Tunning Tomcat 6 e pool de conexões para 1000 usuários concorrentes

1 resposta
W

Senhores,

todo ano desenvolvo uma aplicação que é acessada por 1000 (mil) usuário simultâneos ou mais (quando o prazo está estourando). E todo ano tenho problemas de performance no servidor.
Quero amenizar a situação fazendo um tunning no tomcat 6.

Alguém já passou por isso e pode dar umas dicas? Configuração de threads do container, timeouts etc.

Alguns itens importantes a saber:

Só tenho um servidor para a aplicação (não é possível colocar mais $$$)
O servidor de banco é separado do servidor da aplicação (não é possível colocar mais $$$)
Servidor de aplicação: Sun fire V20z / AMD Opteron 2.2GHZ x 2 / 4GB RAM / HD SCSI 71.3GB / Linux Redhat 4.0 (Não é bem esse, é um V40z mas não tenho as especificações exatas ainda)
Servidor de banco: Sun fire V20z / AMD Opteron 2.2GHZ x 2 / 4GB RAM / HD SCSI 71.3GB / Linux Redhat 4.0
Banco MySQL 5.5
A aplicação é desenvolvida com Struts 1.alguma coisa 8) - Uso validators, tiles e internacionalização
Arquitetura MVC (Jsp -> Action -> Biz -> Dao) sendo que a persistência é feita com Connector/J (sem hibernate ou afins) - Não dá pra mudar isso (tempo)
O assunto aqui é sobre como tunnar o tomcat e o pool de conexões do Connector/J, dicas como sobre qual framework, hardware ou arquitetura não vem ao caso.
Eu já sei que no Google tem muita coisa, precisso de dicas de quem já vivenciou algo parecido ou sabe como resolver. Paralelamente estou no google, fique tranquilo :slight_smile:

1 Resposta

Luca

Olá

Perguntas que ajudarão a quem pode te ajudar:

1. Onde está o gargalo? Já rodou com JMeter ou similar e com Glassbox para simular o problema?

2. O Banco de dados já foi verificado? As consultas SQL não são responsáveis pela demora?

3. Já monitorou as facilidades de hardware? Memória? Número de threads?

4. Já experimentou testar usando o glassfish?

[]s
Luca

Criado 3 de setembro de 2007
Ultima resposta 3 de set. de 2007
Respostas 1
Participantes 2