TV Digital - Por onde começar?

29 respostas
vitinho1712

Tenho muito interesse em desenvolver pra Tv digital usando java, mas não sei por onde começar,
nem o que preciso pra começar, e nem como testar !!!

Alguém pode me ajudar ??

29 Respostas

Metaleiro

Java ME Technology - Java TV API

Java TV: Visão Geral

M

vitinho1712:
Tenho muito interesse em desenvolver pra Tv digital usando java, mas não sei por onde começar,
nem o que preciso pra começar, e nem como testar !!!

Alguém pode me ajudar ??

Desenvolver mesmo nao da. Conselho de amigo, esse projeto de TV Digital nao vai dar em nada, pode esquecer.

vitinho1712

Metaleiro
Valeu pelos links !!

mochuara
Pq não vai dar em nada ??

romuloff

http://groups.google.com/group/devdtv?hl=pt-BR
http://groups.google.com/group/gingajava?hl=pt-BR
http://groups.google.com/group/tvinterativa?hl=pt-BR
http://groups.google.com/group/javatv_br?hl=pt-BR

http://www.guj.com.br/posts/list/0/105520.java
http://www.guj.com.br/posts/list/117175.java

Vitor. Concordo em partes com o que o mochuara falou.
As empresas de T.I. que prestam serviços para as emissoras de televisão que irão utilizar esta tecnologia; já estão envolvidas com esta nova tecnologia há muito tempo e caso este mercado deslanche estas empresas provavelmente irão absorver boa parte da demanda.
Creio que aplicações para TV Digital tambem só serão requisitadas pelas emissoras para programas de âmbito nacional. Os programas regionais (filiais) provavelmente não irão fazer grandes investimentos para aplicações interativas. Se você é do RJ ou SP e está bastante animado com esta tecnologia; aconselho que siga em frente. Aprenda o mais rapido possivel, envolva-se com as empresas interligadas nesse ramo e quem sabe vc descole uma oportunidade boa.
Enfim, esse é meu ponto de vista.

vitinho1712

até desanimei um pouco agora huahahuahuhauauh

mas vlw pelos links ai

M

Não há previsão para interatividade na TV Digital, portanto não há aplicações para serem criadas.

J

não é bem assim. O sinal já carrega todas essas possibilidades. O problema é a tv que é muito cara.

romuloff

vitinho1712:
até desanimei um pouco agora huahahuahuhauauh

mas vlw pelos links ai

se expandir um pouco nao é tao desanimador assim
tem o setor de comerciais … mas não faço idéia de como será o processo de desenvolvimento para esse tipo de cliente.

Enfim. Queria eu ter tempo pra acompanhar as notícias que saem nos excelentes grupos que te passei mas “perdí o fio da meada” …
Além de tambem ter desanimado por não ter dado certo minha participação no curso da Overmedia.
A Caelum tambem lançou um curso, se tiver cash e tempo vale d+. http://www.caelum.com.br/cursos/java-tv-digital/ (parceria com a empresa supracitada)

vitinho1712

vlw pela dica ae

flw

Giulliano

Até onde ue sei…em novembro deste ano começam a sair televiosres com o conversor digital adequado para trabalhar com essa nova API.

A rede Globo ( por exemplo ) esta investindo para tirar proveito disso. O lance é que são peuqnas consultorias quando não os próprios funcionários de uma fábrica interna que irão desenvolver. Em síntese não deve haver muito mercado para a tecnologia (comparando com o JEE). Assim como esta sendo para o Java ME que não tem um mercado muito grande no BRASIL.

J

o decodificador não deve passar de R$ 100,00. O problema é que só serve para receber o sinal. O advento da TV vai demorar mais uns 5 anos ou mais.

M

Giulliano:

Até onde ue sei…em novembro deste ano começam a sair televiosres com o conversor digital adequado para trabalhar com essa nova API.

A rede Globo ( por exemplo ) esta investindo para tirar proveito disso. O lance é que são peuqnas consultorias quando não os próprios funcionários de uma fábrica interna que irão desenvolver. Em síntese não deve haver muito mercado para a tecnologia (comparando com o JEE). Assim como esta sendo para o Java ME que não tem um mercado muito grande no BRASIL.

As pessoas tem que entender que na era digital o conceito de emissora nao quer dizer mais o mesmo. As emissoras do futuro serão empresas de tecnologia, não serão empresas de conteúdo. O que a rede globo faz sozinha realmente não me importa. TV Digital é muito maior do que ela.

J

mochuara:
Giulliano:

As pessoas tem que entender que na era digital o conceito de emissora nao quer dizer mais o mesmo. As emissoras do futuro serão empresas de tecnologia, não serão empresas de conteúdo. O que a rede globo faz sozinha realmente não me importa. TV Digital é muito maior do que ela.

Você não tem idéia da influência que ela teve, no quesito “tecnologia” para implantação do padrão.

