eduveks:
Afff mas é para ensinar Java e JDBC ou é para ensinar como configurar/instalar/administrar um servidor de base de dados?
Acho q não entenderam bem a pergunta…
Para estudar todo o potêncial do JDBC, não venham com história, o melhor é um H2, Derby, HSQL, etc…
ESTUDAR!!! Estudando o H2DataBase por exemplo fica com certeza com know-how para tudo q é sistema de base de dados!
E na boa, MySql melhor q H2!!! ok… eu não acho e é o que a minha experiência confirma, em todos os projetos aqui estamos usado o H2 com ótimo sucesso e satisfação!
Percam o medo ou receio e testem o H2, tem meses que tem duas versões novas, quase todo mês sai uma versão nova, sempre melhorando e usamos o H2 a pelo menos a 2 anos, nunca perdemos uma DB se quer, e só precisamos voltar uma única vez um backup… e eu até hoje só detectei um bug, que reportei logo, e falei pelo GTalk com o principal developer e me enviou uma class q corrigia o problema em menos de 1 hora… há suporte melhor q isto?
Meu amigo, a questão é simples: Beleza, um gerente de projeto pode ver o H2DataBase com bons olhos. Mas será que ele confia plenamente? Por mais que voce diga que não exista, existe sim a questão da tradição de software. MySQL tem lá seus bugs sim, as vezes dá uns paus feios. Mas hã? É um risco a se correr. Agora convença um gerente de projeto a usar H2DB em um projeto novo para uma multinacional.
Quero ver se você vai ter esse suporte via gtalk daqui a uns 2 anois quando esse projeto crescer ainda mais ou se falhar. Todas as ferramentas possuem um tempo no qual a comunidade fica olhando o comportamento, etc. Ai entao, depois que esses anos de analise são terminados, ai sim que o povo começa a querer arriscar.
E também tem questão de manutenção. Vai em uma empresa grande que trabalha com Oracle e se candidate a vaga de programador dizendo que você é bom com H2DB mas nao conhece nada de Oracle. È regra de mercado, cara. E a maioria dos treinamentos segue essa base.
Vai em uma grande empresa que precisa de uma solução de BD, ofereça seus serviços com H2DB e deixe alguém oferecer com Oracle. Garanto que não é você que vai levar a oportunidade. Ao menos no iniicio, é bom seguir isso. Ninguém quer arriscar dinheiro. Nem eu, que se fosse pra entrar em um curso de Java escolheria H2DB. Pode ser uma solução nova, mas sem tradição.
È ridiculo mas é regra de mercado, temos que seguir.