Um bom profissional na area de sistemas e dados

11 respostas
progJava

o qué é precisso em termos de conhecimento para ser um bom profissional no mercado de desenvolvimento ?

11 Respostas

Andre_Rosa

Depende da área onde você irá atuar. Essa pergunta está muito genérica.

progJava

então acho que minha duvida é exatamente essa .

O que devo estudar por exemplo se tenho o objetivo de ser um bom desenvolvedor ,devo estudar varias lingugens para desenvolvimento,para varios tipos de aplicativos , para gerenciamento de varios bancos ou devo me especializar em uma ou duas e ter um entendimento macro das outras ?

Andre_Rosa

progJava:
então acho que minha duvida é exatamente essa .

O que devo estudar por exemplo se tenho o objetivo de ser um bom desenvolvedor ,devo estudar varias lingugens para desenvolvimento,para varios tipos de aplicativos , para gerenciamento de varios bancos ou devo me especializar em uma ou duas e ter um entendimento macro das outras ?

O bom é focar em uma linguagem só e aprender a dominar os recursos oferecidos por essa linguagem. Só não pode, é claro, se prender naquela linguagem a vida toda, que é o que aconteceu com muitos programadores antigos, que acabaram ficando para trás. Para trabalhar com banco de dados, de modo geral, você deve aprender SQL, que é a linguagem de banco de dados, depois você começa a estudar os gerenciadores (Firebird, MySQL, Oracle, e etc.). Agora o que você vai fazer depende da área. Quem trabalha com Automação Comercial, por exemplo, teve de se adequar ao PAF-ECF, o que necessitou aprender se comunicar com impressoras fiscais e a trabalhar com arquivos de texto.

progJava

para desenvolvimento web qual a melhor linguagem a ser estudada e o desenvolvedor (ling.) tambem faz o design da pagina ou são funçoes separadas no mercado? seria bom aprender desing também?

Andre_Rosa

Muitas empresas utilizam dois profissionais neste caso. Um para desenvolver as funcionalidades da página (o programador) e outro para trabalhar com o design (o designer). Não programo para web e, portanto, não posso lhe sugerir algo. O que posso dizer é que sempre ouço falar muito bem de Java, quando o assunto é web.

progJava

thsnks

luxu

WEB == JSF sempre.

saoj

Comece com um curso sério de datilografia.

Depois programe como um louco.

Basicamente isso.

progJava

ahuahahuaau … boa, isso que da note com teclado sem luz …proximo brinquedo -> mac…rsrsrs flw.

maior_abandonado

para ser um bom profissional básicamente você precisa ler bastante, pesquisar bastante, manter-se atualizado com as fontes mais conceituadas, isso vai te manter atualizado sobre novas tendencias, coisas importantes, conhecimentos bastante usados…

básicamente hoje eu indicaria para você ver de tempo em tempo quais assuntos são bastante discutidos nos foruns, nos blogs, nas revistas, algumas fontes a parte como infoQ por exemplo…

FernandoFranzini

Experiência e certificações.
Dicas - http://fernandofranzini.wordpress.com/2010/12/09/profissional-paraquesdista/

Criado 25 de setembro de 2011
Ultima resposta 26 de set. de 2011
Respostas 11
Participantes 6