Hoje assisti um programa esportivo(Arena do SporTv) e falaram sobre a Tv Digital no Brasil que apartir do dia 2 de dezembro as emissoras abertas estarão no padrão digital.
Gostaria de saber se a galera daqui já anda estudando sobre o assunto e se possível indicar tutoriais usando Api’s como a JavaTV.
Para quem já tem conhecimento no assunto, existe(ou existirá) mercado para desenvolvimento Java nessa área?
Os set-top boxes serão vendidos a partir de dezembro. Várias empresas já se manifestaram que irão ter aparelhos compatíveis com a tv digital brasileira para recepção over-the-air a partir de 2 de dezembro.
De fato um dos meios de programação do sistema brasileiro de televisão digital é pelo Java. Mas acredito pouca gente esteja realmente estudando e buscando mercado de trabalho. Saiu uma reportagem sobre Java TV na Mundo Java (eu acho, alguém confirma ai).
Ao meu ver o problema é que o mercado vai ser EXTREMAMENTE limitado. TV de alta definição com recursos interativos irão para as mãos de poucos, muito poucos, e isso inviabilizará a produção de software para tv em grande escala.
Não precisamos comparar com EUA (que o mercado é pequeno) ou a europa (um pouco melhor, mas pequeno também). Basta analistar que os aparelhos receptores custarão R$ 800,00 reais de inicio. Obvio que esse valor vai baixar com o tempo, mas não vai baixar muito pelo simples fato de que cada aparelho desses só pode ser vendido no Brasil. Terá de ser um projeto para um mercado muito pequeno, levando em consideração que hoje a maioria dos produtos são projetados para serem vendidos no mundo todo, e principalmente nos paises onde a população tem dinheiro para gastar.
Algumas pessoas insistem em dizer que logo de cara existirão aparelhos receptores por R$ 200,00. O que ninguém fala é que esses aparelhos receptores recebem o sinal destinado a dispositivos moveis (como celulares), tem uma resolução PIOR do que a existente hoje na TV, SEM NENHUMA INTERATIVIDADE, e sem nunca ter ouvido falar de JAVA.
Como nos vivemos no BRASIL, e a população é POBRE (dá pra generalizar), os aparelhos mais baratos serão sem dúvida os mais vendidos, do mesmo modo que as tvs mais baratas serão mais vendidas. Essa população não ta muito preocupado com alta definição ou comprar pela TV. Nesse caso esses aparelhos de baixa qualidade serão perfeitos para o Brasil.
O ideal seria que esses modelos mais baratos tivessem recursos de uma imagem boa e interatividade, canal de retorno e mais um monte de coisas. Só que devido a escolha do padrão japonês, o melhor de todos os padrões, e perfeito para um pais RICO como o japão, a gente se ferrou!
O que eu quero dizer é que se os modelos mais baratos fossem dotados de recursos avançados de tv digital o número de pessoas com esses aparelhos seria muito maior, o que poderia começar fomentar o mercado de desenvolvimento de software para tv digital.
(Isso é mais um desabafo, acredito que eu desabafando sobre esse assunto mais umas 1080 vezes já posso ficar mais tranquilo. A escolha já ta feita, não tem mais volta, e o Brasil comete o mesmo erro que cometeu ao escolher o PAL-M e cria uma ilha tecnologica no mundo. Só que na época da escolha do PAL-M eles não tinham muitas opções, e agora, alem das opções eles já sabiam o problema que é deixar o pais INCOMPATÍVEL com o resto do mundo.)
[quote=windsofhell][quote=marcelomartins]
Não precisamos comparar com EUA (que o mercado é pequeno) ou a europa (um pouco melhor, mas pequeno também).
[/quote]
Mercado do que eh pequeno na Europa ?[/quote]
O mercado de tv digital. Nos EUA, que foi o primeiro pais a ter transmissão de tv digital, o percentual de pessoas que tem receptores é muito pequeno. Na europa também, mas essa tem a vantagens de já ter um sistema de transmissão e recepção over-the-air para dispositivos móveis como o Nokia N77 por exemplo.
[quote=DiscipuloDoSplinter]Você acha que esta expansão da TV Digital acontecerá com a venda destes aparelhos mais baratos?
[/quote]
A expansão é inevitável. Talvez demore 5, 10 ou 15 anos para uma parcela significativa da população brasileira ser usuária da tv digital, mas com certeza isso vai acontecer (apesar do plano inicial seja que em 10 anos não exista mais transmissão analogica).
Na minha concepção o Marcelo Martins está falando besteira.
