Tutorial de como programar com qualidade em Java? [RESOLVIDO]
27 respostas
paulinhohd
Bom dia a todos,
Entrei no mundo Java a pouco, lendo muito e postando aqui, aprendi muita coisa, e já to desenvolvendo uma aplicação para empresa, porém, estou percebendo, e também já comentaram comigo, que meu código não está uma coisa descente; ele é funcional sim, mas gostaria de fazer algo mais organizado, eficiente, 100% qualidade…
Dei uma olhada no Google, mas é maior complicado encontrar tutoriais bons neste aspecto…
Alguém aqui já passou por isso, conhece algum tutorial bom? Dicas de se programar “descentemente” rs…
Comece procurando por “separation of concerns” e “refactoring”.
Ler codigo fonte de outras pessoas ajuda um bocado tambem - pegue projetos open source como o JForum, webwork, mentawai e a fins, e veja como o povo faz.
Eh uma questao de bom senso tambem: ao inves de ter um metodo com 400 linhas, que conecata no banco, carrega o arquivo de confguracao, solicita cafe, faz validacao de dados, popula array list e manda email, quebre essas o metodo em partes logicas - um metodo que conecta no banco, outro que carrega o arquivo de configuracao, outro que solicita cafe, e assim por diante.
Vai ficar milhares de vezes mais facil manter e extender o sistema
Rafael
Rafael_Nunes
Sugiro também o livro Effective Java(Joshua Bloch) e Refactoring(Martin Fowler)
andgonca
Procure o “Java Code Conventions” e “Java Best Practices” no site da Sun. Tem várias dicas pra quem tá começando.
Tem um livro que se chama “Pragmatic Programmer”. Ele trata exatamente sobre este assunto, ou seja, como ser um bom programador, independente de qual metodologia ou empresa em que você trabalha!
Bom, eu acho que isso não influencia muito…tanto é que se colocar abaixo, fica mais visível pelo código inteiro…vai de cada um…
Valeu! 8)
pcalcado
Não tem nada errado ou certo em convenções. A convenção da Sun é utilizada na maioria dos lugares, mas mesmo projetos da Apache, por exemplo, usam uma convenção própria.
Eu recomendo obedecer a convenção da Sun, que é mais difundida, mas ser da Sun não indica ser “certa”
Shoes
paulinhohd
Uma dúvida,
Estava lendo este tutorial e tem uma parte que me ficou meio obscura:
Tudo bem que é uma espécie de incentivo a decompor as funções do programa, mas por exemplo:
Se eu crio um botão “Entrar” em meu prog. e dentro do método onclick dele, surgem novos componentes que assim também terão seus onclicks com novas funcionalidades…Isso é exceder as “30” linhas?
Porque de qualquer forma estou modularizando o programa. Por exemplo se este botão Entrar me traz um Jtree e essa todas suas funcionalidades, está modularizado o prog.
Só carrego os métodos de acordo com a necessidade em tempo de execução. Isso é errado???
Valeu! 8)
paulohbmetal
Tudo bem, eu prefiro assim.
Mas por exemplo, quem codifica desta forma e usa o NetBeans como eu, só tem a ganhar, pois o mesmo tem um reformatador muito show. E segue os padrões da Sun.
A Paz!!
pcalcado
Geralmente estes formatadores são configuráveis (pelo menos o do Eclipse é ) é uma boa tarefa pro estagiário: configurar o eclipse segundo o padrão da empresa e depois exportar pros outros :twisted:
paulinhohd
Galera de todos os meus posts no GUj esse foi o mais produtivo e o qual eu mais adquiri conhecimento…
Muito obrigado a todos!
Valeu mesmo! 8)
pcalcado
Calma que aidna não acabou
Dizer que devem haver 30, 40, 200, 1999 linhas é meramente um numero escolhido ao acaso.
O importante é você dividir para conquistar, como esse é assunto extenso, minha sugestão de pesquisa para você:
Coesão
Acoplamento
-Dependência
Google neles
Shoes
paulinhohd
pcalcado:
Calma que aidna não acabou
Dizer que devem haver 30, 40, 200, 1999 linhas é meramente um numero escolhido ao acaso.
O importante é você dividir para conquistar, como esse é assunto extenso, minha sugestão de pesquisa para você:
Coesão
Acoplamento
-Dependência
Google neles
Shoes
Valeu, por enquanto creio que meu dividir conquistar tá 100%…mesmo assim continuarei lendo a respeito e claro utilizando o famoso GOOGLE.
(e que eu preciso arrumar outro lugar para hospedar, então em breve os links de artigos e palestras vai mudar)
Paulinho,
Esses resumos que a Vanessa fez são bem simples e objetivos, você com certeza deve ler todos eles!
paulinhohd
[quote=boaglio]
Bani:
Paulinho,
Esses resumos que a Vanessa fez são bem simples e objetivos, você com certeza deve ler todos eles!
Fazer o que né…se quiser ser alguém na vida hoje deve-se estudar muito…hauhaua…
Valeu galera! 8)
F
fenire
colegas,
tambem estou comecando com java agora, e estou com uma duvida. tenho um arquivo class ja compilado, e gostaria de saber como faco para visualizar o comando de programação.
pcalcado
Olá,
Não reaproveito um tópico. Quando tiver uma duvida, crie um novo
to começando em java agora e prefiro colocar a chave embaixo:
[code]
public class Teste
{
.....
}
[code]
acho que eh porque eu vim do Delphi, sei la, mas acho que da visualizar o bloco bem melhor!!
Java_Vinicius_Machin
fredferrao:
to começando em java agora e prefiro colocar a chave embaixo:
public class Teste
{
.....
}
acho que eh porque eu vim do Delphi, sei la, mas acho que da visualizar o bloco bem melhor!!
O importante enquanto você não esta trabalhando em grupo é programar da maneira que se sente melhor. Agora trabalhando em grupos é outra história.
Thiago_Senna
Eu li em um livro que o ideal seriam 20 linhas!
Bom, em um dos posts no início deste tópico eu indiquei o Livro Pragmatic Programmer. Sinceramente, naum sei quanto tiveram interessem em buscar no google algo sobre o livro, entaum vou colocar um link aqui.
Descrição:
If I’m putting together a project, it’s the authors of this book that I want. . . . And failing that I’d settle for people who’ve read their book." – Ward Cunningham
Straight from the programming trenches, The Pragmatic Programmer cuts through the increasing specialization and technicalities of modern software development to examine the core process–taking a requirement and producing working, maintainable code that delights its users. It covers topics ranging from personal responsibility and career development to architectural techniques for keeping your code flexible and easy to adapt and reuse. Read this book, and you’ll learn how to
Fight software rot;
Avoid the trap of duplicating knowledge;
Write flexible, dynamic, and adaptable code;
Avoid programming by coincidence;
Bullet-proof your code with contracts, assertions, and exceptions;
Capture real requirements;
Test ruthlessly and effectively;
Delight your users;
Build teams of pragmatic programmers and
Make your developments more precise with automation.
Written as a series of self-contained sections and filled with entertaining anecdotes, thoughtful examples, and interesting analogies, The Pragmatic Programmer illustrates the best practices and major pitfalls of many different aspects of software development. Whether you’re a new coder, an experienced programmer, or a manager responsible for software projects, use these lessons daily, and you’ll quickly see improvements in personal productivity, accuracy, and job satisfaction. You’ll learn skills and develop habits and attitudes that form the foundation for long-term success in your career. You’ll become a Pragmatic Programmer.