Tutorial Windows C++

Olá, alguém sabe de algum tutorial Windows C++? Queria aprender apenas o básico de criar janelas e tratar eventos. Vi algumas coisas na internet, mas usam C. Existe uma API C++, acho que esse seria o mais adequado, não?

Longino, quer aprender uma API mais simples e portável, que é o Qt? Eu recomendaria a menos que seu requisito seja “usar apenas GDI, sem nenhum framework”.

[quote=entanglement]Longino, quer aprender uma API mais simples e portável, que é o Qt? Eu recomendaria a menos que seu requisito seja “usar apenas GDI, sem nenhum framework”.

[/quote]

É que eu não vou criar aplicativos. Preciso apenas tratar eventos de dispositivos de entrada e criar um contexto OpenGL. Portanto apenas preciso da casca para criar a janela e tratar os eventos adequadamente.

Os exemplos em C na internet são meio toscos, não sei se estão certos ou errados.

Ou seja, você quer alguma coisa como a versão do “Programming Windows” do Petzold, que ensina como são os eventos de janela (o “message loop”, http://en.wikipedia.org/wiki/Message_loop_in_Microsoft_Windows ) e outras coisas mais. No tempo em que comprei a primeira edição desse livro, era suficiente usar apenas C, só que o problema é que o livro era para Windows 3.1 (que é tão tosco que não tinha um método “Sleep”. )

[quote=Longino][quote=entanglement]Longino, quer aprender uma API mais simples e portável, que é o Qt? Eu recomendaria a menos que seu requisito seja “usar apenas GDI, sem nenhum framework”.

[/quote]

É que eu não vou criar aplicativos. Preciso apenas tratar eventos de dispositivos de entrada e criar um contexto OpenGL. Portanto apenas preciso da casca para criar a janela e tratar os eventos adequadamente.

Os exemplos em C na internet são meio toscos, não sei se estão certos ou errados.[/quote]

Longino, acho que usar um framework como qt mais apis do windows podem resolver o seu problema:

Eventos de dispositivos periféricos como usb, mouse, teclado você consegue mapear com as bibliotecas do ddk. O mingw já possui elas.

No youtube existe um curso completo -

Sobre opengl existem vários tutoriais no youtube

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1nzHSkY4K18[/youtube]