Uitlização do Construtor

5 respostas
linhorj

Olá pessoal, boa noite!
Sou novo em POO e JAVA. Gostaria de saber em detalhes qual a finalidade do metodo construtor e o que pode ser feito com esse metodo?

Abraços.

5 Respostas

Thiago_MuiLoko

Um construtor serve para inicializar uma classe (ou objeto) que vc deseja utilizar em seu metodo principal.

Vc pode especificar no construtor tudo o que desejar (afinal, isso é JAVA!), desde inicialização de variaveis até procedimentos.

para tirar mais algumas duvidas de POO acretido que esse artigo te ajude,

http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=149

Espero ter ajudado.

Alexandre.Almeidati

O construtor de uma classe, é o método chamado automaticamente ao instanciar uma classe.
É possível herdar o construtor de uma classe ancestral(classe pai). Todas as classes declaradas herdam diretamente ou indiretamente de Object, onde existe declarado o construtor padrão que é chamado quando não declaramos o nosso próprio método construtor em nossa classe.

O método construtor tem por finalidade, garantir que algum funcionamento será executado no momento que criarmos a instância da classe. Podemos utiliza-lo para inicar atributos da classe ou chamarmos algum método.

A declaração de um construtor é definida deste modo dentro de uma classe:

public nome_da_classe();
public nome_da_classe(lista de parâmetros);

por exemplo:

public class MinhaClasse{
     private String nome;
     public MinhaClasse(){
          nome = "Alfredo Constante Inalteravel na Criacao";
          super(); //executa a implementação encontrada no construtor da classe Object
     }
     public MinhaClasse(String snome){
           nome = snome; //Quando é criada a instancia podemos receber como parametro o nome que quisermos iniciar o atributo nome
     }
}
marcosvidolin