Gente to precisando de um tutorial de como fazer uma pesquisa num banco de dados pelo java…( banco de dados é um mysql)!!!
Se alguem pudesse me mandar um tutorial completo serial legal…Sou iniciante em Java e preciso de uma ajuda pra evoluir.
Sei como fazer uma inserção usando uma Gui… Mas não tenho a minima ideia de como fazer uma pesquisa…
Nem como começar…
Desde já agradeço a ajuda dos colegas.
Atenção - o tutorial não é específico para nenhum banco. E não, ele não é específico para Access - “JDBC™ Database Access” quer dizer “acesso a bancos de dados com o JDBC”, não “Banco de dados Access JDBC”.
M
motapaz
obrigado pela resposta, entretanto queria algo mais rapido do que ler todas as paginas desde como fazer uma conexão…talvez não tenha sido claro, preciso percorrer todo o banco e listar seu conteudo em sql sei que uso select *. from tabela e tenho tudo, mas como faço isso em Java???
M
marcobiscaro2112
Crie uma ConnectionFactory para gerenciar as conexões com o banco.
Crie uma classe DAO responsável por fazer a persistência.
Como fazer isso? Lendo o que foi passado. Simplesmente não dá para pular os passos teóricos e partir para a prática.
Se quiser material em português leia os primeiros capítulos da apostila FJ-21 da Caelum.
WesleyAvila
publicclassConnectionFactory{publicstaticConnectiongetConnection()throwsSQLException{try{Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");returnDriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/nomedobancodedados","root","1234");}catch(ClassNotFoundExceptione){thrownewSQLException(e.getMessage());}}publicclassFuncionarioDao{privateConnectionconexao;publicFuncionarioDao()throwsSQLException{this.conexao=ConnectionFactory.getConnection();}publicList<Funcionario>getTodosFuncionarios()throwsSQLException{Stringsql="select * from funcionario order by 1";PreparedStatementstmt=conexao.prepareStatement(sql);ResultSetrs=stmt.executeQuery();List<Funcionario>funcionariosList=newArrayList<Funcionario>();while(rs.next()){funcionariosList.add(newFuncionario(rs.getInt("idFuncionario"),rs.getString("dsFuncionario")));}rs.close();stmt.close();returnfuncionariosList;}}}
No seu main vc faz um for desse funcionariosList. Aqui está funcionando, pode ate estar fora do padrão que a galera está usando, mas como tb estou iniciando…
P.S.: Mas é como o pessoal ta falando em cima, pesquise e leia muito!