Uitlização do Construtor

5 respostas
linhorj

Olá pessoal, boa noite!
Sou novo em POO e JAVA. Gostaria de saber em detalhes qual a finalidade do metodo construtor e o que pode ser feito com esse metodo?

Abraços.

5 Respostas

Thiago_MuiLoko

Um construtor serve para inicializar uma classe (ou objeto) que vc deseja utilizar em seu metodo principal.

Vc pode especificar no construtor tudo o que desejar (afinal, isso é JAVA!), desde inicialização de variaveis até procedimentos.

para tirar mais algumas duvidas de POO acretido que esse artigo te ajude,

http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=149

Espero ter ajudado.

Alexandre.Almeidati

O construtor de uma classe, é o método chamado automaticamente ao instanciar uma classe.
É possível herdar o construtor de uma classe ancestral(classe pai). Todas as classes declaradas herdam diretamente ou indiretamente de Object, onde existe declarado o construtor padrão que é chamado quando não declaramos o nosso próprio método construtor em nossa classe.

O método construtor tem por finalidade, garantir que algum funcionamento será executado no momento que criarmos a instância da classe. Podemos utiliza-lo para inicar atributos da classe ou chamarmos algum método.

A declaração de um construtor é definida deste modo dentro de uma classe:

public nome_da_classe();
public nome_da_classe(lista de parâmetros);

por exemplo:

public class MinhaClasse{
     private String nome;
     public MinhaClasse(){
          nome = "Alfredo Constante Inalteravel na Criacao";
          super(); //executa a implementação encontrada no construtor da classe Object
     }
     public MinhaClasse(String snome){
           nome = snome; //Quando é criada a instancia podemos receber como parametro o nome que quisermos iniciar o atributo nome
     }
}
marcosvidolin

O construtor de forma rápida e básica é o “método” que SEMPRE é executado no momento em que você realiza a instância de um objeto. Tenha você declarado explicitamente em sua classe ou não, pois o Java inclui o construtor padrão caso você não tenha declarado um.
Ele é geralmente utilizado para setar alguns atributos do seu objeto. Também pode ser utilizado para forçar que um determinado argumento seja passado no momento da instância.

M

É o trecho de código executado ao se instanciar um objeto.

Exemplo prático:

File f; // declaro que a variável f aponta para um objeto do tipo File
f = new File("/"); // o 'new File(String)' é um dos contrutores da classe File

O trecho de código que está dentro do construtor de File pega a String passada como argumento e cria um objeto do tipo File a partir dela.

Um exemplo de construtor feito a parte: imagine que temos uma classe chamada pessoa. Toda pessoa tem, necessáriamente, um nome. Logo, esse pode ser um parâmetro requerido no construtor para que a classe seja instanciada:

public class Pessoa {
    private String nome;
    // olha o construtor aqui:
    public Pessoa(String nome) {
        this.nome = nome;
    }
}

Ou seja, toda vez que formos instanciar um objeto do tipo Pessoa, devemos informar o nome da mesma. Algo como:

Pessoa p = new Pessoa("Berisvaldo Astrogildo");
linhorj

Quero agradecer a todos pelo esclarecimento e vejo que estou no Fórum correto.
Preciso e quero aprender POO, os conceitos e a forma correta de programação que atualmente as empresas utilizam.
Estou dando JAVA na faculdade, porem não quero ficar apenas no básico, porem no momento tenho que subir para o primeiro degrau.

Abraços e agradeço pelas novas dicas.

Criado 2 de outubro de 2009
Ultima resposta 2 de out. de 2009
Respostas 5
Participantes 5