[Ubuntu 5.04 para AMD64] Problemas com SATA e placa de rede onboard

Pessoal, tenho um pc amd64 3000+, numa placa-mãe Asus, num HD SATA.
Peguei um dos CDs do Ubuntu que eu encomendei, só tinha o 5.04 para AMD64.

Enfim, instalei, ele não conseguiu configurar a rede, o que era de se esperar por estou em uma rede doméstica.
Quando foi instalar o GRUB, simplesmente deu uma mensagem de erro em uma tela vermelha dizendo que não foi possível instalar o GRUB. O mesmo aconteceu com o Lilo.

Eu pensei, “vou rodar o live cd, talvez dê para instalar o grub de lá”.
Engano meu. O grub não estava instalado no live, nem o lilo. Pensei em usar a rede para instalar. Quando eu foi tentar configurar, percebi que o ubuntu não detectou minha placa de rede onboard…
Alguém já passou por problemas assim? A configuração nem é tão nova assim…
Será que se eu baixar e instalar o 5.10 resolve? Alguma outra distro que funcione bem com SATA e Athlon 64?

Valeu galera, sei que não é fórum de *nix, mas tem defensores do Ubuntu aqui…

acho que vc vai ter de montar um disketinho de boot com o driver sata do seu hd (a placa de rede só depois do login no su). se é que vc já não fez isso.
EDIT: não conheço essa distro, só tentando ajudar mesmo.

Aqui na firma pegamos o Ubuntu 5.10 (“Version 5.10 for your 64-bit PC”) e não tivemos problema com placas de rede (mas o HD não é SATA).
Hardware (se não me engano - a máquina já foi despachada): Athlon 64 3200+, placa-mãe ASUS.

Veja se você consegue baixar a versão 5.10. Pode ser que ela lhe resolva o problema da rede. (Talvez até o driver SATA).

Bom, se for assim eu vou esperar sair a 6.04 (já devia ter saido né?).
Valeu pela ajuda.

Aqui em casa eu tenho um AMD64 com SATA e placa Asus, com a versao 5.10 do ubuntu, e funciona tudo numa boa. Funcionou melhor que o windows, que na instação, tive q colocar um disquete com o driver da SATA, e para o Ubuntu 5.10, instalou numa boa.