Boa tarde Galera, um professor meu me falou que faz com que o estudante vire uma maquina de copiar, já outro falou que ajuda? queria saber a opinião de vocês.
Bom eu acho que é um grande erro o cara querer aprender uma tecnologia seja ele qual for apenas por tutoriais. Acho que o melhor caminho é ler um bom livro que aborde um tema especifico, que cobre todo o conteúdo. Mas claro que tutoriais e pequenas apostilas que abordam diversas tecnologias mas sem se aprofundar são boas para um pontapé inicial, e ter uma ideia de como funciona.
Eu por exemplo estou lendo dois livros o “Core Java Server Faces” e o “Pro JPA 2 - Mastering The Java Persistence API”, ambos livros se aprofundam em JSF 2.0 e JPA 2.0 respectivamente, mas mesmo assim não deixo de conferir alguns tutorias simples que integrem as duas tecnologias, e alguns projetos que encontro na web.
Até mais.
Vendo por esse ponto de vista concordo, realmente os tutoriais nunca trazem todo o conteúdo realmente são só um ponta pé inicial.
valeu{:)-k
[quote=MartinsAndreDablio]Boa tarde Galera, um professor meu me falou que faz com que o estudante vire uma maquina de copiar, já outro falou que ajuda? queria saber a opinião de vocês.
[/quote]
Ajuda quando você sabe o que vc ta fazendo com o tutorial. Vamos supor que vc está começando a aprender algo e sai seguindo os tutorials que encontra na internet, não é pq o programa funcionou seguindo o tutorial que vc aprendeu de fato.
É ruim se a pessoa não procura se aprofundar no assunto.
Realmente ela acaba ficando escrava disso.
Os tutoriais ensinam como fazer e vc tem que aprofundar caso queira saber mais a respeito.
Tópico movido para o fórum de assuntos gerais. Por que diabos abriu no da revista Mundo J?
Anyway, cuidado com tutoriais. Muitos autores não se dão ao trabalho de verificar se estão ou não escrevendo sobre boas práticas. Além disso, há tutoriais muito antigos na internet, muitas vezes recheados de práticas obsoletas.
Se você for escrever ou usar um tutorial, certifique-se de basear-se em fontes confiáveis e atualizadas.
Eu concordo com o seu professor que diz que a pessoa vira uma máquina de copiar, normalmente as pessoas seguem os tutoriais sem nem se darem ao trabalho de entender o que estão seguindo.
Eu acredito que o tutorial serve como uma amostra, uma especie de introdução a tecnologica.
Depois dessa introdução a pessoa deve procurar se aprofundar com livros e o mais importante conversando/debatendo com outras pessoas que já tenham uma certa experiência e nesse ponto o forum do GUJ é o melhor lugar