Tutoriais e Artigos mais completos, o que voce gostaria?

54 respostas
Paulo_Silveira

Ola pessoal.

Antes de tudo: Muita gente tem escrito tutoriais e artigos para o GUJ, de altissima qualidade. Quem tiver um assunto legal, entra em contato com a gente, da uma olhada no formato para ser enviado. Ajude a comunidade.

Estamos preparando alguns artigos maiores, mais robustos e detalhados, sobre alguns assuntos. Mas gostariamos que voces opinassem e dissessem o que eh de maior interesse. Eis algumas possibilidades:

:arrow: Orientacao a Objetos e polimorfismo (interfaces, classes abstratas e o porque disso tudo)

:arrow: Controls statements (if, else, while, etc)

:arrow: Bancod e dados (JDBC, mapeamento O/R)

:arrow: Programação Gráfica ( Swing, Java2D )

E queremos escrever, especialmente, sobre algo que voces gostariam de ler e se aprofundar. Nao seria um tutorial introdutorio como muitos dos existentes, mas sim algo muito completo.

Agradeco e aguardo sugestoes.

54 Respostas

Alexandre

Sem duvida nenhuma o topico de Orientacao a Objetos e polimorfismo, pra mim um dos mais importantes, para se ter um codigo organizado…
seria muito bom se vcs fizessem um tutorial sobre este assunto, indicando tb alguns artigos…

[]'s
Alexandre Martins

R

acho que seria importante um tutorial sobre as colection !!!

Mudando de assunto . alexandre ,o cara da foto ao lado da mensagem é vc . Se for acho muito legal vc ter mostrado a cara . Gostaria de ver o rosto de todos os integrantes desse forum , principalmente das mulheres !!! O que vcs acham ?

Um abraço !!!

Renato

R

Concordo com o Alexandre.
Sem dúvida um tópico bem abrangente e bem aprofundado sobre orientação a objetos seria extremamente interessante.
Ele deveria mostrar além dos conceitos (que muito tutorial hoje ja demonstra) muito mais sobre como pode-se ter uma boa aplicação 100% OO. Mostrar aplicações implementando os designer patterns, etc.
Fica aqui minha opinião.

Um abração a todas da comunidade.

Rodrigo Cândido da Silva.

J

1º) Embora eu já tenha comprado um livro sobre o assunto, uma coisa que acho bastante interessante é Análise e Projeto OO … tipo, discutir a identificação de conceitos/objetos, atributos, responsabilidades … acho muito interessante artigos discutindo padrões de projeto como GRASP, GOF e outros padrões como por exemplo, para mapeamento Objeto-Relacional … ensinando o pessoal a construir uma aplicação puramente OO, pq muita gente usa java de maneira procedural …

Com isso podemos prover aplicações/projetos Java com um nível de qualidade (manutenabilidade, robustez, independência) desejável.

2º) Outro tema bastante legal seria EJBs

Resumindo (na minha opinião e nesta ordem de preferência):

:arrow: OO e Design Patterns
:arrow: Mapeamento Objeto-Relacional
:arrow: EJBs

[]s Julio

aleraraujo

um tema bom seria um sobre o JBoss, como fazer o Deploy, Pooling de conexões, jms.

[]s.

Bruno_Cardoso

Boas,

Tem se falado tanto sobre o modelo MVC que acho que um tutorial sobre como aplicar este modelo no Java, quer em aplicações ou páginas para a web, seria muito bem vindo e de certeza que iria esclarecer muita gente.
Just my thoughts…

PEACE!

D

Um tutorial de Banco de Dados e persistencia em java… beeeem aprofundado, com JDBC e RMS, além dos RecordStores do J2ME… seria excelente…

Um abraço!

ramos

Seria interessante falar sobre projeto/implementação de uma aplicação orientada a objetos usando uma camada de persistência com mapeamento obejto/relacional.

luiz_ross

Acho que um artigo explicando e dando exemplos práticos da utilização do padrão MVC em aplicações desktop e Web seria muito bom!!! :silly:

duardor

Seguinte: MVC na veia!!!
Abraços

luizaso

Acho que falta um pouco de conteúdo sobre estes assuntos, acharia muito interessante tutorias profundos nesta ordem.

J2EE
EJB
JBoss

Gostaria de dar uma dica, que os tutorias incluissem exemplos bem práticos.

