[Tutorial] Instalando o VEP no Eclipse 3.3 Europa

58 respostas
GiancarloBraga

Olá meus caros. Tudo certo?

Recentemente postei um tópico perguntando se o VEP funcionava ou não no Eclipse. Pois eu tinha feito os procedimentos padrões como baixar/instalar o GEF, EMF e VEP mais atuais e nada do danado funcionar! Ficava naquele erro de buscando código e não saia dos 25%, se saía era para dar um erro futuramente e aí a coisa parava de vez.

Passados alguns dias do meu tópico, que não tinha tido solução, o caro amigo Márcio Martins postou uma mensagem neste mesmo tópico dizendo que conseguiu fazer o VEP funcionar no Eclipse 3.3 através da instalação de um plugin não oficial. Eu na hora fui e reinstalei o GEF, EMF e o VEP alterado que o Márcio sugeriu e não é que o VEP funcionou?!

Para quem quiser rodar o VEP no Eclipse 3.3, elaborarei agora um pequeno tutorial passo-a-passo tendo em vista o ‘vep modificado’ que o Márcio enviou.

Como sou iniciante, posso cometer algum deslize quanto à linguagem específica, então, caso isso ocorra, peço ao pessoal mais experiente na linguagem para que me corrijam. :wink:

Primeiro passo:
[color=darkblue]1. Você ainda não tem o GEF?[/color]

Entre em http://www.eclipse.org/gef/, vá na seção de downloads e baixe a versão 3.3(que no momento é a mais atual, vide a data deste tópico).

Segundo passo:
[color=darkblue]2. Você ainda não tem o EMF?[/color]

Entre em http://www.eclipse.org/emf/, vá na seção de downloads e baixe a versão 2.3.1(que no momento é a mais atual, vide a data deste tópico), recomendo que ali aonde tem escrito: EMF and SDO, clique em ‘runtimes’ e baixe o arquivo de 4 megas e pouco, pelo menos aqui essa versão funcionou e a é a menor ali.

Terceiro passo:
[color=darkblue]3. Hora de baixar o VEP modificado.[/color]

Agora sim. É a hora de baixar o que fará a diferença. O link para baixar o ‘VEP Modificado’ é este: http://www.ehecht.com/eclipse_ve/ve.html. Baixem por sua conta, como diz na própria página e como o próprio Márcio que sugeriu o plugin disse. Há versão para o Windows e o Mac OS X. Parece que para Linux ou Solaris ainda não há versão desse VEP.

Quarto passo:
[color=darkblue]4. Agora é hora de separar os arquivos.[/color]

Pronto? Baixou tudo? Maravilha! Agora vamos instalar. Descompacte tanto o GEF, EMF e VEP para diretórios separados. Para o GEF crie uma pasta chamada gef, para o emf uma pasta chamada emf e para o vep uma pasta chamada vep. Mova os conteúdos de dentro dos arquivos compactados para suas respectivas pastas e vamos ao próximo passo.

Quinto passo:
[color=darkblue]5. Instalando os componentes.[/color]

Entre no seu Eclipse Europa 3.3 e vá em Help, aponte para ‘Software Updates’ e então ‘Find and Install’.

Selecione ‘Search for new features to install’ e aperte ‘Next>’.

Clique em ‘New Local Site…’ logo ao lado e entre na pasta do GEF e então através do pequeno navegador de pastas selecione abra a pasta do gef e clique na pasta que aparece(no caso vai ter uma pasta ‘eclipse’ que veio dentro do arquivo compactado que você baixou no site oficial)

Agora repita a operação para o EMF e VEP, então aperte ‘Finish’ e siga a instalação, sempre instalando tudo e concordando com qualquer coisa que apareça. Quando chegar na hora de instalar mesmo o Eclipse vai perguntar se realmente quer instalar o VEP, você aperta que sim para todos e ele continuará sem problemas. Então, bastará reiniciar o Eclipse quando o programa pedir e voilá! VEP funcionando.

