Tudo certo, mas

9 respostas
P

Salve!

Segui o tutotial publicado pelo Fabricio Leonardo Leopoldino, “Instalando o J2SE 5.0 JDK no Windows 2000/XP” (site guj.com.br), mas na hora de testar, o prompt não me retorna nada!

Digito: “javac programa.java” e o prompt volta para C:, sem exibir nada (nem “Hello World!”, como na maioria dos exemplos para iniciantes como eu…)

Em tempo: uso o Window XP e sou administrador do sistema. Acreditem em mim: SEGUI TODOS OS PASSOS, inclusive da criação das famigeradas Variáveis de Ambiente…

O que eu faço pra ver a saída dos meus primeiros programas em Java na tela??
Fabricio

9 Respostas

Z

Qual o conteudo da variáveil de ambiente PATH?
Qual o caminho de instalação do Java?

_fs

O que aparece quando você digita “java <enter>” no prompt?

E uma coisa, ‘javac’ é para compilar. Para rodar a classe precisa fazer “java HelloWorld” no mesmo diretorio onde você compilou a classe.

P

Salve!

Se tudo deu certo, anexei um GIF com a tela das minhas variáveis em capturada (escolhi GIF não pela qualidade, mas pelo tamanho :wink:

Exemplo do que acontece:

C:>javac HelloWorldApp.java

C:>

Não aparece nada! o que eu faço para a saída do meu programa aparecer??

Um forte abraço a todos!

Anexo

P

Agora tá aparecendo o seguinte erro:

“Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: HelloWorldConsole/java”

O que eu faço???

Cassiano.

Z

O javac é silencioso quando tudo dá certo por padrão, utilize o parametro -verbose se quiser que ele “fale” alguma coisa.

O segundo erro é o seguinte: O nome da classe deve ser o mesmo nome do arquivo .java. E ao que parece, um é HelloWorldConsole e o outro HelloWorldApp.

_fs

O comando javac não executa o programa. Faça assim:

C:>javac HelloWorldApp.java <ENTER>
C:>java HelloWorldApp <ENTER>
“Olá mundo”

ta-da

P

Continuo sem ver a saída do meu programa… sei que o problema está entre a cadeira e o teclado… quero ajuda para solucioná-lo…

Meu prompt diz o seguinte:

C:>javac HelloWorldConsole.java

C:>java HelloWorldConsole.java
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: HelloWorldConsole/java

O que eu faço pra corrigir isso?

jgbt

cara,
tenta setar as variaveis de ambiente assim:

CLASSPATH:.;C:/j2sdk_..../lib
PATH: C:/j2sdk_..../bin
JAVA_HOME:C:/j2sdk_....

ta uma tentada ae.

[]'s

P

Consegui!

Como sou iniciante, qualquer pequenino detalhe faz diferença!

Eu precisei “bater cabeça” não para configurar as variáveis de ambiente, mas para entender que:

1. Primeiro eu crio o arquivo-fonte, naturalmente;
  2. Depois eu digito ‘javac’ arquivo.java;
  3. Depois eu digito ‘java’ arquivo SEM O .JAVA !!! ESTE PEQUENO DETALHE É QUE TAVA ME IMPEDINDO DE VER A SAÍDA DO MEU PROGRAMA!!!

Mas, valeu o aprendizado!

Obrigado a todos pelas dicas,

Cassiano.

Criado 7 de junho de 2005
Ultima resposta 8 de jun. de 2005
Respostas 9
Participantes 4