Um Dia ia Chegar - OCJP 6 - Pass 70%

E aew Galera!

Consegui, passei no exame ontem (29/10) com 70%, fiz o mesmo no centro da prometric que fica na Impacta, na Paulista.

Segue ai os meus percentuais:

[quote]Declarations, Initialization and Scoping … 60%
Flow Control … 72%
API Contents … 57%
Concurrency … 90%
OO Concepts … 80%
Collections / Generics … 85%
Fundamentals … 44%[/quote]

Como vocês viram ai, fui mal em Fundamentals e API Contents. No API Contens, esperava até menos, mais achei estranho tirar pouco nos Fundamentals, acho que cai em muita pegadinha. Terminei a prova no prazo: 3 horas cravadas, sem tempo nem pra reza um pai nosso antes de sai o resultado, hahaha. Sobre a prova, não sei se na maioria é assim, mais eu não desejo isso pra ninguem: cairam 20 questões de drag and drop. E a maioria sobre genéricos. Não caiu nenhuma sobre regex ou tokenização, somente uma de formatação, duas de classpath e uma sobre datas, envolvendo Locale. Do resto: só thread, conjuntos e genéricos, algumas envolvendo sobrescrição, herança, essas coisas.

Um conselho, fruto da própria experiência: cara, um dia antes da prova, fica de boa, não estuda, não pega livro, resumo, e dorme, dorme que nem uma criança. Não fiz nada disso, estudei, resumi, e virei a noite da quinta pra sexta vendo resumo e ponto com duvida, mais no final da historia, mais atrapalhou do que ajudou. Eu tenho dois certificados da cambridge, e esse tipo de preparação antes ajudou, porque no ingles quanto mais pratica, melhor, mais nesse caso, que envolvia mais uma analise e tudo mais, não rolou fazer isso.

Sobre os Mocks, fui de ExamLab, MasterExam e brinquei uma vez no scjptest.com. A media no ExamLab tava batendo entre 35% e 40%, no MasterExam, entre 50% e 60%, e no scjptest.com, 60% também. Só fui aprovado uma vez no MasterExam com 60%, em todos os Mocks que eu fiz.

Só um detalhe, opnião própria: o pessoal do exame não deixou entrar com comida lá, comprei uma coca e um chocolate pra ficar tranquilo, e eles barraram… Acho que isso é meio que pegar pesado… Pelo menos a coca poderia deixar passar, mesmo que tivesse que tirar o rotulo. E uma hora foi muito engraçado, tinha um cara do meu lado fazendo exame tbm, só não sei qual era, e ele lanço umas tres vezes: “Ai paizinho, me ajuda que o bicho tá pegando”, bem baixinho. No final, acho que o paizinho ajudo ele, porque eu vi ele passando todo sorridente pela recepção, hehe.

Do material, foi o livro da Kathy mesmo, mock e a documentação. Esse post aqui foi util pra dar um review antes do exame, porque as vezes parece que o ExamLab te leva em um nivel de detalhe muito grande e você acaba ignorando algumas coisas basicas: http://pablonobrega.wordpress.com/2010/04/20/50-dicas-praticas-para-o-exame-scjp-java-6/

Bom, acho que é isso! Quero agradecer ao pessoal do GUJ aí que me ajudou e responderam as minhas perguntas, vocês tem parte nessa minha conquista e acredito que, toda boa ação que vem, volta.

Agora, o rumo é á OCWCD, que, se Deus quiser, tá no bolso até Fevereiro !!!

Valew Galera !!!

Parabéns cara…

[quote=jemaretti]Ae Jaba parabéns pela conquista, estou na preparação pra prova também…

como li ai seu depoimento vi que vc nao estudou o test killer né? Na sua opião o MasterExam ajuda bastante? Comecei a praticar ele também e estou achando um pouco difícil e normal?

Tudo de bom cara boa sorte para as próximas!

[]'s

Jemaretti[/quote]

Eu não usei o testkiller, porque sinceramente, não tava com saco pra ficar lendo coisa em pdf, sabe? Mas o pessoal fala muito bem do mesmo. Agora, quanto ao MasterExam, ele até que ajudou bastante sim, e ele é um pouco mais dificil do que a prova sim, normal. Mas se voce quer um conselho, pratica bastante no ExamLab. Por ser tão dificil, ele faz voce ver umas coisas que você náo percebia antes e te força a estudar outras. Pelo menos, foi assim comigo!

congratulation!!

Parabéns…mais um pro time…hehe
Abraços

parabéns pela conquista!

parabens cara… estou estudando tambem, quero tirar a certificação antes de 2011 heheh!!

boa sorte agora!

Ae Jaba parabéns pela conquista, estou na preparação pra prova também…

como li ai seu depoimento vi que vc nao estudou o test killer né? Na sua opião o MasterExam ajuda bastante? Comecei a praticar ele também e estou achando um pouco difícil e normal?

Tudo de bom cara boa sorte para as próximas!

[]'s

Jemaretti