemplo se o usuario informar algo diferente de numero oq tem que fazer é identificar onde pode estar o erro e escolher o exception necessario para o momento

A classe exception é a classe base para todas as outras classes que derivam dela, como por exemplo: sqlexception, numberformatexception, filenotfoundexception, entre outras.