Existe algum tutorial passo a passo para instalar os plugins do TomCat e Lomboz e que tenha uma aplicação inicial?!
Olá
Suponho que já tem o Java e o eclipse instalados
Instalação Tomcat
- Instale a última versão do tomcat apenas descompactando jakarta-tomcat-5.0.25.tar.gz e no painel de controle coloque a variável de ambiente CATALINA_HOME=c:\jakarta-tomcat-5.0.25
Instalação no eclipse do plugin sysdeo para o Tomcat
2. Download tomcatPluginV3alpha1.zip
-
Com eclipse fechado, descompacte em c:\eclipse
-
Abra o eclipse, em Windows/Preference/Tomcat configure Tomcat home e Tomcat base como c:\jakarta-tomcat-5.0.25. Configuration file = c\jakarta-tomcat-5.0.25\conf\server.xml
-
Em Windows/Customize Perspective, marque o checkbox Tomcat e clique nele para incluir os botões de Start/Stop/Restart Tomcat na barra de ferramentas
-
Para debugar os servlets, crie um diretório work no seu projeto (estou assumindo que é em c:\eclipse\workspace\seu_projeto). No server.xml crie um contexto assim:
<Context path="/seu_projeto" reloadable="true"
docBase="c:\eclpse\workspace\seu_projeto"
workDir="c:\eclpse\workspace\seu_projeto\work" />
Instalação no eclipse do plugin lomboz
[color=“red”]Atenção: o lomboz só funciona com as versões 2.1.3 ou 3.0M8. Só use o lomboz se usar uma destas versões do eclipse.
Para a versão 3.0RC1 há um plugin não oficial aqui ainda com pequenos bugs.[/color]
-
Download do plugin em: http://forge.objectweb.org/project/showfiles.php?group_id=97
-
Para instalar é o de sempre: com eclipse fechado, descompacte em c:\eclipse
-
O lomboz normalmente usa o diretóro j2src para os servlets criados a partir dos JSPs. É o mesmo diretório work criado no passo 6.
Exemplo.
10. Instale o exemplo de um tos tutoriais disponíveis na web ou nas revistas nacionais. Brinque com ele até domina-los.
[]s
Luca
Olá
Errata:
a) Onde se lê
4. … .Windows/Preference… Configuration file = c\jakarta-tomcat-5.0.25\conf\server.xml
leia-se
4. … .Windows/Preferences… Configuration file = c:\jakarta-tomcat-5.0.25\conf\server.xml
b) Onde se lê
<Context path="/seu_projeto" reloadable=“true”
docBase=“c:\eclpse\workspace\seu_projeto”
workDir=“c:\eclpse\workspace\seu_projetowork” />
Leia-se:
<Context path="/seu_projeto" reloadable=“true”
docBase=“c:\eclipse\workspace\seu_projeto”
workDir=“c:\eclipse\workspace\seu_projetowork” />
c) Incluído agora:
Com o plugin do tomcat se pode abrir novo projeto e escolher a opção de projeto Tomcat. O plugin já cria os diretórios correspondentes da aplicação web.
[]s
Luca
Luca valeu pela explicação super detalhada, mas nem assim consegui fazer rodar. Seguinte, fiz tudo e aparentemente está nos conformes. Criei um index.jsp e joguei dentro do diretório work. E como faço pra testar esse arquivo, pra ver se o tomcat tá funcionando?! Pq parece que quando eu mando ele rodar ele começa e pára. Não entendi muito bem.
Tem alguma noção do que pode estar acontecendo?!
valeu cara!
Olá
Errado!
No diretório work você não põe nada. O diretório work será usado pelo tomcat para colocar os servlets resultantes dos JSPs.
Você deve colocar os JSPs e demais arquivos nos locais normais das aplicações web tal como aprendeu nos livros e tutoriais.
[]s
Luca
entendi Luca… mesmo assim não funcionou. Eu consegui fazer funcionar no NetBeans. Vou trabalhar esse final de semana no NetBeans e dpois volto a quebrar cabeça com o eclipse… foda viu?! Mas tá valendo!!!
valeu Luca! Brigadão cara!!!
Olá
Se funcionou em algum lugar não tem como não funcionar no Eclipse. Afinal da forma como indiquei o contexto é o do Tomcat. Os botões Start/Stop da barra de ferramentas são do Tomcat, isto é, iniciam e param o tomcat onde está o contexto da aplicação.
Não conheço o Netbeans, mas desconfio que ele está executando outro tomcat.
[]s
Luca
é sim Luca… é outro, TomCat 3.alguma coisa. Dá pra rodar saca?! Mas eu vou quebrar a cabeça mais um pouco com o eclipse. Po, o NetBeans é muito mais amigável!!! Eu não entendo porque o eclipse fez tanto sucesso e fez com que aparecesse tantos plugins pra ele… Estava conversando com o Vinci ontem, nossa, ah se o NetBeans tivesse tantos plugins assim… Seria perfeito… hehehehehehe
Mas eu vou tentar mais depois, qualquer coisa eu volto a falar com vcs. E se eu conseguir eu aviso tb… 
valeuu!