Sexto passo:
[color=darkblue]6. Usando.[/color]

O uso é fácil: Basta selecionar qual projeto e pacote você vai querer criar sua classe visual então clique com o botão direito, aponte para New, clique em ‘Other’ ao final da telinha de seleção e dentro da nova tela que vai abrir bastará criar uma ‘Visual Class’.

Ou um jeito mais fácil seria usar o botão verde e com ícone redondo com um C de ‘Class’ escrito, que está logo na barra de ferramentas, lá em cima. No caso do uso deste botão, você precisa só clicar na setinha do lado direito dele e selecionar ‘Visual Class’.

Para encontrar as ferramentas visuais no seu VEP você precisa passar o mouse no guia móvel ‘Palette’ que fica ao lado direito da tela de código do Eclipse dentro de uma classe visual.

E agora, basta aproveitar o seu VEP no Eclipse 3.3!
Enjoy it people!

----------------------

Espero ter sido claro e que isso seja útil para vocês.

Não me responsabilizo por problemas que o plugin possa causar, assim como o site que fala do mesmo, mas afirmo que aqui está funcionando normalmente(assim como funcionou para o amigo que sugeriu este VEP)! Usem por conta própria, OK?

Bom, talvez isso seja um tanto exagerado, entretanto nunca se sabe o que um plugin pode causar e apesar da facilidade de ‘reinstalar’ o Eclipse acredito que muita gente daqui tenha muitos plugins e bibliotecas adicionais e ter que reinstalar poderia ser terrível. Mas é basicamente a recomendação do desenvolvedor do VEP compatível com o Eclipse Europa. Então, sigam ele. :slight_smile:

------------------

Minha opinião sobre isso tudo é de que para GUI o NetBeans é O CARA. Mas como sou muito iniciante ainda sou suspeito a afirmar isso, apesar de claramente notar a facilidade de manejar uma GUI no NetBeans em relação ao VEP, que notavelmente é um pouco ‘precário’ digamos assim, ainda acho que para quem gosta de Eclipse e precisa de um utilitário ali de primeira e ao mesmo tempo que usar a versão 3.3, taí uma mão-na-roda!

Agradecimentos a quem sugeriu este ‘VEP modificado’: Márcio Martins. Que é um novo membro do fórum GUJ.

Abraços,
Giancarlo.

58 Respostas

kikostyle

Parabéns pela iniciativa. Esse é o tipo de post que agrega informações mais valiosas ao forum.

GiancarloBraga

Obrigado kikostyle!

Pessoal, postem se conseguiram instalar.

Abraços.

GersonMoraes

GiancarloBraga:

Pessoal, postem se conseguiram instalar.

Abraços.

neohacker

Consegui instalar sim…Swing e SWT funcionando certinho.
Mas eu não consigo instalar o SwingX alguém sabe o que eu preciso fazer e pode me dar uma ajuda??

Valeu pessoal

GiancarloBraga

Poxa, não sei não neohacker…

Gente, postem aí se conseguiram e se puderem ajudar o neohacker seria bacana também. Comentem!

Abraço.

denilsonprates

Poxa, eu já estava desistindo de instalar o VEP no Eclipse Europa, até achei que não iria existir o mesmo.

Mas esse Tutorial, me salvou !! rs :slight_smile:

Isso que eu chamo de POST! hehe !!

T+, Valeu !

Denilson Prates

telltarget

ÓTimo tutorial…

O que voces acham… Eu já trabalhei com o “JBuilder 2005”… para qual eu deveria migrar Eclipse ou NetBeans?

GiancarloBraga

Olá telltarget.
Acho que você deve aprender a mexer com os dois.

FabricioPJ

É por isso que estou usando muito o Eclipse. É bom uma pessoa não ficar apenas naquela parte, no caso do programador, não ficar apenas com um ambiente de desenvolvimento.

até agora, gostei muito do Eclipse.