O Brasil pode até ter se equivocado na escolha do PAL-M, mas porque ele fez besteira na escolha do padrão Japonês? Vale ressaltar que este padrão, atualmente, é o mais completo, abrangendo transmissão por Terra, Satélite, Cabo e Dispositivos Móveis. Pode ser inadequado para a nossa realidade hoje, mas penso que é melhor ter o MELHOR do que ter um padrão ultrapassado.
Outra coisa Marcelo, você diz que a produção de software para a televisão digital será inviabilizada porque as televisões de alta definição (HDTV) irão para mãos de poucos. Primeiro que os aplicativos para a TVD (Televisão Digital) estarão rodando nas emissoras, ou seja, independente se o telespectador tem uma televisão capaz de recepcionar um sinal digital ou não ele poderá interagir com o software disposto pela emissora, mesmo que seja por set-up-box. Portanto, eu acho que a produção de aplicativos para a TVD seja algo promissor. Toda e qualquer emissora gostaria de ter um aplicativo capaz de interagir com o seu telespectador para poder “ganhá-lo” da concorrência.
E tem mais, a qualidade de imagem repassada de um receptor para a televisão convencional realmente é perdida, mas não a ponto de dizer que é inferior a exibida hoje. Acho que a falta de conhecimento leva uma pessoa a fazer comentários irrelevantes e inaceitáveis. Você acha realmente que daria certo lançar um aparelho de set-up-box se a imagem que ele fornecesse fosse inferior a apresentada nas televisões atuais?
Se o programa e a transmissão forem em HDTV (como é o caso de uma série do Discovery Channel sobre os países da América Latina) até que serão. Mas isso deve levar algum tempo; provavelmente eles vão começar aos poucos, já que os custos de produção de um programa HD são muito mais altos.
Ólá pessoal!
Me corrijam se eu estiver equivocado.
Na transmissão digital uma tv normal exibirá a imagem com qualidade de som e imagem digital, mas isto não quer dizer que a minha imagem estará sendo exibida em alta definição. Para isso eu teria que ter um aparelho que fizesse esta conversão. Estou certo?
Acho que é mais fácil você ver o que ocorre com a NET e TVA digitais (que usam o padrão europeu de TV digital, DVB.
A qualidade de som e imagem é digital, mas a alta definição depende:
Da emissora e programa (por exemplo, se você está sintonizando no Discovery Channel nessa série sobre a América Latina que mencionei. Não sei se eles a transmitem em alta definição aqui na América Latina ou não.)
Sim, caso você tenha um receptor que receba as imagens em alta definição. Irão existir diversos tipos e nos melhores a qualidade pode ser tão perfeita quando as que aparecem na loja.
[quote=Bruno Lacerda]Ólá pessoal!
Me corrijam se eu estiver equivocado.
Na transmissão digital uma tv normal exibirá a imagem com qualidade de som e imagem digital, mas isto não quer dizer que a minha imagem estará sendo exibida em alta definição. Para isso eu teria que ter um aparelho que fizesse esta conversão. Estou certo?[/quote]
Imaginando que quando você diz “uma tv normal” você está se referindo as tvs vendidas atualmente, a transmissão digital não será captada por elas. As tvs vendidas hoje recebem o sinal analogico e apenas ele. Quando o sinal analogico parar de ser transmitido essas tvs não receberão mais nenhum sinal pelo ar.
Os set-up boxes servem justamente para receber o sinal digital e enviar para tv por cabo (hdmi, composite, s-video ou outros). Logo vai ter tvs para vender com o receptor digital imbutido nelas. Então nesse caso não será preciso o receptor separado.
Respeito tua opinião (ou concepção), qualquer um pode achar o que quiser do que eu escrevi, e de preferência apontando as besteiras e corrigindo elas
Você disse: “que este padrão, atualmente, é o mais completo, abrangendo transmissão por Terra, Satélite, Cabo e Dispositivos Móveis.” O padrão japones é mais completo, mas o padrão europeu abrange transmissão por terra, satélite, cabo e inclusive dispositivos móveis como o Nokia N77 (que eu já tinha falado, tu não leu o que eu escrevi?) que é compativel com o padrão DVB-H que é justamente a recepção de tv por dispositivos móveis atravez do ar por UHF :).
Qual o modelo de celular que tu conhece que recebe sinais desse sistema que irão implementar no Brasil? Gostaria de saber, é sério, estou buscando essa informação para melhorar meu conhecimento sobre o assunto.