Falou…

Luiz

H

Acho que deveriam abordar com mais enfase os seguintes assuntos:

1.Orientação a Objeto
2.UML
3.Design Patterns

Seria muito bom se estes assuntos fossem mais aprofundados no site.

Valeu!!!

A

Concordo com o Alexandre.

Orientação à Objetos (para produção de código organizado 100% OO);

Os outros dois assuntos, que podem não ser Java específicamente, mas vai contribuir com a comunidade, porque, é o dia a dia. :?

• Padrão de qualidade de software;
  • Usabilidade - relação interface e usuário.

Abraços, :slight_smile:
Alfredo

henriqueprj

Tenho visto ultimamente muita gente em listas de discussão com dúvidas sobre o AS JBoss.
Muitas pessoas estão querendo utilizá-lo mas não tem um boa base sobre os conceitos mais afundo do JBoss.

Acredito que precisamos de um artigo que explore as características mais avançadas. Implementar um projeto exemplo passando por várias situações onde aprenderíamos na prática os conceitos de Container.

Henrique Ribeiro
Cuiabá - MT

marciolx

Acho que seria interessante mostrar tutoriais básicos/introdutórios sobre projetos e APi’s Open Source em Java, como

iText
ORO
POI
Regexp
Lucene
Turbine
Velocity
Struts
Alexandria
HypersonicSQL

karluqs

Com certeza um excelete artigo sobre MVC cairia muito bem pra todos, pois muitos sabem o que é mas não sabem como implementar, então nada como um pontapé inicial! :smiley:

C

Acho que também pode abranger Sockets, para comunicações entre aplicações de diversos tipos e também outras formas de comunicações entre aplicações! Não sei se já foi dito acima em alguma mensagem, mas acho que seria uma boa!

R

fala galera…

acho q seria de mto bom uso de todos um tutorial explicando direitinho o uso do pacote java.security…

falow

M

MVC - Struts
Uma ideia seria um tutorial completo tendo com o exemplo o proprio site do GUJ

Rafael_Steil

Ja estao fazendo um tutorial sobre Struts. “Tutorial de MVC-Struts usando o GUJ como exemplo” nao seria possivel pelo fato do GUJ usar Velocity.

Rafael

marciolx

Acho que seria interessante mostrar um tutorial sobre comunicação serial em Java para “estimular” o desenvolvimento de software para impressora fiscal em Java.

Ironlynx

Ressucitando esse post…
Um tutorial sobre o Prevayler cairia muito bem… :slight_smile:

louds

Um artigo sobre AOP seria otimo

black_fire

Lógicamente:
:arrow: Webwork!!!
Valeu galera

Dayvson_Clauber

Acho que temos que pensar na maioria… o melhor eh 1 enquete… pois nao se pode concluir por uma parcela de 100 pessoas que ja mandam ver pra caramba, enqto os outros 900 e tanto sao iniciantes… Tem que ser algo mais comercial e abrangente pra kem ta iniciando e quer realmente ser profissional em java. Unica forma de concluir qual a melhor opcao eh atraves de uma enquete.

rigolin

Ironlynx:
Ressucitando esse post…
Um tutorial sobre o Prevayler cairia muito bem…

voto em um tutorial sobre o Prevayler também…

R

Seria bom Orientação a Objeto. Comprei o livro do Deitel, mas tá dificilimo para mim que trabalho no modo procedural.

hmichel

Também acho que um sobre OO, polimorfismo etc… cairia muito bem…

B

Acho que MCV e OO está quase que uma unanimidade aqui. Eu especialmente gostaria de ver um bom tutorial MCV. Aproveitando a idéia do post acho que seria legal que o GUJ também ajudasse a comunidade despertando o interesse por coisas novas no java, ou ao menos, coisas não tão comuns na nossa comunidade (pelo menos pra mim) como AI com JAVA, prevalência (odiei a matéria do MundoJava, apesar da revista ser ótima)…

Gustavo Guilherme BacK

Hempx

Com certeza sobre
:arrow: Programação Gráfica ( Swing, Java2D )
avançado!!!
OO … polimorfismo… isso vc ve em faculdade…
Coloca um doido de swing para eu pode melhorar a aparencia de meus programas :lol: :lol: :lol:

N

Com certeza, (quero dizer, com cerveja que é melhor) um tutorial de JDBC e Swing.
Estou fazendo uma aplicação desktop e tive muitas dificuldades com Swing e JDBC.

:stuck_out_tongue: JDBC e Swing :stuck_out_tongue:

L

E aí galera, um sobre o Hibernator (Plugin do Eclipse) também seria legal.