GiancarloBraga

Eu também curto muito o Eclipse Fabrício.
Só que sinto que logo logo vou precisar dar uma investigada por cima do NetBeans para criar GUIs…porque o VEP, cá entre nós, é meio ‘precário’…

P

Vlw pelo tutorial Giancarlo, também encontrei dificuldades ao instalar o VEP no Eclipse 3.3, mas depois deste post consegui na boa…

[]´s!

FabricioPJ

Amigo, apareceu um problema na hora de instalar o VEP. Na hora de marcar as opções para instalar (no cado o gef, emf e vep) aparece a seguinte mensagem de erro: “Visual Editor (1.3.0.200707170022) requires feature “org.eclipse.pde (3.3.0)”, or compatible.”

Sendo que o Eclipse que uso é o 3.3 (Europa). Você já viu algo parecido?

GiancarloBraga

Ae paduan, obrigado! :wink:

Fabrício. Olha cara, faz o seguinte…
Tenta ‘reinstalar’ o Eclipse. Refaz ele…
Bota o GEF, EMF e VEP modificado de novo.
Entende? Sai do 0 para vermos se o erro persiste!
Aqui não acontece nada disso e já usei o VEP algumas vezes.

Abraço.

neohacker

FabricioPJ:
Amigo, apareceu um problema na hora de instalar o VEP. Na hora de marcar as opções para instalar (no cado o gef, emf e vep) aparece a seguinte mensagem de erro: “Visual Editor (1.3.0.200707170022) requires feature “org.eclipse.pde (3.3.0)”, or compatible.”

Sendo que o Eclipse que uso é o 3.3 (Europa). Você já viu algo parecido?

Esta falando que esta faltando o PDE, baixa ele pelo Europa Discovery Site.

vitenho

ola neohacker

no site do europa discovery ou at[e do pde, nao tem nenhum link pra download
poderia dar uma ajuda como um link ou alguma pagina de download?

muito obrigado

vitenho

alguem?

GiancarloBraga

Francamente não sei vitenho.
Eu tentaria reinstalar toda a plataforma de desenvolvimento.

FabricioPJ

Pergunta besta:

As pastas gef, emf e vep, que criamos, não deveriam estar dentro da pasta “plugins” no diretório principal do Eclipse?

Outra, não consegui achar esse PDE ainda. Acho que é lezera minha mesmo hehehe.

GiancarloBraga

Quando você executa o passo de criar um novo local de atualização através de um dos passos aí do meu tutorial ele já cria pra você e coloca tudo no local certo. É recomendável que faça isso ao invés de ir colocando direto, porque acho que também há outros componentes no meio que podem dar erro se não for feito assim!

Ok Fabrício?

Eu realmente não sei te dizer aonde achar esse PDE.
Neo Hacker! Cadê tu pra dar uma mão?

neohacker

Opa rapaziada… não visito fórum no FDS hehehe… tem que descansar um pouco a mente…jogar auhauha :smiley:

Então no Discovery Site ele verifica tudo que está disponível e que você não possua, por isso não existe nem link e nem preocupação com pastas, somente localiza a opção checka e install.
Vou verificar em casa se eu acho o PDE pra você, mas só pra tirar duvida você nunca utilizou o Europa Site né?

K

cara…acho q é o meu primeiro post…sou iniciante em java…nao trabalho na area, só tive java na facu e com alguns curso básicos…com tuto foi moleza instalar o VEP no eclipse 3.3…valew msm brother… :smiley:

lucas_montanari

Galera, deu uns bug aki! :shock:
Sou novatão em Java e segui corretamente os procedimentos que vcs postaram. Porém ao tentar instalar o VEP aparece o seguinte problema: “Visual Editor (1.3.0.v200709032215) requires plug-in “org.eclipse.jem (2.0.0)”, or compatible.”.
Acredito que falta instalar o plug-in do org.eclipse.jem. eh isso mesmo? Onde posso encontrar?

