Tudo numa só Action ?!

pessoal,

usando DipatchAction to querendo reunir TODAS as ações relacionadas a uma entidade numa só Action.
Tipo, para adicionar, remover, editar e listar USUARIOS, quero usar só o UserAction, implementando os metodos add(…), remove, update, retreive, …

só q pensei tmb em fazer forwards, tipo … quero ir pra pagina do formulario para criar novo usuario, aí o link seria /users.do?method=forward&fwd=userform

o meu metodo forward na action ficar assim

public ActionForward forward(ActionMapping mapping, ActionForm form,
			HttpServletRequest request, HttpServletResponse response)
			throws Exception {
		return mapping.findForward(request.getParameter("fwd"));
	}

só isso , e no struts-config

<action path="/users"
				name="userForm"
				input="/users/userform.jsp"
				type="edu.dimap.intranet.actions.UserAction"
				scope="request"
				validate="false" 
				parameter="method">
			<forward name="success" path="/users/list.jsp"/>
			<forward name="newuser" path="/users/userform.jsp"/>

certo ! só q tem um pró, pra esses forwards do struts-config funcionar, eu tenho q deixar esse validate=false, se eu colocar pra true, ele deve tentar validar os dados (q nao sao passados, pq o JSP só tá pedindo /users.do?method=forward&fwd=userform)e aí manda devolta sempre pro caminho do input.

uma ideia é eu usar uma action para listar e fazer foward (q nao envolve validacao), e outra pras outras acoes q envolvem …

teria q ser assim mesmo???
alguem saberia dizer como eu faria pra colocar TUDO isso nessa minha action ?

da uma olhada na classe LookupDispatchAction, eu implementei os varios botoes de um mesmo formulário usando essa classe.

mas aí é q tá … usando formulários.

aí vc estaria usando a validacao.

e sem usar validacao num action-mapping q indica validacao (validate=true) vc conseguiu?
como foi esse meu caso.

minha maior duvida é:
num action-mapping para uma action q usa a validacao de um formbean, eu posso executar um metodo da Action (seja la qual for) disconsiderando a validacao???

no meu caso, os meus metodos relacionados com forms nas jsps funcionam direito, porem qnd quero executar um metodo q só faz o foward ele , tenta validar e como nao tem dado pra validar (é só um forward) aí ele retorna pra página de input.

Se a idéia é soh acessar o forward e nada mais, crie um global-forward e o chame sem passar pela action.

eu tinha pensado nisso diogenes …

mas é q pra mim, é importante passar pelo action …

seria interessante pra mim, todo acesso de página passasse por um action.

Entao a idéia é fazer mais do que um forward neh?!
Separa isso em uma outra action…

Talvez colocar o atributo validate como “false” e, em sua action, chamar o super.validate(…) tbém resolva…

aahh …

nao sei se o “action” q vc sugeriu foi uma outra classe Action ou um outro action-mapping … mas me toquei q seria só eu criar outro mapeamento para a mesma Action.

numa só action eu faço tudo (add, del, upt, list, forward), mas o mapeamento em duas action-mapping, uma com validacao (as q envolverem dados de formularios) e outra sem (só pra listar e forwards)

de todo jeito , ajudou!
valeu!

Boa!
Realmente não tinha pensado nisso…