Tutorial C++

Prezados,

Alguém sabe de um bom tutorial para se aprender C++??

Já sou programador Java a 4 anos e tenho alguma pouca experienca em C, porém como me falaram que C++ também é orientado a objetos fiquei interessado e me perguntei: por que não aprender?

Desse modo, ficaria muito grato se alguem me passasse algum link para algum desses tutoriais em PDF.
Não procurei no google por que como nao tenho experiencia com C++ nao sei onde buscar algo confiável e didático.

Obrigado a todos e fico no aguardo.

Eu gosto muito do livro de Deitel - C++ Como Programar.

Infelizmente eu aprendi C++ faz centenas de anos atrás e não sei lhe indicar algo “didático”. Já me esqueci de como aprendi C++ :frowning:

O livro do Deitel, se puder arranjá-lo, é o que deu a fama à família Deitel - o livro deles de Java é na verdade uma adaptação do livro de C++, portanto se você já leu o livro de Java vai achar que ler o livro de C++ é mais ou menos parecido.

Não use os livros do Herbert Schildt - eles não são muito bons. (Eu falo desses livros porque deve ser relativamente fácil achá-los em uma biblioteca qualquer).

Obviamente é interessante ler alguma coisa do criador da linguagem - o Bjarne Stroustrup. (O livro de C++ que ele escreveu foi durante muito tempo o único disponível; ele era bem curtinho na época que o li, mas hoje em dia é um livro enorme, igual aos outros que rodam por aí.)

Você pode tentar o livro grátis do Bruce Eckel, que é bem razoável e bastante atualizado*:

http://www.mindview.net/Books/TICPP/ThinkingInCPP2e.html

A vantagem do livro do Eckel, além de ser de graça, é que ele explica direito o C++.

• Embora o livro tenha sido escrito em 2000 e 2003, a linguagem não mudou tanto assim em 9 anos. A próxima atualização da linguagem só será aprovada em 2010, talvez. (É conhecida por C++0X, o que daria um prazo final para 2009, mas pelo andar da carruagem os próprios autores da nova especificação dizem que vai ser em 200A (A = 10 em hexadecimal). Nem se preocupe com a atualização da especificação, porque muitos compiladores mal implementaram a versão corrente da especificação, que é de 1998 se não me engano. Ou seja, compiladores que implementam o C++0X só vão começar a aparecer em 2012 e até lá você deve saber 100% do C++ 98.

Por que é que não indiquei um tutorial pequeno?

1. Não procurei :frowning:
  2. A linguagem é muito maior que o Java em termos de complexidade.
    Para saber direito C++ é preciso ler e praticar bastante; se você não a aprender direito vai ver que ela só vai lhe provocar “choro e ranger de dentes”.

Obrigado a todos pelos conselhos :slight_smile:

Abraços!

hahahahahahah!

hehe…e eu que estava querendo aprender ao menos um poco pra gerar código nativo… =(

Aprender pouco = chorar pouco e só trincar alguns dentes .

O thingol profetizou algumas lagrimas e dentes quebrados, mas que com certeza tem fundamento devido a experiência.
:smiley:

Eu não consegui ler tudo o livro do Deitel… É muito detalhado e muito do que ele fala no começo eu já sabia um pouco por causa de C. Eu li no blog do ViniGodoy um Roadmap que ele indica alguns livros de C++.
Minha opinião: o do Bjarne é bem trash de ler, mas é um dos melhores… não cheguei a ler inteiro, achei bem complicado. Eu li o Accelerated C++, mas achei que falta MUITA coisa. O livro em si já diz que só tem o básico do básico do básico. O do Bruce Eckel é animal de bom. Se eu não soubesse o que preciso (que é coisa básica), eu com certeza comeria aquele livro (ou melhor, depois de imprimir, leria por completo). Acho que depois de ter uma boa base, o ideal é ler o Effective C++ e depois do More Effective C++ do Scott Meyers. Muita coisa você relembra e coisas que você não sabia direito porque fazia agora ficam bem mais claras.

Abraço.