Utilizo o Eclipse Europa 3.3

Muito obrigado desde já.

GiancarloBraga

Lucas, você instalou GEF e EMF?

G

“Visual Editor (1.3.0.200707170022) requires feature “org.eclipse.pde (3.3.0)”, or compatible.”

Resolvi esse problema. No fundo, acho que o que eu fiz é justamente o que o neohacker estava dizendo. Vai aí um breve tutorial de como resolver esse problema.

No seu eclipse 3.3 (Europa), vá em “Help”, “Software Updates”, “Find and Instal…” . Depois disso selecione “Search for new features to install” e clique em “Next”. Marque o item “Europa Discovery Site” e clique em Finish. Em seguida instale tudo e aceite tudo o que vier até que o eclipse lhe peça para reiniciar. Fazendo isso, você está instalando as atualizações do site da Europa e o PDE é uma dessas atualizações.

Acho que isto deve resolver. Se houver algum tipo de problema me mande um e-mail ([email removido]).

Até mais.

GiancarloBraga

Obrigado pela contribuição André!
Vou colocar o seu pequeno tutorial no post principal, ok?

Abraço.

lucas_montanari

GianCarlo.

Deu tudo certo akii
muito obrigado aeeww

Parabens pelo topico

alline_

alguem me ajuda, eu nao consegui instalar!

coloco tudo certinho mas da os seguintes erros :

JST Enterprise UI (1.5.2.v200610070620-pEBq_k_B5F5vHf6) requires feature “org.eclipse.emf (2.2.0)”, or equivalent.

WST Web Services UI (1.5.2.v200610070620-hai7Do_y98HDOuI) requires feature “org.eclipse.gef (3.2.0)”, or equivalent.

Visual Editor (1.3.0.v200709032215) requires feature “org.eclipse.jdt (3.3.0)”, or compatible.

eu sou meio iniciante, entao me desculpe pelas burrices! ahahhhaahaha

me ajuuudemm

GiancarloBraga

alline, que burrice que nada.
Você precisa instalar o EMF. Siga todos os passos do tutorial exatamente como descreve.

E Lucas, obrigado. :wink:

G

Bom, minha primeira dica é: certifique-se de que você está baixando e instalando as versões corretas, de acordo com o tutorial na página principal. Eu por exemplo, estava tendo problemas porque estava com uma versão diferente do eclipse, então preste bastante atenção para as versões. Se ainda assim o problema persistir, siga as instruções que eu dei no meu último post (uns 2 ou 3 posts acima desse). Fazendo as atualizações daquela forma você resolve todos os problemas de plugins e arquivos faltando, ou seja, pode ser que você ainda não tenha o “org.eclipse.emf (2.2.0)”, ou o "“org.eclipse.jdt (3.3.0)”, mas fazendo as devidas atualizações você consegue tudo isso.

alline_

aÊÊ consegui!!
realmente tava faltando eu fzer as atualizações, e baixei tudo de novo, acho q tinha baixado algum errado sei la, me embananei no site, mas agora deu blza! brigada gente ^^

sóóó que agora, eu nao sei como usa =/

é pq eu tava fzndo tudo a mao, e me falaram pra eu usar esses plugins, ai to um pouco perdida
onde eu vou pra poder usar? o eclipse é mt confuso

GiancarloBraga

alline.
Para interface gráfica eu recomendo o NetBeans.

ckitano

ótimo tutorial!
Parabens pela iniciativa…
abraço

rodrigolanes

O site está dando erro. Será que alguém poderia disponibilizar o arquivo ve_eclipse_33_v200709032215_win.zip em algum servidor (4shared, rapidshare ou outro)?

Obrigado!

pedroghilardi

Excelente amigo! 8)
Funcinou 100% e foi uma mão na roda pois precisava dessa instalação o mais rápido possível!

Parabéns aos desenvolvedores dessa versão ‘alterada’ e aos elaboradores do tutorial.

brunoneiva

Fala galera, tou aqui tentando instalar mas não tou conseguindo.

