Twitter Bootstrap

Olá, Pessoal

Recentemente estava pesquisando sobre front-end e ache o Twitter Bootstrap http://twitter.github.com/bootstrap/
Qual o casamento perfeito? Struts? VRaptor? JSF? JSP&Servlet puro?

Abraços

Não há um casamento perfeito com um framework em específico. É css, html e javascript.

Só não recomendo usar com algum framework que gere components prontos, por que vai virar bagunça. Agora, com frameworks action based, pouco importa o que tu usa no front-end.

bom eu gostaria de ser bem produtivo…

E gostaria de bom action based… Alguem tem alguma indicação??

Estude sobre VRaptor, mas é bom deixar claro que a decisão do framework aqui não tem nada a ver com o bootstrap!

Cara eu usei o bootstrap em um projeto da faculdade so a parte de css, como eu naum gosto muito disso usei o bootstrap e achei muito e facil de usar

so usei a parte de css

com jsf da ate pra usar, mas ai vc nao pode usar nenhuma biblioteca de componentes se não pode dar alguma coisa errada.

Aconselho testar com o VRaptor ou mesmo Grails.

Isso é verdade no projeto que falei antes era com jsf e primefaces, funcionou quase 100%, so quando eu abria panels do primefaces e tantava usar os estilo do bootstrap ai naum dava certo

isso com commandButton por exemplo, quando parava com o mouse em cima ele ficava com o estilo do bootstrap mas se naum naum ficava

Estou desenvolvendo um tutorial em que uso o JSF + twitter Bootstrap + RIA.

onde basicamente é utilizado o bootstrap na construção de layout e o RIA(primefaces, richfaces, icefaces) utilizo, QUANDO NECESSARIO, para facilitar.

o objetivo do tutorial é diminuir a dependencia de primefaces e demais componentes, mais basicamente poder utilizar os <h:…> </h:…> da vida, que nao deixam de ser componentes mais que tambem nao são tão pesados quanto os componentes do primefaces e demais.

até agora estou usando e está funcionando corretamente.

[quote=maaarkin]Estou desenvolvendo um tutorial em que uso o JSF + twitter Bootstrap + RIA.

onde basicamente é utilizado o bootstrap na construção de layout e o RIA(primefaces, richfaces, icefaces) utilizo, QUANDO NECESSARIO, para facilitar.

o objetivo do tutorial é diminuir a dependencia de primefaces e demais componentes, mais basicamente poder utilizar os <h:…> </h:…> da vida, que nao deixam de ser componentes mais que tambem nao são tão pesados quanto os componentes do primefaces e demais.

[/quote]
Parabéns por querer compartilhar a experiência, mas não vira um frankenstein isso? O “facilitar” para alguns pode ser dificultar para outros, eu que uso bootstrap, jquery, html puros com action based acho JSF mais difícil, ou seja, existem dois lados que na maioria das vezes prefere uma coisa ou outra, sem misturar os polos. Mas para seu caso está sendo um sucesso, isso que importa.

[quote=javaflex][quote=maaarkin]Estou desenvolvendo um tutorial em que uso o JSF + twitter Bootstrap + RIA.

[/quote]
Parabéns por querer compartilhar a experiência, mas não vira um frankenstein isso? O “facilitar” para alguns pode ser dificultar para outros, eu que uso bootstrap, jquery, html puros com action based acho JSF mais difícil, ou seja, existem dois lados que na maioria das vezes prefere uma coisa ou outra, sem misturar os polos. Mas para seu caso está sendo um sucesso, isso que importa.[/quote]

Primeiramente, Obrigado.

Bem, em relação ao Frankenstein, a resposta é não, até porque o uso do bootstrap está sendo usado (no meu projeto) para definição de layout, ou seja, toda a estrutura de divs, menus e tudo mais deixo a pá do bootstrap, até porque existe temas e mais temas (baratos e LINDOS por sinal) a venda, ou seja, se ja tem pronto e são bons, ao meu ver eu devo é aproveitar. onde entraria os componentes? bem, o uso de componentes pode ou nao facilitar, até porque eu acho que isso vai de programador para programador, até porque eu adoro action based e component based e acho que posso usar em sistemas diferentes, vai depender do sistema, o meu intuito é mostrar que posso “agilizar” no desenvolvimento evitando a construção de layout (que será responsabilidade do bootstrap, ou seja já existe temas prontos) e caso queira usar os componentes, poderá usar tranquilamente, sem o medo do tal “não vou usar pois pode dar problemas com as bibliotecas de componentes”.

espero não ter embolado e ter explicado meu ponto de vista, caso contrario, desculpe. kkkk

Bom dia maaarkin,

Você já terminou este tutorial? Tem algum modelo (print) de como está ficando teu trabalho?

• Após a conclusão, você vai disponibilizar este tutorial de alguma forma? *

Grande abraço e parabéns pela iniciativa.

estou perto de terminar, vai ter prints de acompanhamento de cada tela, e vou disponibilizar o pdf e o projeto em algum canto pra quem quiser baixar e tal caso queria ver ele rodando e tudo mais.

Entendo.

Me interesso muito. Até mesmo a empresa onde trabalho se interessa em otimizar os layouts dos sistemas web deles. Poderiamos conversar a respeito do teu suporte, etc.

Valeu.