Eu pouco posto aqui, mas leio muito. Eu gostaria da ajuda de vocês para compilar uma lista de argumentos. Vou explicar melhor.
Eu já trabalhei com JEE e hoje estou no setor de TI de uma indústria utiliza ASP :?, detalhe só são dois desenvolvedores (eu e mais um doido). É uma tortura para quem está acostumado com Java usar ASP novamente.
Enfim a lista de argumentos seria para convencer minha chefe a pelo menos os novo projetos utilizarem java.
Desde já agradeço a atenção de quem leu até aqui. rsrs
Pontos negativos do ASP:
Se vc não usar option explicit, a declaração de variáveis vira mangue.
O tratamento de erro é horrível.
As variáveis não são tipadas permitindo atribuições incorretas gerando erro de tempo de execução.
Por falar em erro… alguem já tentou catar um erro com “response.write”?
O suporte a objetos é fraco, você pode até criar objetos. Mas não existe herança, polimosfismo, interfaces e afins… O máximo que rola é agregação.
Os includes são facas de dois gumes… pq se vc incluir por exemplo um arquivo que tem só o código do seu ValueObject (atributos com métodos de acesso) em vários lugares, mais cedo ou mais tarde conflitos entre os includes vão aparecer.
ASP fede!
Enfim existem outras coisa que xingo todos os dias e não me lembro agora.
Puxa, nem a Microsoft recomenda continuar usando ASP (o antigo ASP, não o ASP.NET). Se você instala um Windows 2003 Server, o ASP vem desabilitado por default.
Só vou fazer umas perguntinhas bobas.
Você precisa obrigatoriamente usar algum objeto COM que não existe em Java?
Você tem muitos componentes COM+ legados que você precisa acessar do ASP?
Seu sistema ASP não fica mais lento com o passar do dia, e você nunca precisa reinicializar a máquina de vez em quando?
Se a resposta para alguma das perguntas acima for “sim”, aí você vai ter problemas para argumentar.
thingol, inxou p/ emu lado. A não ser os objetos intrincecos do ASP, nenhum objeto COM ou COM+ é utulizado.
Quanto reinicalizar é sim. Mas a cada atualização que se tem de fazer é um parto… O código antigo é cheio de gambiarra e por mais besta que seja a alteração é um dificuldade, foi utlizado muita vairável de aplicação. Uma cagada (se permitem o termo) total…
T
thingol
Puxa, então é relativamente fácil de portar seu sistema de ASP para JSP, ou algum outro framework. A única coisa que o seu chefe vai então poder reclamar é que ele está rodando o ASP em uma máquina bem velhinha, e você vai ter de pelo menos turbinar a memória dela (se bem que se você reformatar o raio da máquina para Linux você talvez nem precise disso).
Achilles.ssa
Maquina velhinha? Pelo que eu sei a máquina é descente. É uma hp cheia de memória e espaço em disco.
O problema é como eu convenço ELA?
T
thingol
200% é um número mágico
(Cuidado com essa argumentação de .NET, que pelo jeito sua chefa vai acabar migrando tudo para ASP.NET. Não sou contra o ASP.NET; acho até que você vai acabar gostando. Isso é porque, para o dia-a-dia, tem algumas coisas prontas que são relativamente fáceis de usar. Experimente comparar essas coisas prontas com o JSF, que é a imitação das páginas ASP.NET proposta pelo pessoal do Java…)
Achilles.ssa
Rpz… eu sinceramente não me incomodaria em trabalhar com .Net inclusive acho q vai ser mais fácil mudar para .Net do que Java. Apesar deu gostar bastante do Java (foi com ele que aprendi OO e muitos padrões sninf! rsrs).
Mas usar VS.Net com C# é estupidamente melhor do que Bloco de Notas com VBScript!
Achilles.ssa
Rpz… boa idéia… assim q eu tiver tempo… pq aqui o bicho pega (em qualquer lugar)… vou fazer isso.
J
juzepeleteiro
Por que nao muda de emprego simplesmente?
I
info_god
Que tal falar…
ASP não é mais utilizado (não muito), no lugar disso é utilizado ASP.NET, que é atualização do antigo ASP. Se continuarmos a desenvolver em asp o suporte futuro sera totalmente dificil, em falar que a manutenção desses sistemas vão custar carissimo. Migrando nosso sistemas, ou até mesmo daqui em diante desenvolver na plataforma que vinga no mercado hoje como java por exemplo teremos um suporte muito maior do que temos hoje. Mais caso não queira desenvolver em JAVA pois é uma plataforma diferente, podemos migrar então nosso legado para .NET, que tem um suporte maravilhoso da microsoft e diversas IDEs de desenvolvimento, não posso afirmar que vai sair barato toda essa transição, mais posso afirmar que em performance nossos sistemas vão melhorar 200%.
I
info_god
thingol:
200% é um número mágico
(Cuidado com essa argumentação de .NET, que pelo jeito sua chefa vai acabar migrando tudo para ASP.NET. Não sou contra o ASP.NET; acho até que você vai acabar gostando. Isso é porque, para o dia-a-dia, tem algumas coisas prontas que são relativamente fáceis de usar. Experimente comparar essas coisas prontas com o JSF, que é a imitação das páginas ASP.NET proposta pelo pessoal do Java…)
Rpz… eu sinceramente não me incomodaria em trabalhar com .Net inclusive acho q vai ser mais fácil mudar para .Net do que Java. Apesar deu gostar bastante do Java (foi com ele que aprendi OO e muitos padrões sninf! rsrs).
Mas usar VS.Net com C# é estupidamente melhor do que Bloco de Notas com VBScript!
Cara pq vc não faz uma pesquisa de mercado, elabora uns graficos com as principais tecnologias e os devidos suportes de cada uma. Monta um apresentação e marca uma reunião FORMAL com ela, garanto q ela vai gostar e vai fazer tudo q vc quiser (eita exagero) =)