O Melhor tecnicamente nem sempre é o melhor para as pessoas. O betamax era melhor que o VHS (todo mundo sabe como acabou), o CDMA é melhor que o GSM (a vivo que era soh CDMA já vende celular GSM, ta regredindo? não, ta indo em direção a demanda). O Token Ring era melhor que o ethernet (pelo menos é o que dizem ). A história prova que fazer o melhor produto tecnicamente nem sempre é o que precisamos.
Você está afirmando que com um aparelho de R$ 200,00 que recebe tv digital em 320x240 que é o que o governo anda espalhando por ai eu vou poder usar todo o poder de interatividade que será possivel com a tv digital? Se alguém responder que sim acabo o tópico pra mim
Beleza amigo, me falta conhecimento para saber que 320x240 é superior ao que temos hoje. Obrigado por me avisar.
Desculpe meu comentário irrelevante e inaceitáveis. Mas para mim um aparelho que recebe o sinal 1Seg não serve para mim ver tv em casa.
Acho que tu esqueceu o pais que tu vive! O governo ta mentindo na tua cara e tu ainda “achq se realmente daria certo”, mas depois não diz que eu não te avisei!
Eu li sim o que você escreveu e me equivoquei no que disse. Na verdade eu queria ter dito que o padrão Japonês estar apto a estar transmitindo para celulares na terceira geração, e tratei isso como “dispositivos móveis”, me equivoquei.
Já respodi. Estou listando aqui tudo o que achei que você falou de errado referente a uma pesquisa que fiz no momento da criação da minha monografia. A minha monografia de conclusão de curso foi voltada para a Televisão Digital, e era necessário ter o conhecimento dos três padrões vigentes no mundo de hoje. Por isso acho que você está falando besteira em determinadas afirmações.
Eu não disse isso. Até porque pelo que pesquisei essa sua afirmação está errada. De acordo com minhas pesquisas todo aparelho set-up-box recepciona sinais digitais e repassa para a televisão uma “compressão” desses sinais para a televisão analógica. Portanto, ele nao recebe o sinal a 320 x 240, ele recebe o sinal digital, tanto de som e imagem, bem como dados também. Quanto a interatividade, esta não depende de qualidade de imagem. Até porque você tem uma certa interatividade (uma comparação bem grotesca) na internet e não, necessariamente, tem “qualidade de imagem e som”. Como já disse, a interatividade é “mantida” a partir de aplicativos. Ou seja, no momento em que um aplicativo está sendo exibido na Globo solicitando a sua opinião sobre a sexualidade do Golfinho, você vai pressionar um botão que vai enviar uma mensagem ao seu set-up-box (ou televisão digital com a tecnologia HDTV), que enviará essa para o servidor da Globo, que, por sua vez, computará essa informação. Portanto, a interatividade não é mantida pela qualidade de som e imagem, e sim por um software capaz de capturar as informações transmitidas como retorno dos telespectadores.
Acostumado a ver fantasmas na tv, não serve ver a imagem com o atraso de 1 segundo? É, acho que a ambição está subindo a cabeça.
Acho e continuarei achando que é um mercado promissor sim. Imagine que, por exemplo, a Globo faz, durante a exibição do Fantástico, duas ou três perguntas onde os telespectadores devem ligar para dar as suas respectivas respostas. Ao invés de ligar, os telespectadores passarão a utilizar o seu controle remoto. Portanto, somente nesse exemplo, seriam dois ou três aplicativos diferentes para serem criados. E você insiste que não vai “deslanchar”? Continuo achando que você está falando besteira. A não ser que você tenha uma justificativa plausível para me convencer disso. Pode não ser para a vida toda, mas acho que por um bom tempo será promissor sim.
[quote=marcelomartins][quote=windsofhell][quote=marcelomartins]
Não precisamos comparar com EUA (que o mercado é pequeno) ou a europa (um pouco melhor, mas pequeno também).
[/quote]
Mercado do que eh pequeno na Europa ?[/quote]
O mercado de tv digital. Nos EUA, que foi o primeiro pais a ter transmissão de tv digital, o percentual de pessoas que tem receptores é muito pequeno. Na europa também, mas essa tem a vantagens de já ter um sistema de transmissão e recepção over-the-air para dispositivos móveis como o Nokia N77 por exemplo.
Mas nos dois mercados o BOOM ainda não aconteceu.[/quote]
Sem participar muito na dicussão, já que estou de fora, mas eu sei que na Finlândia só tem tv digital desde o primeiro de agosto deste ano. Fuçando um pouquinho na wikipedia:
[quote]Switch-off completed
Luxembourg was the first country to complete the move to digital broadcasting, on September 1, 2006.
