Opa, estava olhando os artigos/tutoriais do GUJ, e vi que vários deles são bem velhos. Não olhei um a um, mas eles não estão “desensinando” o pessoal não? Alguém costuma fazer a triagem disso? É aberto para qualquer um que queira, fazer um artigo?
Tutoriais desatualizados no GUJ
13 Respostas
Sim, é aberto pra quem quiser fazer artigo. E eles são bem velhor porque… bem, eles são velos pô! Foram escritos há muito tempo. Não tem porque tirar.
Quanto ao artigo “desensinar”, discordo. Primeiro, porque já acho difícil o povo ler. Segundo, dentre os que lêem, acho difícil o cara parar pra ler algo muito velho. Terceiro, para aqueles que têm paciência pra ler um artigo muito antigo (talvez um arqueólogo de software) não consigo imaginar o artigo sugando os pensamentos do indivíduo enquanto ele lê.
“Ô mãe, como é que uso o garfo? Esqueci depois de ler aquele artigo de EJB 2.1 do GUJ”. Não. Isso não acontece… Se bem que no caso do EJB 2.1…
Sim, é aberto pra quem quiser fazer artigo. E eles são bem velhor porque… bem, eles são velos pô! Foram escritos há muito tempo. Não tem porque tirar.
Quanto ao artigo “desensinar”, discordo. Primeiro, porque já acho difícil o povo ler. Segundo, dentre os que lêem, acho difícil o cara parar pra ler algo muito velho. Terceiro, para aqueles que têm paciência pra ler um artigo muito antigo (talvez um arqueólogo de software) não consigo imaginar o artigo sugando os pensamentos do indivíduo enquanto ele lê.
“Ô mãe, como é que uso o garfo? Esqueci depois de ler aquele artigo de EJB 2.1 do GUJ”. Não. Isso não acontece… Se bem que no caso do EJB 2.1…
AHSUAHSUHASUAS BOA 
Mas não tem galho com os artigos velhos não…como diz aquele senhor do interior de Salgado Filho :
“Sô véio mas sô sabido”
E um viva para a retrocompatibilidade do Java 
Realmente o GUJ está precisando de uns tutoriais novos… e com novas tecnologias…
JSF 2
Hibernate 4
Primefaces 3
Netbeans 7.1
Tomcat 7
Sinceramente ultimamente andei pesquisando, e bastante, e não achei nenhum tutorial bom, na verdade, um tutorial simples, ensinando um CRUD por exemplo, já iria ajudar bastante… com apenas uma classe, ou talvez duas 1xN…
A questão é que a velocidade com a qual as tecnologias avançam e a avalanche de tópicos não deixa tempo para criarmos tutoriais atualizados.
Aliás, até a área de tutoriais está “desativada”.
O problema é que a grande maioria dos step to step foi feita pelos caras antigos do guj, muitos desistiram depois que isto aqui virou uma baderna, cheia de pessoas preguiçosas e trolls.
Existem alguns que estão interessados, mas a grande maioria, sequer se esforça, só reclama e não faz nada em prol do objetivo do fórum, disseminar conhecimento.
Veja quantos tópicos existem e quantos respondem com frequência. Quantos são aqueles que só querem fazer piada, xingar, descontar sua ira de vida medíocre sobre os demais.
Estar ‘desatualizado’ não é necessáriamente inútil.
Muitas vezes precisamos alterar sistemas legados e utilizar tecnologias antigas, sendo obrigados, por vezes, a recorrer à documentação antiga… nesse sentido tutoriais, exemplos, fóruns, posts… é tudo útil.
Estar ‘desatualizado’ não é necessáriamente inútil.
Muitas vezes precisamos alterar sistemas legados e utilizar tecnologias antigas, sendo obrigados, por vezes, a recorrer à documentação antiga… nesse sentido tutoriais, exemplos, fóruns, posts… é tudo útil.
verdade
muito dos tuto eu uso junto com as novas tecologias e sem problemas
é só ter criatividade e juntar 
Estamos sempre abertos a novos tutoriais. Leiam aqui como faze-los:
Seria ótimo renovar a sessão de tutoriais. Mas é melhor um velho do que nenhum.
Se alguém quiser fazer a atualização tecnológica de algum tutorial, ficaremos felizes em substituí-lo.
Bom dia,
Eh que parece que o pessoal que ver as atualizações sendo feitas por um Quirino, GiJoe, Steil, etc. 
[]'s
Eu também discordo, apesar de realmente serem antigos como disse jaissonduarte é só juntar com criatividade e as vezes um pouco de logica que dá pra fazer alguma coisa.
Normalmente quando tenho alguma duvida saio juntando um montão de topicos pra chegar ao resultado final, dá mais trabalho do que ter um pronto e atualizado, mas da certo…
Aliás, a idéia de querer tutoriais atualizados me faz pensar que o sujeito apenas quer usar os mágicos CTRL + C e CTRL + V.
Preguiça, em outras palavras, de procurar as coisas.
Bom era o tempo em que a resposta padrão era “Estude a API”.
Não imaginei que o pessoal fosse comentar tanto um post meu =), bem quanto mais melhor.
Concordo com o que o pessoal disse, velho não quer dizer inútil. Eu trabalho com alguns sistemas legados, e sei do que todos estão falando.
Quando falei em “desensinar”, referi-me ao fato de às vezes, uma coisa que era válida antigamente, não ser mais válido hoje. Coisas do tipo, realmente precisa fazer uma classe DAO, ou o entityManager já desempenha esse papel, ou ter que fazer cast ao pegar um objeto em uma lista, quando já dá pra instanciar uma lista tipada, etc.
Com a velocidade que as coisas mudam, é realmente complicado manter as coisas atualizadas.
Da minha parte, vou fazer o seguinte: sempre estudo um framework novo. Da próxima vez, vou fazer um artigo a respeito.
Com todo o respeito ao ViniGodoy, certa vez (a uns dois anos, acho) enviei email e mensagens particulares a dois moderadores, se não me falha a memória ao Vini inclusive, perguntando se eu poderia escrever um novo artigo sobre o GWT e submeter aos moderadores, visto que várias pessoas me enviavam MP com duvidas e solicitando links (a um tempo atras eu “evangelizava” o GWT em todo tópico que eu participava :lol: )
Enfim, nunca tive resposta. Não estou dizendo que foi “maldade” ou “sacanagem” dos moderadores para os quais escrevi, longe disso, mas foi uma pena.
De fato, há muito material antigo. Mas já parou para pensar que este material ainda pode servir como referência, e ajudá-lo em algum momento?