Um bom banco de dados para aprender a usar jdbc

24 respostas
heberfa

Pessoal,

sou professo de java em um curso técnico, e estou estudando um bom banco de dados para introduzir os conceitos de jdbc sem ter que desfocar para ensinar configurar servidor de banco de dados e usar ferramentas especificas como é o caso do mysql,

bom estou muito inclinado a usar firebird ou postgree

qual é a opinião de vcs?
com qual banco de dados vc iniciaram?

vlw
Heber

www.heberfa.com.br
www.jungledigitalgames.com.br

24 Respostas

blackfalcon

Acho que voce nao gastaria muito tempo das suas aulas ensinando a configurar o MySQL.

Eu baixei uma apostila do MySQL, baixei o MySQL e aprendi a mecher nele… Nao sei mecher com Banco de Dados + Java ainda, mas creio que nao será muito dificil de ensinar seus alunos…

Creio que todas pessoas de seu curso tenha computador… Ate porque se nao tivesse para que estaria fazendo um curso de Java ne rsrs…

Entao, tem umas video aulas do Fernando Filgueiras muito boas para quem quer aprender a trabalhar com Banco de Dados, acho que seria interessante voce baixa-las e gravar em CDs para seus alunos ( caso nao for muito alunos) ou apenas passar o link para eles…

Mas sobre configurar o MySQL, acho que nao ira ser problema algum… Vamos ver a opniao da galera

Abraços

eduveks

E que tal H2DataBase ???

Com o H2DataBase vais poder ensinar todos os conceitos de base de dados…

• Embedded
  • Client / Server
  • Cluster
  • In-Memory
  • Encrypted
  • ODBC Driver

Além de ter a sintaxe do SQL baseada nos padrões, não é como a sintaxe do MySql que deixa o povo mau acostumado, permitindo muitas más práticas.