The Netherlands moved to digital broadcasting on December 11, 2006. The switch-off was helped greatly by the fact that about 90 percent of the households have cable that continues to use analog broadcasts.
In Finland terrestrial analogue transmissions were terminated nationwide at 04:00 in the early morning of September 1, 2007[1] (switch-off was previously planned for the midnight after August 31 but a few extra hours were added for technical reasons). Cable-TV viewers continue to receive analogue broadcasts till the end of February.
Andorra completed its switch-off on 2007-09-25.[2] [/quote]
[quote=Sami Koivu]Sem participar muito na dicussão, já que estou de fora, mas eu sei que na Finlândia só tem tv digital desde o primeiro de agosto deste ano. Fuçando um pouquinho na wikipedia:
[]s,
Sami[/quote]
Obrigado Sami, essa eu não sabia! Isso que é participação. Curta e altamente informativa que acrescentou muito ao tópico.
Amigo bland, infelizmente não vai dar mais para continuar nossa discução OK?
Ah, só mais uma ultima coisa:
[quote=bland][quote=marcelomartins]
Desculpe meu comentário irrelevante e inaceitáveis. Mas para mim um aparelho que recebe o sinal 1Seg não serve para mim ver tv em casa.
[/quote]
Acostumado a ver fantasmas na tv, não serve ver a imagem com o atraso de 1 segundo? É, acho que a ambição está subindo a cabeça.
Abraço![/quote]
1Seg é o nome dado a transmissão para dispositivos móveis. 1Seg vem se One Segmentation e representa a décima terceira faixa do aspectro de transmissão que cada canal possui. Essa faixa será utilizado pelas empresas de tv para transmitirem os sinais para os dispositivos móveis, obviamente com uma resolução bem mais baixa, podendo chegar ao máximo de 320x240.
Mais informações você pode conseguir em: http://en.wikipedia.org/wiki/1seg
Espero ter sido informativo e ter acrescentado informações relevantes ao tópico
Boa Marcelo, essa eu não sabia. Vale ressaltar que nem todos os aparelhos receberão a imagem nesse formato mencionado por você.
A discussão é enriquecedora, e isso é o mais importante. Independente deu estar certo ou errado, mas vale, sempre, ser discutido. Não estou dizendo que estou absolutamente certo, mas de acordo com as minhas pesquisas constatei que as suas afirmações estavam sendo equivocadas.
O verdadeiro por que da escolha do modelo japonês…
Dois grupos fizeram forte lobby para cada um dos modelos…
De um lado as operadoras de telefonia que queriam o padrão americano pois o sinal deste passa pela sua rede. E dizem tbm que seria o melhor para todas as TVs exceto Globo que não querem ou não tem orçamento para montar os equipamentos para transmissão digital por todo o país.
Do outro lado as emissoras de TV, mas quem realmente queria era a Globo, que queriam o padrão japonês pois nesse sistema elas teriam o controle da transmissão.
O governo ficou dividido entre apoiar o grupo que tem grana (operadoras de telefonia) ou o grupo que tem o poder da mídia (TVs), qual seria o melhor para as próximas eleições…
Nessa balança acabaram optando pelas TVs e adoratam o sistema japonês.
Um problema é que todo mundo sabe é que o mercado japonês (principalmente em eletrônicos) tem uma dinâmica muito diferente do resto do mundo. E por ter uma pequena extensão geográfica as redes de transmissão são razoavelmente menor ou pelo menos mais concentrada geograficamente que em outros países. Isso gera um problema, pois eles estão acostumados a criar seu próprio padrão, instalar a infra, rapidamente gerar receita e pagar todo o custo e já trocar de tecnologia. Será que o Brasil consegue acompanhar isso?
Mas o maior problema é que num rompante patriótico ufânico decidiram que o Brasil deveria deter o conhecimento da tecnologia e criar sua própria tecnologia…
Nesse ponto o Marcelo esta correto em lembrar do tal do PAL-M. Quem nunca ouviu falar de alguem, ou até mesmo aconteceu com vc, que foi para a Europa ou Estados Unidos e achou um video cassete muito bom e quis comprar (ou até comprou) mas o dito cujo era só NTSC?
Posso estar errado mas celulares com SBTV vão demorar muitos anos para chegar, se chegarem, no mercado. Quem comanda o mercado de aparelhos celulares no Brasil são as operadoras, será que elas vão gastar seu tempo, fazer subsidios para compra de um aparelho com tecnologia que elas não conseguem retorno do investimento?