Um assunto chato

Seguinte: estou para embarcar em uma tecnologia, java ou .net

Postei uma msg semelhante no forum do .net

Java eu sei que tem mercado.
O que me assusta é que levarei muito tempo para aprender, pelo que eu vejo tem que se aprender, dominar, varias tecnologias. Eu nao estou conseguindo ver de uma maneira clara.

.net tem o visual studio eu ainda nao instalei, mais pelo que eu vi é como anterior. Claro quem a estrutura do .net para aprender. Mas as linguagens sao as mesmas. Parece ser mais facil de aprender.

Se eu pego a plataforma j2ee… tenho que aprender ejbs, jsp, mais outras siglas…

no .net … preciso saber a estrutura .net e a linguagem para utilizar. Vb ou C# é bem didatico para aprender.

Olha pessoal, isso nao afirmacao; é o que estou pensando… por isso resolvi postar e ver o que voces tem a me dizer. Ainda nao resolvi qual ir…resumindo.

Gostaria de ir para o java, O que me impede:

Tempo longo para aprendizado
A complexidade de tecnologias que tem.
Eu nao vejao aplicativos como financeiro feito em java. Vejo browser, utilitarios.
Nao vi um ide em java. Sei que tem.

Pq penso no .net: didatica para aprender mais facil.
o Visual studio que poe tudo em um pacote.

Dizem que o salario do .net gira em torno de 3000 a 6000 o java nao deve ficar atrás.

Talvez me falte conhecer mais o java e tb eu talvez esteja viciado na maneira mastigada que o Vs da as coisas. No java pelo que percebi, isso voce tem que buscar, parece que fica meio espalhado.

valeu :?

Gilcecler,
Vc disse longo aprendizado…para quê?É a minha pergunta…
Java é extenso?É.Mas Java serve para Web,Rede,Celular,Desktop…
O q vc quer saber primeiro?O q vc necessita?Achar q irá aprender em 1mês BEM,zilhões de APis,Patterns…isso vc não consegue em nenhuma linguagem!Só o tempo e o esforço o formará programador…defina um foco aonde vc quer chegar primeiro,pois daí será mais fácil lhe indicar um caminho…em qualquer linguagem…vc jah sabe programar em alguma?
Não explicarei maiores detalhes do Java,deixo isso a cargo de pessoas como o Luca,q sempre nos brinda com uma prazerosa demonstração de sua experiência e conhecimento não só sobre Java como de informática em geral quando posta.Ele,com uns 40 anos de programação(desde quando Luca?)pode fazer um paralelo melhor do q eu q só tenho pouco mais de 1ano.Mas fica minha dica:escolha e começe por um começo… :wink:

E as linguagens NÂO são as mesmas.

Desculpe faltou os detalhes. Trabalho a 6 anos com programacao, programei um pouco em vb. A maior parte do tempo em VisualDatflex.

A principio meu foco é desktop

Por ex: a Microsoft me enviou um cd com conteudo para estudar .net

No java por exemplo, eu teria que ir juntando informacoes. Nao que isso seja chato, ou eu seja preguiçoso. Mais isso vai facilitando voce aprender.

só para completar. Eu nao peguei para estudar java ainda… é que vejo “falatório” E realmente as siglas sao muitas para quem é novo.
Agora por exemplo: Eu defino comecar pelo desktop qual é o Basico?
Se eu defino web? Isso é definido no java?

VisualDataflex é orientado a objetos, mais claro esta longe de ser como o java. Mais ele tem o conceito. encapsulamento, poliformismo, herança, classes, etc…

Java tambem tem excelentes livros, se o seu foco for desktop eu particulamente te recomendo o livro dos irmão Deitel http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=166779, com esse livro você vai aprender muita coisa, mas muita coisa mesmo sobre java para desktop e ainda muita coisa para web tambem.
Sem contar o monte de tutoriais completos que você acha na internet e aqui mesmo no GUJ, a SUN disponibiliza varios materias tb, e alguns livros para download.

Várias tecnologias… humm… completo este java nao ?

É tudo igual. Ambos podem ser fácil ou difícil, depende do que vc está buscando. Ninguém pode responder por vc.

Java ainda não compete de igual para igual no desktop. Mas na parte web, cliente/servidor, Java mata a pau!