Acho que um em especial ou uma série que seja sobre alguns plugins do ECLIPSE mais comentados aqui no GUJ. :wink:

arthurcampos

Também acho que OO é um assunto de extrema importância.
Às vezes eu fico perdido… vez ou outra acabo fazendo programação procedural.
Ainda tenho muito a aprender… :roll:

Jair_Rillo_Junior

tutoriais que eu gostaria de ver, não que sejam interessante para todos, mas eu gostaria muito de ver e futuramente vou estudar

• Padrão MVC model 2 (esse está unânime aqui, e acredito que tem muita gente boa que pode escrever sobre ele).
  • JBoss (até agora eu só usei o tomcat, pois só programei com jsp e servlet)
  • EJB (esse ainda eu sou zero, mas pretendo dar uma estudada, um bom tutorial ja seria uma luz pra começar)
  • WebWork (esse me parece que o cv domina, ele bem que podia escrever algo sobre o assunto né, não querendo ser chato é claro :wink: )
  • Prevayler (para você também cv, vai que é sua cv (Galvão falando)).
  • Quem sabe algo mais avançado sobre hiberante, como fazer relacionamento many-to-many, many-to-one e etc, pois até agora eu só mexi com o básico, gravar, alterar, excluir, criar os mapeamentos usando xdoclet e etc, nada avançado)

Todos os tutoriais que virem é interessante, mas para mim, os de cima são os que eu gostaria de estudar primeiro

Daniel_Quirino_Olive

Um dia o artigo mais avançado sobre Hibernate sai. Eu prometo!!
Agora, sobre os demais, não é preciso esperar pelos coordenadores para escrever alguma coisa. Quem aí tiver um bom domínio sobre os temas, um tempinho razoável disponível e uma vontade muito grande de compartilhar seu conhecimento com a comunidade, go ahead!!! Escreva o artigo e mande para [email removido]. Para maiores informações, leiam isso.

Ironlynx

Daniel,eu tb tô fazendo um!(uma aplicação completa da modelagem ao código),mas tô num ritmo de um quelônio… até pq toda hora q eu leio o Larman eu mudo algo na modelagem!

Cv,só pra reforçar…não esqueçe de um sobre o Prevayler tá?

Daniel_Quirino_Olive

Bom, Ironlynx, se você achar que o artigo está ficando muito grande e que ele pode ser quebrado em partes menores, ótimo!! <dica>Edite-o de forma que a parte de modelagem fique na primeira parte do artigo e a discussão sobre implementação em outro artigo. Aí você pode se aprofundar melhor em cada artigo e torná-lo melhor ainda </dica>. :wink:

javeloper

Acho que poderiam priorisar assuntos que não encontramos (ou não encontramos facilmente) em livros, tais como hibernate, Frameworks ( Spring, webwork, struts…), configuração de servidores de aplicações (comparações entre eles…). Assim o guj não seria só mais um site com tutoriais dos mesmos assuntos encontrados em outras centenas de sites, mas sim, um lugar de referência para as novidades do mundo Java (sem querer fazer propaganda da revista mas já fazendo :wink: )

Poderiam também criar uma seção de “CASES” (como no site das empresas de publicidade) só que focando os casos de sucesso dos usuários do guj com o Java.

bom… falei muito já né… ( aí já seria pedir demais!!! ) :lol: Um Abraço…

n10

um… só uma pergunta…
qual foi o assunto escolhido para o tutorial? (desinterrei agora né?!) :lol:

_fs

:arrow: Orientacao a Objetos e polimorfismo (interfaces, classes abstratas e o porque disso tudo)
:arrow: Planejamento de projetos grandes orientados a objetos

Não adianta nada conhecer um monte de frameworks, design patterns, containers etc sem saber como juntar tudo hehe

edit: meu deus hehe nem tinha visto a data hauhauhauha

n10

realmente vc tem razão…
fica muito difícil juntar tudo sem ter uma base…
kara tem jeito de vc colocar um link pro tutorial(is)? :roll:
é que eu tava dando uma olhada nos tutoriais do guj e bom… ou esta tudo lá só que tem que ajuntar as peças ou não deve de tá lá (pelo menos sobre orientação a objetos só tem uma apostila de conceitos de orientação a objetos…)…
essa outra que fala de planejamento de projetos grandes orientados a objetos deve ser muito interessante também… se tiver jeito coloca o link ai…(se tiver jeito claro) desde já agradeço…
:lol:

