Olá meus caros. Tudo certo?
Recentemente postei um tópico perguntando se o VEP funcionava ou não no Eclipse. Pois eu tinha feito os procedimentos padrões como baixar/instalar o GEF, EMF e VEP mais atuais e nada do danado funcionar! Ficava naquele erro de buscando código e não saia dos 25%, se saía era para dar um erro futuramente e aí a coisa parava de vez.
Passados alguns dias do meu tópico, que não tinha tido solução, o caro amigo Márcio Martins postou uma mensagem neste mesmo tópico dizendo que conseguiu fazer o VEP funcionar no Eclipse 3.3 através da instalação de um plugin não oficial. Eu na hora fui e reinstalei o GEF, EMF e o VEP alterado que o Márcio sugeriu e não é que o VEP funcionou?!
Para quem quiser rodar o VEP no Eclipse 3.3, elaborarei agora um pequeno tutorial passo-a-passo tendo em vista o ‘vep modificado’ que o Márcio enviou.
Como sou iniciante, posso cometer algum deslize quanto à linguagem específica, então, caso isso ocorra, peço ao pessoal mais experiente na linguagem para que me corrijam. 
Primeiro passo:
[color=darkblue]1. Você ainda não tem o GEF?[/color]
Entre em http://www.eclipse.org/gef/, vá na seção de downloads e baixe a versão 3.3(que no momento é a mais atual, vide a data deste tópico).
Segundo passo:
[color=darkblue]2. Você ainda não tem o EMF?[/color]
Entre em http://www.eclipse.org/emf/, vá na seção de downloads e baixe a versão 2.3.1(que no momento é a mais atual, vide a data deste tópico), recomendo que ali aonde tem escrito: EMF and SDO, clique em ‘runtimes’ e baixe o arquivo de 4 megas e pouco, pelo menos aqui essa versão funcionou e a é a menor ali.
Terceiro passo:
[color=darkblue]3. Hora de baixar o VEP modificado.[/color]
Agora sim. É a hora de baixar o que fará a diferença. O link para baixar o ‘VEP Modificado’ é este: http://www.ehecht.com/eclipse_ve/ve.html. Baixem por sua conta, como diz na própria página e como o próprio Márcio que sugeriu o plugin disse. Há versão para o Windows e o Mac OS X. Parece que para Linux ou Solaris ainda não há versão desse VEP.
Quarto passo:
[color=darkblue]4. Agora é hora de separar os arquivos.[/color]
Pronto? Baixou tudo? Maravilha! Agora vamos instalar. Descompacte tanto o GEF, EMF e VEP para diretórios separados. Para o GEF crie uma pasta chamada gef, para o emf uma pasta chamada emf e para o vep uma pasta chamada vep. Mova os conteúdos de dentro dos arquivos compactados para suas respectivas pastas e vamos ao próximo passo.
Quinto passo:
[color=darkblue]5. Instalando os componentes.[/color]
Entre no seu Eclipse Europa 3.3 e vá em Help, aponte para ‘Software Updates’ e então ‘Find and Install’.
Selecione ‘Search for new features to install’ e aperte ‘Next>’.
Clique em ‘New Local Site…’ logo ao lado e entre na pasta do GEF e então através do pequeno navegador de pastas selecione abra a pasta do gef e clique na pasta que aparece(no caso vai ter uma pasta ‘eclipse’ que veio dentro do arquivo compactado que você baixou no site oficial)
Agora repita a operação para o EMF e VEP, então aperte ‘Finish’ e siga a instalação, sempre instalando tudo e concordando com qualquer coisa que apareça. Quando chegar na hora de instalar mesmo o Eclipse vai perguntar se realmente quer instalar o VEP, você aperta que sim para todos e ele continuará sem problemas. Então, bastará reiniciar o Eclipse quando o programa pedir e voilá! VEP funcionando.
Sexto passo:
[color=darkblue]6. Usando.[/color]
O uso é fácil: Basta selecionar qual projeto e pacote você vai querer criar sua classe visual então clique com o botão direito, aponte para New, clique em ‘Other’ ao final da telinha de seleção e dentro da nova tela que vai abrir bastará criar uma ‘Visual Class’.
Ou um jeito mais fácil seria usar o botão verde e com ícone redondo com um C de ‘Class’ escrito, que está logo na barra de ferramentas, lá em cima. No caso do uso deste botão, você precisa só clicar na setinha do lado direito dele e selecionar ‘Visual Class’.
Para encontrar as ferramentas visuais no seu VEP você precisa passar o mouse no guia móvel ‘Palette’ que fica ao lado direito da tela de código do Eclipse dentro de uma classe visual.
E agora, basta aproveitar o seu VEP no Eclipse 3.3!
Enjoy it people!
----------------------
Espero ter sido claro e que isso seja útil para vocês.
Não me responsabilizo por problemas que o plugin possa causar, assim como o site que fala do mesmo, mas afirmo que aqui está funcionando normalmente(assim como funcionou para o amigo que sugeriu este VEP)! Usem por conta própria, OK?
Bom, talvez isso seja um tanto exagerado, entretanto nunca se sabe o que um plugin pode causar e apesar da facilidade de ‘reinstalar’ o Eclipse acredito que muita gente daqui tenha muitos plugins e bibliotecas adicionais e ter que reinstalar poderia ser terrível. Mas é basicamente a recomendação do desenvolvedor do VEP compatível com o Eclipse Europa. Então, sigam ele. 
------------------
Minha opinião sobre isso tudo é de que para GUI o NetBeans é O CARA. Mas como sou muito iniciante ainda sou suspeito a afirmar isso, apesar de claramente notar a facilidade de manejar uma GUI no NetBeans em relação ao VEP, que notavelmente é um pouco ‘precário’ digamos assim, ainda acho que para quem gosta de Eclipse e precisa de um utilitário ali de primeira e ao mesmo tempo que usar a versão 3.3, taí uma mão-na-roda!
Agradecimentos a quem sugeriu este ‘VEP modificado’: Márcio Martins. Que é um novo membro do fórum GUJ.
Abraços,
Giancarlo.