Java tem padrões, vc não depende de apenas um fabricante como a Microsoft. Se vc quiser um servidor J2EE, pode ser da SUN, IBM, Bea, ou outro open-source! O que importa que todos seguem a mesma especificação, coisa que a M$ nunca vai conseguir. Lá se algo der problema, nao tem jeito. No mundo Java vc tem escolhas.

Calma. Nao é assim tao dificil.
Não comece por EJB, tem muito cara experiente em Java que não domina isto direito.

C# é bem fácil de aprender? Humm… entao porque não aprende logo Java? Eu acho que vc já ouviu falar de uma certa semelhança entre os dois … :wink:

Bem, eu nunca gostei de VB, Delphi, etc. Não gosto de ficar desenhando.
Mas se vc pretende desenvolver aplicações desktop talvez seja o seu caminho, não por .NEt ser melhor, mas o mercado é maior para ele neste caso.

Na web, java domina, fim de conversa. Java é liberdade. Aprenda o básico depois vc vai perceber que é tudo a mesma coisa. Não se prenda a um fabricante, seja livre.

Tempo longo para aprendizado
Depende do tempo que vc tem :-). O que vc quer somente vc sabe!
No .NEt é mais simples? A M$ é campeã em simplicidade, mas muitos programadores nunca chegam ao nível de um programador java.

Por exemplo se vc usa um software e por algum motivo ele não está fazendo o que vc quer, o que vc faz? Se for M$ sei lá… Mas digamos que seja em java, e o software open-source. É comum agente debugar o próprio fonte do software. Muito legal… mas deixa pra la isso.

A complexidade de tecnologias que tem.
Não é assim tb. É simples, desde que aprenda o básico. A sintaxe do Java não importa, é aquela velha história, vai ter “if” , “for”, “while”, toda linguagem tem. Se vc sabe uma, aprende qualquer outra depois.
O problema do pessoal ao aprender java chama-se “classpath”. Tem tutoriais disto aqui. Se aprender isto, vc vai decolar no Java !

Eclipse, NetBeans, etc. Excelentes por sinal. O pessoal aqui é meio viciado no Eclipse :slight_smile:
Muitos softwares são feitos em Java. Veja no java.net e sourceforge. Servidores de Aplicação e muitos frameworks consagrados que já foram discutidos aqu no guj, todos feitos em Java!

ok. Eu já tenho mais interesse pelo mais difícil. Mas tenho que admitir que dei uma fugida do C++ hehehe. Muito punk, Java é tão mais bonito e organizado.

Sim, mas vc vai ter que estudar bastante até chegar ai :slight_smile:

Meio espalhado? Isto que eu quis dizer antes com um cara de M$ não chega no nível de um programador Java. Agente aprende a “aprender sozinho”, o google é um amigo e tanto! Tem o fórum do GUJ tb :-).

Java é lindo. Orientação a Objetos, vários frameworks disponívels, agora explodindo com j2me, etc…
Design Patterns e Java são uma dupla forte. Todos sempre se preocupam com “qualidade” e “padrões”.

OK.

Espero que tome a decisão correta :-).

eu sou da opiniao de q sabendo direto sabe-se qq coisa. eu curto mais java e me dedico mais a ele, mas ja andei olhando C#/.Net.

quanto aqueles CDs da MS, eu sou mto mais baixar uns tutoriais na Internet sobre Java e ler uns livros. eu tenho uma duzia desses cds gratis da MS, eles te prendem tanto ao VS q parece q nao existe C#/.Net, mas sim uma IDE q faz tudo. no Java vc aprende melhor as coisas e, como disseram aqui, escolhe o q quer usar (até nas IDEs: Eclipse, Netbeans, JBuilder…)

fiquei curioso com uma coisa: coloca aqui o link pro fórum de .Net onde vc postou sobre isso tbm. queria saber os argumentos deles contra o Java…

Apesar das siglas JSP, J2ME, J2EE, J2SE etc tudo usa a mesma linguagem. Se você aprende o básico pode-se dizer que sabe programar para Desktop, Web, Micro Edition etc deixando claro que cada um deles tem uma particuliariade e o que muda pouca é pouca coisa.
O que acho interessante é o fato que encontrar muita coisa pronta e de graça. O grupo Apache tem um subgrupo chamado Jakarta que disponibiliza desde servidores web até geradores de arquivos PDF. Sem falar no SourceForge.
Tutoriais, minha nossa tem muito tutorial por ai. Da uma olhadinha nos do GUJ para ter uma noção da capacidade do Java.

