Estou começando a fazer uns testes utilizando o Ubuntu 7.04 (antes utilizava o SLED). Todos os meus testes com Java e conexão com Oracle funcionaram 100%. Queria saber se alguém já instalou um servidor do Oracle XE neste sistema operacional. Sei que é melhor instalar num SO exclusivo de servidor, na verdade é apenas para uma base de testes.
Funciona tranquilamente? (só vou testar à noite)
Algumas dicas de instalação? (por exemplo, no SLED é só digitar “rpm -ivh oracl…” e depende do pacote libaio.
Sinceramente ,
Funcionar ate que funciona bem aqui no meu ambiente de desenvolvimento , porem essa merda de gnome esta dando MUITTTO pau. Eu era um grande fan do gnome, porem nunca mais eu uso. Em casa estou usando o opensuse 10.2 com KDE (yast mata a pau) e esta show de bola . O KDE vem com muita porcaria é com konquero (que acho muito feio) mais ai é só você da uma configurada bacana e tudo fica lindu … um alternativa ao gnome(ubuntu) seria você usar o Kubuntu ou Xubuntu.
está e minha opinião.
Vlw!
marciosantri
better, obrigado pela atenção. Mas minha dúvida é em relação ao servidor do Oracle XE no Ubuntu 7.04…
marciosantri
Se alguém tiver interesse, fiz os testes ontem, eis o resultado (comparado ao SLED 10)
A instalação é bem mais fácil, o reconhecimento de hardware maravilhoso. No entando, o Yast é mais “configurável”. Na verdade, o instalador é bem parecido com o do Windows, mais fácil até. Gostei. Levei 23 minutos instalando.
Achei o Ubuntu bem mais leve. Pra usuário final achei ótimo. Mas fica muito atrás do SLED em ferramentas. Mas, como disse, pra usuário final muitas dessas ferramentas são desnecessárias.
Configurei o proxy no FireFox e funcionou bem. Tentei utilizar os apt-gets da vida e não estava resolvendo o nome dos sites. Aí descobri que tinha que configurar o proxy pra ele tb. Não gostei disso. Achei um retrabalho desnecessário. Talvez tenha uma maneira de definir isto para o SO todo (ainda estou aprendendo o Ubuntu).
Tinha o pacote do Oracle (rpm). Depois de uma leve pesquisada descobrir que era só utilizar o para Debian. Aí foi moleza.
Para instalar o Oracle XE Server precisa do pacote libaio. Tentei instalar pelo apt-get e ele não conseguiu achar o arquivo (não resolvida o nome do site); mas pela ferramenta visual achou (não entendi bem o porque).
As atualizações automáticas (depois do proxy configurado) foram ótimas. Simples e rápidas.
A Internet me pareceu mais rápida. Não sei se é impressão ou um fato.
O Oracle funcionou bem, o Java tb. Na minha opnião, fica assim:
O SLED é melhor quando o usuário é avançado. Permite fazer mais coisas.
O Ubuntu é mais fácil, leve e amigável. Recomendo para usuários finais e nossos clientes.
A única coisa que me deixou com o pé atrás é a continuidade deste distribuição. Particularmente confio mais na continuidade da Novell do que na do milhonário sulafricano. Como a da Novell é paga, o Ubuntu parece ser uma boa escolha. Farei mais testes neste mês.
Ps: Não tive nenhum problema com o GNome conforme citado pelo mensagem do better.
marcelolynx
Estou usando o XE no Meu Ubuntu 7.04 sem maiores problemas, roda tranquilo e pelo menos comigo não tem dado problema nem no BD nem no Gnome.