Ao fazer a instalação, conforme o tutorial, do EMF e do GEF dá tudo beleza, porém quando faço o mesmo para o VE, ele dá essa mensagem:

Daí, procedendo como sugeriram, fui em “Europa Discovery Site” para fazer o update, só que dá essa mensagem:

O que devo fazer daí, com ninguem deu esse tipo de erro?

Valeu!!

R

bom galera segui o tutorial certim só q na hora de instalar o VEP apareceu o seguinte erro:
“Visual Editor (1.3.0.v200709242300) requires plug-in “org.eclipse.jem (2.0.0)”, or compatible.”

alguem sabe me informar onde consigo baixar o “org.eclipse.jem (2.0.0)”??

eloilton

opah deu td cert sim…
abrax vlw a dica! :lol:

mas ou Russim vc jah conseguiu instalar?
bem aki foi ond eu baixei a ultima versão e segui os procediment do tutorial: obs: uso o Eclipse Europa

http://download.eclipse.org/tools/ve/downloads/drops/R-1.2.3_jem-200701301117/index.html

mas navegand aki vc consegue baixar outras versoes do vep:

http://www.eclipse.org/vep/WebContent/main.php

abrax…

R

na versão 3.3 eu não consegui não eloiton, mas consegui na 3.2
vlw pelos links ai, vo da uma olhada neles, mas acho q vo ficar na 3.2 por enquanto mesmo
abraço

eloilton

blz… qualquer coisa eh soh gritar!
abrax…

JAVA_S

Rodou mto bem…

Claro que ainda não chega ao nível do NetBeans, mas ja é um começo

dovale.am

Estou tendo um erro similar ao do neohacker. Instalo o EMF, o GEF e na hora do VE tenho o seguinte erro de dependência:

Visual Editor (1.3.0.20070924300_win) requires plug-in “org.eclipse.jem (2.0.0)”, or compatible

Alguém pode me dar um passo a passo pra resolver isso, sou novo com o eclipse e estou querendo ter um ambiente para estudar e aprender Java, o mais próximo possível do que eu tinha em Delphi.

MiltonBastos

Pessoal, baixei a última versão do Eclipse, e agora não precisam
mais instalar a parte o Visual Editor… ele já veio com o editor visual!
Version: 3.3.2
Build id: M20080221-1800

Basta clicar com o botão direito no arquivo JSP que vc deseja
editar (no Project Explorer, do lado esquerdo), e clicar em
Open With -> Web Page Editor.

Simples e funcional, eu gostei…
E o bacana é que ele vem com duas abas:
Design e Preview

A Preview é bem útil, pra ver como está a tela sem precisar
publicar e abrir no browser.

Ataxexe

MiltonBastos:

Design e Preview

MiltonBastos, isso que você postou é o editor de páginas e não o editor swing/swt.

Aproveitando, eu recomendo que usem outro editor swing/swt porque a última versão do VE data de 20 de Junho de 2006, ou seja, é um plugin praticamente morto.

O Jigloo é uma ótima escolha.

MiltonBastos

Ataxexe:
MiltonBastos:

Design e Preview

MiltonBastos, isso que você postou é o editor de páginas e não o editor swing/swt.

Uh cara, me desculpe, confundi as coisas… rs…
Esqueci e me confundi, pensei que o VEP fosse um editor
visual pra páginas Web!

Fui mal!

E

Bom dia…

Instalei o [color=red]Eclipe Europa conforme [/color]o tutorial do Gian Carlo Braga, quando eu vou em Visual Class e crio nao aparece a tela, aparece apenas o codigo fonte escrito, quando eu compilo ela aparece, a Palleta está aparecendo em branco sem nada, creia que seja pq nao aparece a tela…alguem sabe o que está acontecendo??? …preciso fazer um trabalho da facul, e isto está pegando… alguem poderia me ajudar??? se souberem me passe algumas coordenadas…

Obrigado…

victor_java

Aê pessoal, sou novo por aqui e gostaria de tirar algumas dúvidas… Mesmo com o tutorial sobre o VEP modificado ainda não consegui instalar o plugin. Segue as informações da minha versão do Eclipse:

Eclipse SDK
Version: 3.3.1
Build id: M20070921-1145

Alguém por acaso tem a mesma versão que tenho e conseguiu instalar o VEP? Se sim, por favor me dê uma ajuda.