M

BINGO. É por isto mesmo que este projeto de TV Digital não vai dar em nada.

J

BINGO. É por isto mesmo que este projeto de TV Digital não vai dar em nada.

De certa forma você tem razão. Poderia estar bem melhor com p padrão brasileiro.

M

juliocbq:

De certa forma você tem razão. Poderia estar bem melhor com p padrão brasileiro.

O que tem no padrão brasileiro e porque seria melhor com ele?

Independente de qual seja o padrão me parece melhor se fosse tão aberto quanto a internet.

J

mochuara:
juliocbq:

O que tem no padrão brasileiro e porque seria melhor com ele?

Independente de qual seja o padrão me parece melhor se fosse tão aberto quanto a internet.

O padrão brasileiro reúne o que há de melhor, do japonês e do europeu, entre outras coisas, que são pesquisadas aqui mesmo.
O centro de pesquisa da tv digital é aqui em Sta Rita, no Inatel.

Sobre ser aberto. Isso não será mesmo. Para desenvolver aplicações, você precisará do hardware, que ainda é caro até para países desenvolvidos. Por enquanto, é possível somente decodificar o sinal(Assistir na tv antiga).

M

juliocbq:

O padrão brasileiro reúne o que há de melhor, do japonês e do europeu, entre outras coisas, que são pesquisadas aqui mesmo.

Sobre ser aberto. Isso não será mesmo. Para desenvolver aplicações, você precisará do hardware, que ainda é caro até para países desenvolvidos. Por enquanto, é possível somente decodificar o sinal(Assistir na tv antiga).

Na verdade por aberto eu quero dizer apenas que tenha alguma forma de conectar com a internet.

J

Não… poderia, mas não será possível pela decisão do governo.

Para ter uma idéia, a TV Cultura estava exibindo dois programas simultâneos, e você poderia escolher qual assistir. O governo tirou do ar, dizendo que não pode ser dessa maneira.

Giulliano

mochuara:
juliocbq:

Na verdade por aberto eu quero dizer apenas que tenha alguma forma de conectar com a internet.

Pelos seus comentários…vc deve ter algo melhor em mente frente aquilo que foi criado por uma comunidade…Por que vc não mostra sua idéia ao invés de criticar com pequenas críticas não construtivas.

Independente da emissora que esta por trás disso tudo, vivemos numa sociedade capitalista, ninguém tem interesse em investir por mero prazer…alguém tem q sair ganhando. E nessa onda os desenvolvedores tb lucram.

[]'s

M

"

J

Eu só queria que uma tecnologia brasileira, que é muito melhor que a outras fossem implantada. Sendo que ela é totalmente compatível com as outras.

O nível de interatividade, de um padrão é classificado de 1 a 5. Aqui no Brasil será 1 ou dois.
Agora não vou discutir sobre política, porque não convém.

J

ninguém nunca ficou isolado por usar o PAL, e em nenhuma de suas variações. Você assiste todos os seu programas, e joga seus jogos, em cor, não?

J

Giulliano:
mochuara:
juliocbq:

Pelos seus comentários…vc deve ter algo melhor em mente frente aquilo que foi criado por uma comunidade…Por que vc não mostra sua idéia ao invés de criticar com pequenas críticas não construtivas.

Independente da emissora que esta por trás disso tudo, vivemos numa sociedade capitalista, ninguém tem interesse em investir por mero prazer…alguém tem q sair ganhando. E nessa onda os desenvolvedores tb lucram.

[]'s

criado por qual comunidade?

M

Ta brincando ne? Desde quando decreto presidencial + meia duzia de empresas é considerado comunidade… :lol:

Giulliano:

[]'s

Não sugeri uma plataforma desenvolvida por hippies, mas por empresas de tecnologia e que entendem do assunto. Que papinho pra boi dormir esse de que vivemos numa sociedade capitalista…

Giulliano

Vamos lá…

na íntegra: http://www.forumsbtvd.org.br/materias.asp?id=6

Cara papinho pra boi dormir ?!?!? Vc mora na Cuba ?

M

Não. No país das maravilhas!

Cada um que me aparece…

J

Enfim, toda essa conversa não tem nada haver com o tópico sugerido.
Sobre trabalho e desenvolvedores, não depende de tecnologia, e sim de política.

Giulliano

juliocbq:
Enfim, toda essa conversa não tem nada haver com o tópico sugerido.
Sobre trabalho e desenvolvedores, não depende de tecnologia, e sim de política.

Realmente a conversa é sobre “por onde começar”. Embora tenham desvirtuado o tópico. A comunidade a qual eu me referi é a sbtvd como mencionado acima e pra finalizar as ferramentas são as mesmas de sempre : Eclipse e NetBeans entre outras que vão surgindo.

Criado 13 de agosto de 2009
Ultima resposta 20 de ago. de 2009
Respostas 29
Participantes 7