Tutorial sobre o IzPack

Bom galera, eu sou novo aqui…
E sempre que precisei de algo sobre java, procurava na net e a maioria dos links que eu utilizava é deste forun…

Agora eu resolvi me cadastrar pq já fazem 3 dias que estou tentando criar um Instalador Multi-plataforma (WinXP e OpenSuse10.2) para algumas aplicações minha…

Encontrei uma que gera um instalador para Windows e um outro instalador para o Linux OpenSuse…
Mas não é isso que eu queria…

Eu já vi alguns plugins para Eclipse, que possuem extensão .jar e são ‘executáveis’ tanto no Windows quanto no Linux…
É disso que eu preciso…
Um único instalador para as duas plataformas…

Achei o IzPack, porém não criar o instalador com ele.
Já vi um tutorial feito por:
Julien Ponge - Escrito no JavaLobby
E também este outro tutorial, escrito no JavaFree
Escrito por Jarbas Jocênio F. de Lima.

Moderadores, me desculpem se não pode colocar links de outros foruns, é que sou novo aqui.

Olá!
Qual problema vc está tendo? Em algumas horas eu montei um instalador usando o IzPack tranquilamente. Se eu não me engano, é só vc gerar um xml que contenha o q vc precisa e mandar ele criar o pacote a partir de um build.xml do ant.

Estou enviando em anexo um exemplo para vc do instalador que criei certo?

Até mais!

Faltou falar, é só colocar todos os arquivos do seu projeto no mesmo diretório dos arquivos q te passei, acessar o diretório pelo prompt de comando e chamar o ant.
Configure para o que vc precisa.

Até mais!

David.

Muito obrigado pela atenção que vc deu e pelo arquivo que passou…
Vou tentar agora, qualquer coisa volto a postar aqui…

Só uma duvida inicial, como chamo o ‘ant’ que vc falou?

Se vc já tiver o NetBeans instalado, ele já vem com o ant (C:\Arquivos de programas\netbeans-x.x.x\idex\ant).
Se não tiver o NetBeans instalado, entre no site da apache (www.apache.org) e baixe o ant. Descmpacte e guarde no local que julgar melhor.

Fazendo isso ou usando o do NetBeans, vá nas variáveis de ambiente e na variável PATH adicione o caminho para a basta “bin” do ant, vai ficar assim

caminhos que já estão no path;C:\Arquivos de programas\netbeans-5.5.1\ide7\ant\bin
Salve a variável.

Agora vá no diretório do instalador e digite ant e dê enter. Ele vai ler o build.xml para construir seu pacote de instalação.

Abraço!

David.

Consegui fazer…

Muito obrigado pela ajuda que me deu…
Já estava ficando doido com o IzPack!

O meus erros foram:
1° Não criar a variável de ambiente pro ant.
2° Ao invés de ant no DOS, eu estava digitando ‘compile install.xml -b . -o install.jar -k standard’

Obrigado pela atenção.

Que bom que deu certo!

Até mais!

Estava mexendo novamente no IzPack, até que me veio a seguinte idéia:
Como colocar uma pasta com exemplos ou sei lá, com imagens de qualquer coisa no instalador além do aplicativo normal…

Por exemplo:
Fizemos um programa para ler scripts Judo e Groovy…
Blz…
O instalador ficou perfeito…
Ai agente resolveu colocar uma pasta “Exemplos” com 2 arquivos (um .judo e um .groovy) dentro, servindo como exemplo pra quem utilizar o nosso aplicativo ter uma idéia de como é…

E até agora não consegui montar isso…

Alguém tem uma idéia?

Vlw desde já…
E foi mal ressuscitar o tópico!

Eae Rafael,

Basta deixar a pasta no mesmo diretório e adicionar no arquivo XML.

Ex:

<pack name="Examples" required="no"> <description>Example</description> <file src="example" targetdir="$INSTALL_PATH"/> </pack>

Considerando que sua pasta se chama example.

Opa…

Consegui já…

=]

Valeu ae LuizLG…

O izPack dá para o eclipse.?
vc´s so estao falando com o netBeans…manda ai como manejo o bicho com o eclipse

Será que ainda voce pode me ajudar? estou ja faz 4 dias tentando montar um instalador pro eclipse e estou enfrentando muitas dificuldades. Estou tentando seguir seu exemplo acima, mas como é a minha primeira vez estou ‘apanhando’ bastante.

eu tô com um problema criei uma pasta que eu postei e mudei o path do ant
e agora? o q devo fazer???

pelo o que eu entendi é pra depois de criar essa pasta ir até o dos e digitar o seguinte:
c:\program files\izpack>ant

porem não funcionou!!! alguém pode me ajudar??? por favor!!!