Um debate pertinente - TIC

7 respostas
felipeguerra

Pessoal, creio que aqui todos estão utilizando Java, entre outras coisas, por ser uma tecnologia livre.

Livre no sentido de que qualquer um pode baixar a JDK e começar a desenvolver suas próprias aplicações, nesse sentido, eu gostaria de entrar num debate que permeia o nosso campo do conhecimento, mas que nem sempre é o foco, a expansão da Internet na nossa sociedade.

Como muitos aqui, estou pesquisando para fazer o meu TCC e concluir a graduação, por isso que gostaria de incitar a participação do máximo de pessoas possíveis.

TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação é o norte do meu TCC. Segundo o último estudo do CGI.br - COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL - “O índice de pessoas que já utilizaram o computador passou de 45,2% em 2005 para 45,7% em 2006. O número de pessoas que utilizou o computador nos últimos três meses passou de 29,7% para 33,1%. O índice dos que já acessaram à internet cresceu de 32,2% para 33,3% e dos que utilizaram a internet nos últimos três meses aumentou de 24,4% para 27,8%. Já o percentual dos que nunca utilizaram o computador e a internet caiu de 54,8% para 54,3% e de 67,8% para 66,7%, respectivamente.” Resumindo, houve uma melhora, mas ainda aquém do esperado.

Prosseguindo no estudo, o autor mostra que com a internet não pode acontecer o mesmo fenômeno das mídias convencionais: “Apenas a Rede
Globo, em 2002, reteve 53% do faturamento da TV aberta (que por sua vez representa 56% do bolo publicitário brasileiro). A mesma Globo ficou com 54% da audiência. Através de 138 grupos afiliados, as 6 maiores redes privadas controlam 668 veículos (TVs, rádios e jornais)3. Trata-se de um dos maiores oligopólios privados da comunicação existentes no mundo.”
Mas para que isso não ocorra, o que podemos fazer para que a expansão das redes seja feita de forma efetiva e se torne uma política pública de democratização ao direito de comunicação e informação?

Eu tenho um possível modelo para isso: independente do partido que esteja no poder, deve-se garantir através dos meios legalmente constituídos, um investimento maciço. Com o advento das redes Wimax, isso se tornaria viável na medida em que o governo estivesse comprometido.
Evidentemente, como tudo no Brasil, grandes projetos esbarram na questão do orçamento, só que devemos lembrar que o BNDES empresta bilhões de reais para grandes corporações.

Felipe Guerra.

7 Respostas

eric_jf

Não só acho interessante com importante a democratização dos meios de comunicação.
Abordar como cada midia pode influenciar tanto para a democracia (internet) quanto para as ditaduras/totalitarismos (tv e radio).

Conceitos importantes como Industria Cultural e Cultura de Massa podem te ajudar em uma analize mais profunda.

Filosofos como Adorno, Foucault e Marilena Chaui podem te ajudar.

I

O mundo caminha para a democratização dos meios de comunicação, isso fica evidente se vc notar a unificação de serviços na WEB (TV, Telefonia, etc), isso tende a aumentar tendo por um único meio, varios tipos de serviços desde entretenimento à serviços.
Dentro de pouco tempo até mesmo os mais cabeças duras terão que ter mudar para um sitema informatizado não importando se é a padaria da esquina, se tornará impossivel sobreviver sem ajuda da informatica…

felipeguerra

eric_jf:

Conceitos importantes como Industria Cultural e Cultura de Massa podem te ajudar em uma analize mais profunda.

Filosofos como Adorno, Foucault e Marilena Chaui podem te ajudar.

Valeu pela dica, mas meu intuito é não formular uma questão, mas ousar um resposta também, ou seja, seguindo algumas diretrizes como foco no nosso contexto, perspectiva de melhoria econômica, quero propor algo que seja quase um consenso e, não somente um aprofundamento teórico.

Seria um estudo para dar um norte para o Estado. Na prática é como se eu quisesse ‘ensinar’ o governo como enfrentar alguns lobbys de comunicação para que a internet seja efetivamente democratizada.

Atualmente, o govenro Lula tem algumas políticas que considero bastante eficazes, mas ainda ele não toca no cerne da questão, não ‘bota o dedo na ferida’, isto é, não define claramente quem merece atenção com suas políticas públicas de comunicação, é só lembrarmos de quem ganhou com a escolha do padrão japonês de TV Digital.

felipeguerra

IgOr_Kz:
O mundo caminha para a democratização dos meios de comunicação, isso fica evidente se vc notar a unificação de serviços na WEB (TV, Telefonia, etc), isso tende a aumentar tendo por um único meio, varios tipos de serviços desde entretenimento à serviços.
Dentro de pouco tempo até mesmo os mais cabeças duras terão que ter mudar para um sitema informatizado não importando se é a padaria da esquina, se tornará impossivel sobreviver sem ajuda da informatica…

Então, eu sou um pouco mais pragmático à respeito disso.

Como citei aí em cima, devemos observar claramento qual é o contexto brasileiro. Eu citei alguns números sobre o acesso ao PC e a internet para corroborar o meu pragmatismo.

O modelo que tenho em mente, é uma sociedade informatizada que transcendeu os limites da televisão, ou seja, ela interage ao invés de ser somente um mero telespectador!

Mas isso é muito difícil, só lembrarmos da enorme concentração de renda no nosso país. Como conhecimento é poder, talvez seja isso o que precisamos para mudar o quadro nacional.

Resumidamente, quero que, com o advento das redes mais parrudas, todos os brasileiros possam estar conectados, independente da região ou da posição social.

eric_jf

Ok, mas um base filosofica pode clarear mais as coias, e dar respaldo as suas propostas.

É uma questão dificil de resolver, mas acredito que cada vez mais com o acesso a internet essa questão pode melhorar.

Atualmente, o govenro Lula tem algumas políticas que considero bastante eficazes, mas ainda ele não toca no cerne da questão, não ‘bota o dedo na ferida’, isto é, não define claramente quem merece atenção com suas políticas públicas de comunicação, é só lembrarmos de quem ganhou com a escolha do padrão japonês de TV Digital.

Que houve é claro um lob das tvs pelo proprio ministro Helio Costa, ex-funcionario (será?!) da Rede Globo.
Os meios de comunicaçao em massa são muito poderosos, principalmente a Rede Globo, por isso é muito complicado a questão dos lobs. O governo acaba cedendo a pressão.

felipeguerra

Ok, vou ler a Crítica da Razão Pura para dar uma força no meu pensamento…rs!

Brincadeiras a parte, o que eu quis dizer foi o seguinte: o que pode me ajudar na minha tese é a parte estatística, com números sobre a evolução do uso das TICs e, posteriormente, o mais difícil, como fazer isso melhorar ainda mais!

eric_jf

felipeguerra:
eric_jf:

Ok, mas um base filosofica pode clarear mais as coias, e dar respaldo as suas propostas.

Ok, vou ler a Crítica da Razão Pura para dar uma força no meu pensamento…rs!

Brincadeiras a parte, o que eu quis dizer foi o seguinte: o que pode me ajudar na minha tese é a parte estatística, com números sobre a evolução do uso das TICs e, posteriormente, o mais difícil, como fazer isso melhorar ainda mais!

Eu te indico então:
Livro: Sociedade em Rede - A Era da informação: Economia, sociedade e cultura
Autor: Manuel Castells

Criado 8 de janeiro de 2008
Ultima resposta 9 de jan. de 2008
Respostas 7
Participantes 3