Valeu!!!

R

Boa Tarde!
baxei td q foi citado no tutorial da primeira página porém ao tentar instalar está aparecendo esse erro
Visual Editor (1.3.0.v200805121900) requires plug-in "org.eclipse.jem (2.0.0)"
espero q aguém possa me ajudar vlw ae!

R

Boa Noite!
baxei td q foi citado no tutorial da primeira página porém ao tentar instalar está aparecendo esse erro
Visual Editor (1.3.0.v200805121900) requires plug-in "org.eclipse.jem (2.0.0)"
espero q aguém possa me ajudar vlw ae!

mjava

Não estou conseguindo instalar. Depois de todos os procedimentos, ao tentar carregar a paleta de componentes ele mostra um “X” vermelho marcado lá na barra de ferramentas e dá um erro :

“IWAV0181E - Parsing Error”

Alguém sabe porque isso tá acontecendo?

Agradeço antecipadamente.
eloilton

ow posta os links fla a versão q vcs estaum usand pq pod ser incompatibilidad…
essa semana mesm tive q instalar de nov e deu cert os links q ten aki no forum…

abrax!

mjava

As versões são:

- emf-sdo-runtime-2.3.1
- GEF-runtime-3.3.1
- VE-runtime-1.2.3_jem 
- Eclipse 3.3.2

Acontece que eu já testei também com versões superiores desses componentes e mesmo assim o erro continua.

Abraço!

eloilton

hum… eu uso o eclipse 3.3.0 + e os arquivos dos links q tem no forum…

mjava

Vou tentar de novo instalando o 3.3.0 depois posto o resultado.

Valeu!!
eloilton

ow mjava espero q de cert ae!!!
olha acabei de instalar novamente rsrsrs…

o JEM eu peguei ness link:

o VEP eu peguei ness link:

o GEF e o EMF eu peguei ness link: obs- foi o GEF Build 3.2 e o EMF build 2.2.0.
http://download.eclipse.org/tools/ve/downloads/drops/R-1.2.3_jem-200701301117/index.html

eclipse:
Version: 3.3.0
Build id: I20070625-1500

qlq coisa da um tock! abrax!

mjava

Valeu, meu velho!!

Abraço!
S

aew galera, sei que aki e sobre o eclipse europa, mas acredito que voces podem me ajudar, eu so fanatico pelo eclipse,adoro ele mesmo, acho q melhor ide que ja inventaram, a sua velocidade em autocompletar e fazer meu trabalho render foi oque mas me agrada, so que por padrao, ele n tem editor visual :(, e nao tenho pacikencia com o netbeans, ate sei usar ele, mas tipo, nao gosto.

Alguem poderia me explicar se isso funcionaria no eclipse 3.4 Ganimede, que é oque eu uso, e o acho o melhor ja feito ate entao.

Eu usabva o jigloo, mas ele apresentou algumas falhas no layout quando se trabalha com jList e alguns outros componentes.

eloilton

mas o VEP n roda nele?

G

dAE

ALGUÉM SABE ME DIZER QUAL É A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE OS PLUGINS ECLIPSE VERSÕES SDK E RUNTIME

QUANDO DEVO BAIXAR O RUNTIME E QNDO DEVO BAIXAR O SDK (COM QUE OBJETIVO EU DEVO USAR CADA UM DELES)?

THX!

Criado 25 de julho de 2007
Ultima resposta 1 de nov. de 2008
Respostas 58
Participantes 29