Um debate sobre SAP

15 respostas
Andre_Fonseca

Sefo:
Bom dia,

eu sempre vejo comentários falando sobre essa tecnologia, e de como bem remunerada ela é. Bem, então gostaria de alguns esclarecimentos:

1. Sempre leio aqui no fórum comentários contrários a especializaçãoem qualquer tecnologia. Aqueles que seguem carreira nessa tecnologia não estão se especializando demais? Se essa tecnologia morre daqui a alguns anos, como ficam os profissionais que trabalham nela, já que estes tem pouquissimas experiencias com o mercado de TI(Java, .NET)?

dizem a mesma coisa do Cobol, grandes empresas usam SAP, não vai morrer assim pelo menos de uma hora para outra, eu acho mais arriscado você se especializar em tecnologias que tem um nicho mais voltado a sistemas simples para pequenas empresas, amigos meus que ficaram só no VB por exemplo hoje tem mais dificuldade

eu não recebo muitas vagas de SAP, mas talvez porque estou cadastrado apenas em listas de empregos para Java… rs mas eu acho que a quantidade de ofertas de vagas é realmente menor.

eu acho que de modo geral a melhor forma de vc mudar de tecnologia é estando já empregado em uma empresa ir conversando com o seu chefe se pode aos poucos ir mexendo com esta nova tecnologia, para começar com o SAP por exemplo uma das alternativas é você mexer com SAP Netweaver e aos poucos ir conheçendo o SAP

Sefo:

4) Por falar em cursos, existe alguma sugestão de algum?

Bom, é isso. Agradeço a atenção.
Auf Wiedersehen!!!

dá uma olhada no link

15 Respostas

J-Chist

Daqui a 20 anos, não só o SAP como o mundo pode já ter acabado…

Andre_Fonseca

daqui 20 anos se o mundo não tiver acabado espero estar rico e não mais precisar mexer com TI :slight_smile:

wescleyfcosta

Citando Charles Darwin

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”

acho que é tudo uma questão adaptação, o medo maior é se daqui a 20 anos como estará o mercado de trabalho em todas as áreas… quem não estiver preparado vai sofrer

danilopelegrino

wescleyfcosta:
Citando Charles Darwin

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”

acho que é tudo uma questão adaptação, o medo maior é se daqui a 20 anos como estará o mercado de trabalho em todas as áreas… quem não estiver preparado vai sofrer

Falo tudo meu querido auahuahauhaua

abraço

luistiagos

Sefo:
Bom dia,

eu sempre vejo comentários falando sobre essa tecnologia, e de como bem remunerada ela é. Bem, então gostaria de alguns esclarecimentos:

1. Sempre leio aqui no fórum comentários contrários a especializaçãoem qualquer tecnologia. Aqueles que seguem carreira nessa tecnologia não estão se especializando demais? Se essa tecnologia morre daqui a alguns anos, como ficam os profissionais que trabalham nela, já que estes tem pouquissimas experiencias com o mercado de TI(Java, .NET)?

2. Os salários me parecem serem tentadores, mas e a quantidade de ofertas de trabalho, como é? Existem muitas? Porque o que eu tenho visto, que ao menos na area de programação na plataforma Java, nem sempre os profissionais são bem remunerados, mas demanda de trabalho tem aos montes.

3. Sou analista JR e sempre trabalhei como programador. Para eu entrar numa empresa que trabalha com SAP, sem conhecimento algum de ABAP e etc, é possível? Tenho um contato de um amigo que trabalha com SAP , mas só tenho experiencia como programador . O ideal seria fazer um curso antes, certo? Mas isso por si só, será que é suficiente para conseguir entrar na área?

4. Por falar em cursos, existe alguma sugestão de algum?

Auf Wiedersehen!!!

O foco do sap não é desenvolvimento e administração… as empresas q trabalham com sap dificilmente contratam desenvolvedores… o que eles querem são bons administradores que tenham noções de banco de dados… e para entrar no mercado de sap é muito foda… sap é um circulo fechado… so entra por QI e é extremamente dificil de entrar… a poucas vagas sem QI mas estas mesmas pedem mais de 5 anos de exp em sap… e querem que o cara manje muito bem de adm…

M

"

I

Infolearn http://www.infolearn.com.br ? Centro de treinamento on-line para usuários finais SAP ? Lançamento em Janeiro de 2011

Você sabia? 95% das empresas multinacionais utilizam o SAP como sistema de gestão de negócios…Você quer trabalhar em uma delas?

A decisão pelo investimento em uma nova solução tecnológica deve considerar que seus benefícios só serão alcançados se os seus usuários forem capacitados para realizarem seu trabalho. Esse é um fator crítico para a plena exploração das funcionalidades das soluções SAP.

O diferencial de ser um usuário SAP e conhecer o sistema, é a abertura de portas para milhares de oportunidades em todas as áreas comerciais e industriais, que estão sempre a procura de profissionais atualizados e especializados.

Essa é a solução para todos os profissionais interessados em aprender noções da aplicação SAP R/3 e obter o conhecimento que o capacitem a decidir quais as melhores alternativas de trabalho. Profissionais de áreas de TI e de negócios incluindo: Contadores, vendedores, compradores, engenheiros, administradores de processos produtivos, analistas de sistema, técnicos, programadores etc. podem investir em uma carreira promissora

Em Janeiro de 2011 a oportunidade ideal para você crescer e se destacar no mercado de Trabalho, investindo em um Carrera SAP.
Saiba mais acessando www.infolearn.com.br
Entre em contato e conte sua história. Ajude-nos a criar um curso que atenda as suas necessidades… [email removido]
Siga-nos também no twitter! @infolearn

Jesuino_Master

Sefo:
Muito obrigado pelas respostas.

