Tutoriais do Tiles não me contentaram ainda

Olá pessoALL

Quando eu ouvi falar do Tiles logo pensei: - Esse deve atender a um velho desejo… O de tornar um layout de uma aplicação web customizável em tempo real pelo usuário…
Mas vendo pelos tutoriais, PDFs e etcs na internet, até agora não achei algo concistente para me explicar como é que eu vou fazer isso acontecer…
Pois o que mais tem, é uma maneira de fixar uma action ou jsp, com um determinado layout, e pior, se eu desejar apenas trocar o conteudo da definição, eu tenho que criar uma definição que extende da outra com o conteudo trocado, isso amarra os links com o layout…
Então eu descorbi o tal ControllerSupport, que só muda os atributos de uma definição, mas que já me ajudou a mudar o conteudo sem mapear os links…
Depois eu ouvi falar do tal definitions-factory-class, que até agora não entendi como fazer para testar se dá para mudar as definições baseado, em uma lista de definições e registros nas sessão ou em uma cookie, para aprensentar ao usuário o que ele escolher ou o layout default, sem mudar nada nos links…

Enfim… Se houver alguém que mate essa charada, por favor mostre-me o caminho…

Bom galera, desmitifiquei o problema…

Não sei se é a melhor maneira, mas eu consegui deixar uma action responsável pela definição…
Quanto eu executo um link na página, é chamada uma action que traz as informações de uma camada abaixo e coloca no request e depois faz o forward… Porém. o path do forward não se relaciona apenas a página, e sim a action de definição, passando como parametro a pagina…
ex: no struts-config.xml
/definition.do?conteudo=pagina2.jsp
Dependendo do que estiver na sessão, essa action de definição faz o forward para a definição diferente… Centralizando todas as definições possíveis…
Além disso, para colocar o conteúdo desejado na definição, no tiles-defs.xml, eu relacionei as definições com um memo controller, que é uma classe q eu criei, extendida de ControllerSupport, essa muda o atributo “conteudo” com o quer receber por parametro…
Depois é só fazer a action que muda de definição na sessão que o layout muda…

:twisted: