Pessoal, creio que aqui todos estão utilizando Java, entre outras coisas, por ser uma tecnologia livre.
Livre no sentido de que qualquer um pode baixar a JDK e começar a desenvolver suas próprias aplicações, nesse sentido, eu gostaria de entrar num debate que permeia o nosso campo do conhecimento, mas que nem sempre é o foco, a expansão da Internet na nossa sociedade.
Como muitos aqui, estou pesquisando para fazer o meu TCC e concluir a graduação, por isso que gostaria de incitar a participação do máximo de pessoas possíveis.
TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação é o norte do meu TCC. Segundo o último estudo do CGI.br - COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL - “O índice de pessoas que já utilizaram o computador passou de 45,2% em 2005 para 45,7% em 2006. O número de pessoas que utilizou o computador nos últimos três meses passou de 29,7% para 33,1%. O índice dos que já acessaram à internet cresceu de 32,2% para 33,3% e dos que utilizaram a internet nos últimos três meses aumentou de 24,4% para 27,8%. Já o percentual dos que nunca utilizaram o computador e a internet caiu de 54,8% para 54,3% e de 67,8% para 66,7%, respectivamente.” Resumindo, houve uma melhora, mas ainda aquém do esperado.
Prosseguindo no estudo, o autor mostra que com a internet não pode acontecer o mesmo fenômeno das mídias convencionais: “Apenas a Rede
Globo, em 2002, reteve 53% do faturamento da TV aberta (que por sua vez representa 56% do bolo publicitário brasileiro). A mesma Globo ficou com 54% da audiência. Através de 138 grupos afiliados, as 6 maiores redes privadas controlam 668 veículos (TVs, rádios e jornais)3. Trata-se de um dos maiores oligopólios privados da comunicação existentes no mundo.” Mas para que isso não ocorra, o que podemos fazer para que a expansão das redes seja feita de forma efetiva e se torne uma política pública de democratização ao direito de comunicação e informação?
Eu tenho um possível modelo para isso: independente do partido que esteja no poder, deve-se garantir através dos meios legalmente constituídos, um investimento maciço. Com o advento das redes Wimax, isso se tornaria viável na medida em que o governo estivesse comprometido.
Evidentemente, como tudo no Brasil, grandes projetos esbarram na questão do orçamento, só que devemos lembrar que o BNDES empresta bilhões de reais para grandes corporações.
Felipe Guerra.