[quote=“Gilcecler”]Eu nao vejao aplicativos como financeiro feito em java. Vejo browser, utilitarios.
[/quote]

www.bb.com.br

Sergio, Ricardo, Tiago, André

Finalmente consegui ter uma ideia mais clara do java!..rs

Ricardo… eu tambem odeio ficar desenhando… mais falei em desktop pq tenho um projeto a desenvolver. (mais eu desenho pouco) Eu gosto de caracter.

O livro que o Tiago indicou é um bom comeco? (Deitel)

Sergio assim que responder eu posto o link. Eu nunca vi criticarem o java, só dizem que é mais dificil e o .net tem o apoio do Visual studio. Com o link veremos o q responderam

Agradeço a atençao de todos.

Sergio… como prometi, segue o link:
http://www.msdnbrasil.com.br/forum/ShowPost.aspx?PostID=139147

Q eu falei, é muito raro alguem “meter o pau” no java.

Tem o Core Java também. É muito bom.

Bom, existem alguns fatores a serem considerados:

-Java ainda ta meio crú para aplicações desktop, programar legal (rápido) em swing leva bastante tempo, mesmo com 1 IDE para te ajudar.

-A API do .net para GUI já está em sua segunda incarnação, a primeira já foi considerada velha e largada para traz pela MS e isso vai acontecer novamente no .net 2.0, ou seja, se voce aprender hoje a usar WinForm do .net 1.1, quando sair o 2.0 esse teu conhecimento pra pro vinagre. Swing é uma API sólida que apenas vem recebendo melhorias ao longo de muitos anos.

-.NET tem um custo alto de desenvolvimento e deployment. Precisa comprar as ferramentas da MS, precisa comprar licensas para as estações e servidores onde a aplicação vai rodar. Hoje com java, se quiser, você só precisa pagar o hardware para estar 100% legal.

-Java possui uma cultura muito elitista quanto ao que 1 programador tem que saber para poder começar, “para mexer com desktop voce tem que aprender toda api do swing!”, esse tipo de coisa assusta muita gente, mas o que posso te afirmar é que as trocentas mil siglas existem por causa da ENORME abrangencia da plataforma, que você não vai precisar tomar conhecimento de 99% delas ate realmente precisar usá-las.

-Java é uma plataforma muito mais madura e calejada, seus pontos fracos e deficiências já são amplamente conhecidos e na maioria dos casos existem boas soluções.

-Existem produtos java que te permitem obter performance de desenvolvimento muito superior ao do .net, basta procurar 1 pouco.

São Paulo, 18 de julho de 2004.

Olá, fica até difícil acrescentar qualquer coisa depois de tantos comentários. Bem, falarei do meu caso em particular. 
        Estudo P.D na Fatec-SP (Faculdade de tecnologia de São Paulo) e lá assisti uma palestra de um cara da microsoft que fez eu me decidi pelo java, o cara falava de web-service e colocava o .net nas alturas dizendo que os web services da microsoft eram bem melhores do que os desenvolvidos em java, mas em se tratando de Micro$oft tudo é sempre muito caro, o pacotão que ele apresentou era impossível para um pessoa física, ainda mais para um universitário duro como eu. 
        Quanto o aprendizado em java, acredito que com a experiência que vc tem vc não terá problemas, mas como já foi dito o java é muito extenso, será legal você focalizar os estudos nas API básicas e normas da linguagem. 
          Faço parte de um grupo do yahoo que só comenta o livro do deitel cujo o nome é deitel. O grupo é bem legal eles discutem os exercícios. Aqui no guj o pessoal também é bem legal, eles sempre ajudam quando tenho problemas. Para finalizar, se eu fosse vc, eu aprenderia java.

Luiz Claudio F. dos Santos

Depois de tantos argumentos… parece que a Microsoft terá -1 desenvolvendo. No forum do .net aconselharam ir para o java .

Como o colega colocou, as vezes “Assusta” a quantidade a se aprender. Mais parece-me ser o melhor caminho, ate aconselhado pelo pessoal do .net.

Vou pesquisar alguns livros, e correr atras de material para o ver o basico de onde começar.

Acho que me verao mais vezes por aqui… Se eu nao gostar do java eu digo depois…rss

Ja venho a tempo pensando…achei que levaria mais algum tempo, mais depois dos argumentos.

Vou começar… vamos ver…
obrigado

[quote=“Gilcecler”]Sergio… como prometi, segue o link:
http://www.msdnbrasil.com.br/forum/ShowPost.aspx?PostID=139147

Q eu falei, é muito raro alguem “meter o pau” no java.[/quote]

Bom, a gente aqui do GUJ tem evitado discussoes xiitas tambem. A tendencia eh tentar manter o alto nivel das discussoes.

Rafael

[quote=“Gilcecler”]Depois de tantos argumentos… parece que a Micro$oft terá -1 desenvolvendo. No forum do .net aconselharam ir para o java .

Como o colega colocou, as vezes “Assusta” a quantidade a se aprender. Mais parece-me ser o melhor caminho, ate aconselhado pelo pessoal do .net.

Vou pesquisar alguns livros, e correr atras de material para o ver o basico de onde começar.

Acho que me verao mais vezes por aqui… Se eu nao gostar do java eu digo depois…rss

Ja venho a tempo pensando…achei que levaria mais algum tempo, mais depois dos argumentos.

Vou começar… vamos ver…
obrigado[/quote]

Olá eu sou um dos kras do fórum do .NET, na minha opinião se for desenvolver para desktop, creio que o .NET é mais adequado pois me parece ser mais leve do que um swing, e ainda é mais fácil de usar.

Outra, coisa com o lançamento do .NET, nada ficara incompatível então todo seu conhecimento sera aproveitado (!= do que foi citado acima no quesito WinForms).

Um pobto forte do Java é a maturidade e a grande disponibilidade de coisas livres (IDE’s, framework’s).

[]’s

Se o forum deles ta dizendo isso, precisamos dizer algo mais?
Quem sabe algumas perguntas te ajudam.

Tu ta trabalhando em um empresa que usa VS?
Resposta: Sim.

Não ha risco de tu sair dela em um curto espaco de tempo?
  Vais programar em WinForms somente para Windows a vida toda?

Resposta: Não.

Não acha meio arriscado aprender algo que tu não sabe onde vai usar?
   E se tu precisar desenvolver pra Linux? Como fica?

Outra cois sobre os argumentos que tu postou. Se acha que arrastar componentes é programar, realmente VS é mais facil, mas nesse casa compare com o Sun Java Creator e não com a plataforma Java.

]['s

cara, quanto às silgas. Relaxa.

Aprende BEM as bases da linguagem, programação orientada a objetos. O resto vem BEM mais fácil.

E outra, não seja apressado quando ver algo novo. Se há algum framework que substitui algum trabalho em java, não vá direto por ele. Aprenda primeiro em java, depois a novidade/facilitação/etc.

E sobre o cara que falou em swing, digo que também há alternativas para o swing. Se acha ele muito pesado e meio demorado para desenvolver (como eu acho) use SWT ou XUL :smiley:

Isso é a coisa mais linda do java para mim: opção.

Cara, aprender Java é como ler um livro!

Tu não pode pegar o livro e ir direto ver o número da ultima página e ficar pensando no trabalho que tu vai passar para ler todo o livro. Tu tem que pegar o livro, sem saber o tamanho, e ir lendo, do começo, página por página. Quando tu ver, chegou no fim e nem foi tão dificil.

Com Java é a mesma coisa. Se tu não sabe nada, esquece todas as siglas e esquece o tamanho do Java e começa pelo inicio.

Primeiro o CLASSPATH, realmente tu tem que entender isso. Depois um Hello World! Nesse ponto tu já vai ver que não é dificil, e estudando um pouco tu já vai saber JAVA. O mais importante é saber procurar na API, e não é nem um pouco importante decorar a API. Ai depois tu te foca em alguma tecnologia do Java e seja feliz :smiley:

Certamente para ti ficar fera no Java leva um tempo. Mas também certamente a maioria dos feras do Java hoje não conhecem a fundo tudo que o Java pode fazer, e a moral é se focar em algo.