TV DIgital - Ginga

4 respostas
M

olá senhores, recentemente recebi um email do site Portal do Software público, falando sobre um software (Middleware) denominado Ginga.

Quem quiser saber mais pode entrar no site, clique na opção ginga, se cadastre pegue mais informações sobre o mesmo.

http://www.softwarepublico.gov.br/spb/ListaSoftwares

Abaixo segue o texto.

Eu não entedi muito o papel dele, preciso dar mais uma pesquisada, mas quem quiser me ajudar, fico agradecido.

4 Respostas

E

opa blz?

cara o ginga nada mais é que o sistema/plataforma que irá possibilitar o desenvolvimento das aplicações interativas da TV Digital, me parece também que ele (software) realiza a decodificação do sinal captado para poder assistir em uma TV analogica (normal)

mas através do ginga é que será/serão implementadas as aplicações que ouviu-se falar muito no inicio da TV digital, de por exemplo, você assistindo um jornal e em tempo real participar de uma enquete realizada, com isto o ginga irá se utilizar de uma conexão via internet para criar um tubo/canal de comunicação com a respectiva programação que você está assistindo e transmitir os dados necessários, no caso o seu voto na enquete :wink:

ps.: as possibilidades de uso e desenvolvimento de aplicações interativas são muito vastas, a única coisa que ainda não sei porque ainda não tive tempo de me informar é qual a linguagem do ginga (muito provavel que seja um C ou C++) e como será para o desenvolvimento dos softwares :roll:

[]´s

J

Na verdade tem as seguintes linguagens para desenvolvimento, Java e Lua, respectivamente divididos e chamados como Ginga-J e Ginga-NCL, ambos possuem uma camada comum chamada de Ginga-CC (Ginga Common-Core).

O ginga, foi desenvolvido em C, C++ e Java.

fiz um post sobre TV digital, se alguem quiser ver: http://julianocarniel.blogspot.com

J

Ahhh outra coisa.

O Ginga-J é fundamentado (suas APIs básicas) no JavaTV API, JMF, JME (CDC, FP e PBP). Tem mais algumas mas eu não lembro agora.

=)

E

uia interessante :grin:

o Jujo mantenha os posts se possivel
falando sobre a TV digital :wink:

[]´s

Criado 14 de dezembro de 2007
Ultima resposta 14 de dez. de 2007
Respostas 4
Participantes 3