F

“n10”:
realmente vc tem razão…
fica muito difícil juntar tudo sem ter uma base…
kara tem jeito de vc colocar um link pro tutorial(is)? :roll:
é que eu tava dando uma olhada nos tutoriais do guj e bom… ou esta tudo lá só que tem que ajuntar as peças ou não deve de tá lá (pelo menos sobre orientação a objetos só tem uma apostila de conceitos de orientação a objetos…)…
essa outra que fala de planejamento de projetos grandes orientados a objetos deve ser muito interessante também… se tiver jeito coloca o link ai…(se tiver jeito claro) desde já agradeço…
:lol:

Acho que o LIPE estava dando sugestão de assunto para novos tutoriais e não dizendo que eles existem. :stuck_out_tongue:

]['s

n10

vichi acho q dei 1 fora :? heheheehe bom + a ideia do do LIPE é boa…

Rubem_Azenha

aeee!
acabei de fazer o mini-curso de J2ME do dougzilla
Conexão Java r0x!

Gesse_Goncalves

Sei que fazer coisas simples em java e bem complicado, mas seria bem legal se alguem fizesse alguns projetinhos praticos , tipo acessar uma base de dados, preencher uma grid, incluir , escluir , selecionar uma linha de um banco de dados, tudo comentado linha por linha ou pelo menos o pontos mais obscuros.
Por favor não me apedrejem tem um cara ai o Macoraty que tem um site de visual basic, os artigos dele seguem este esquema e quase impossivel não aprender, eu sei que nao da para comparar vb com java seria o mesmo que comparar acces com vb. mas seria bem legal se nos "os novatos " tivessemos acesso ao codigo fonte de um programinha desses para tomar por base para construir algo serio.

Outra coisa que gostaria muito seria um tutorial de Xull.

S

Eu acho legal ter tutoriais práticos de design patterns. Afinal todo mundo explica o que é, mas são poucos que explicam como aplicar os mesmos na prática.

Até agora só vi tutoriais mostrando na prática sobre Observable, Factories e Singleton que por sinal são muito bom. Gostaria de tutoriais sobre os outros designs patterns…

Por exemplo o Swing com MVC, mesmo com os EVGD por aki a galera continua perguntando, um bom tutorial sobre o assunto seria ótimo.

R

Um tutorial completo sobre Hibernate, pois so encontro tutoriais pequenos!!!

Z

ola pessoal!!
sou novo no guj, conheci o guj pesquisando sobre java na internet
gostaria de artigos sobre padroes mvc, ejb, jsp e servlets mais detalhados.

porque sou novo no assunto, e gostaria muito de conhecer sobre esses.

obrigado.

Link_pg

Olá!

Poderiam ser feitas algumas séries de artigos, sobre os design patterns por exemplo… algo quinzenal ou semanal, cada artigo falando de um pattern… em paralelo uml… algo assim

Abraços

D

Eu gostaria que tivesse aki bons tutoriais:

EJB3
WebServices

Agradeço desde já!

Abraço

B

Eu acho legal ter tutoriais práticos de design patterns. Afinal todo mundo explica o que é, mas são poucos que explicam como aplicar os mesmos na prática.

Até agora só vi tutoriais mostrando na prática sobre Observable, Factories e Singleton que por sinal são muito bom. Gostaria de tutoriais sobre os outros designs patterns…

Por exemplo o Swing com MVC, mesmo com os EVGD por aki a galera continua perguntando, um bom tutorial sobre o assunto seria ótimo.

Falou e disse. Concordo++

Giulliano

EU ACHO QUE SE NÃO FOSSE A CAELUM A PRIMEIRA E ÚNICA ESCOLA DE ENSINO EM JAVA DISPONIBILIZAR SEU MATERIAL COMPLETO PARA DOWNLOAD (FJ11, FJ21, FJ28)

MUITOS PROGRAMADORES NÃO SERIAM O QUE SÃO HOJE. ENTÃO PAULO PARABÉNS PELO MATERIAL E O QUE VIER É SEMPRE LUCRO.

[]'S

E

Cara…Eu sinto falta de um artigo que aborde a JMF de forma profunda, exemplificando a construção de aplicativos…

M

JSTL seria um assunto bastante interessante para aqueles que estão aprendendo JAVA WEB. Os beans de database entre outros.

Criado 8 de fevereiro de 2003
Ultima resposta 23 de mai. de 2008
Respostas 54
Participantes 50