Uitlização do Construtor

Olá pessoal, boa noite!
Sou novo em POO e JAVA. Gostaria de saber em detalhes qual a finalidade do metodo construtor e o que pode ser feito com esse metodo?

Abraços.

Um construtor serve para inicializar uma classe (ou objeto) que vc deseja utilizar em seu metodo principal.

Vc pode especificar no construtor tudo o que desejar (afinal, isso é JAVA!), desde inicialização de variaveis até procedimentos.

para tirar mais algumas duvidas de POO acretido que esse artigo te ajude,

http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=149

Espero ter ajudado.

O construtor de uma classe, é o método chamado automaticamente ao instanciar uma classe.
É possível herdar o construtor de uma classe ancestral(classe pai). Todas as classes declaradas herdam diretamente ou indiretamente de Object, onde existe declarado o construtor padrão que é chamado quando não declaramos o nosso próprio método construtor em nossa classe.

O método construtor tem por finalidade, garantir que algum funcionamento será executado no momento que criarmos a instância da classe. Podemos utiliza-lo para inicar atributos da classe ou chamarmos algum método.

A declaração de um construtor é definida deste modo dentro de uma classe:

public nome_da_classe();
public nome_da_classe(lista de parâmetros);

por exemplo:

public class MinhaClasse{
     private String nome;
     public MinhaClasse(){
          nome = "Alfredo Constante Inalteravel na Criacao";
          super(); //executa a implementação encontrada no construtor da classe Object
     }
     public MinhaClasse(String snome){
           nome = snome; //Quando é criada a instancia podemos receber como parametro o nome que quisermos iniciar o atributo nome
     }
}

O construtor de forma rápida e básica é o “método” que SEMPRE é executado no momento em que você realiza a instância de um objeto. Tenha você declarado explicitamente em sua classe ou não, pois o Java inclui o construtor padrão caso você não tenha declarado um.