Mas apenas mais uma questão sobre a resposta nro 1:

Eu sei que não é comun uma tecnologia morrer de uma hora pra outra. Eu estava me referindo a longo prazo. Veja, se hoje eu começo a trabalhar com SAP, e daqui a 20 anos a tecnologia acaba, para que area eu migraria? Eu teria passado anos da minha vida trabalhando com algo que não existem similares no mercado (ao menos eu desconheço). Eu não seria nem programador, nem analista de BD, nem desenvolvedor de testes, nem nada parecido…

É bem diferente de linguagem de programação por exemplo. Se um dia Java acabar, outra linguagem tomaria seu lugar.
Se hoje eu sou programador Java amanhã serei C#.
Se hoje eu te odeio amanhã lhe tenho amor…(viajei um pouco)

mas eu preciso ter muita certeza dos riscois antes de uma mudança um tanto quanto drástica.

Negócios. Quem mexe com SAP sabe bastante de processos e a parte de negócio.

É sempre ter uma carta na manga. Trabalho com ABAP, mas acho que sei mais Java que ABAP :stuck_out_tongue:

Jesuino_Master

Só uma cosia que ninguém fala é que o mercado SAP é um pouco aleatório. Eu tenho só 3 anos de experiência e já notei isso.

Quando tem projeto(implantação) a demanda é muito grande, depois é mais manutenção e extensão, o que não demanda tanto…

Luiz_Aguiar

Lembre-se que o SAP tem vários módulos, cada um especializado em algo, então existe demanda e valores de salário diferentes para cada módulo.

Tenho alguns amigos que trabalham com SAP, inclusive minha namorada, e SAP tem muita vaga sim e paga muitíssimo bem sim.
Recomendo ver o módulo BW/BI.
Até onde sei (e ovo falar), só a certificação SAP é valorizada no mercado, em termos de cursos e afins.

Geralmente os consultores SAP trabalham muuuuito viu… principalmente antes de chegar num nível sênior.

[]s

J

Boa tarde Pessoal,

Ainda sou estudante mas tenho como objetivo trabalhar com SAP.
Vale a pena entrar neste mercado? Alguém tem alguma noção de quanto é o valor hora de um Consultor SAP Basis?

Luiz_Aguiar

Tem ver algum estágio em alguma empresa, é a melhor (única) maneira de começar aos poucos com SAP ainda sendo estudante.

[]s

LPJava

Sefo:
Bom dia,

2. Os salários me parecem serem tentadores, mas e a quantidade de ofertas de trabalho, como é? Existem muitas? Porque o que eu tenho visto, que ao menos na area de programação na plataforma Java, nem sempre os profissionais são bem remunerados, mas demanda de trabalho tem aos montes.

3. Sou analista JR e sempre trabalhei como programador. Para eu entrar numa empresa que trabalha com SAP, sem conhecimento algum de ABAP e etc, é possível? Tenho um contato de um amigo que trabalha com SAP , mas só tenho experiencia como programador . O ideal seria fazer um curso antes, certo? Mas isso por si só, será que é suficiente para conseguir entrar na área?

Auf Wiedersehen!!!

1. bem, nao dar para morrer da noite para o dia, ta mais facil eu, vc e todos que comentaram aqui morrer primeiro rs. Tecnologias como Java que estao bem solidas no mercado e quem dita as regras pra onde o mercado vai, 99.9% nao desenvolve, e isso quer dizer que não é facil algo morrer assim,pois há milhoes, bilhoes de grana envolvida a nivel global. nao se pode pensar apenas a nivel brasil ou do estado que estamos. a coisa vai além disso.

2. a maioria das vagas de sap realmente pedem experiencia e sao chatos com isso, porem é como falaram para desenvolvedores é algo de 10/1, porem consultores na area de negocios, etc a demanda é grande. o QI que vai contar muito, eu iria para area de SAP se tivesse a fim de trampar mais na area gerencial, negocios etc, mas para desenvolvimento ficaria com meu java por ter mais emocao.

3. a propria sap oferece cursos, porem prepara o cheque ai pra nao menos de 4k, para um curso basico, e olha que nao garente muita coisa sem experiencia.

olha o email que recebi hj: http://www.fh.com.br/mkt/Divulg.Basis.htm

flw.

Sefo

Bom dia,

Auf Wiedersehen!!!

Sefo

Muito obrigado pelas respostas.

Mas apenas mais uma questão sobre a resposta nro 1:

Eu sei que não é comun uma tecnologia morrer de uma hora pra outra. Eu estava me referindo a longo prazo. Veja, se hoje eu começo a trabalhar com SAP, e daqui a 20 anos a tecnologia acaba, para que area eu migraria? Eu teria passado anos da minha vida trabalhando com algo que não existem similares no mercado (ao menos eu desconheço). Eu não seria nem programador, nem analista de BD, nem desenvolvedor de testes, nem nada parecido…

É bem diferente de linguagem de programação por exemplo. Se um dia Java acabar, outra linguagem tomaria seu lugar.
Se hoje eu sou programador Java amanhã serei C#.
Se hoje eu te odeio amanhã lhe tenho amor…(viajei um pouco)

mas eu preciso ter muita certeza dos riscois antes de uma mudança um tanto quanto drástica.

Criado 19 de agosto de 2009
Ultima resposta 19 de ago. de 2009
Respostas 15
Participantes 12