Um? Dois? Três? Mais de três?

Olá a todos.

Estou tentando chegar a um consenso comigo mesmo sobre o que é melhor, se me dedicar a um livro inteiramente, correndo o risco de terminar de lê-lo em poucos dias ou ler em paralelo mais de um livro, deixando para terminar minhas leituras semanas ou até meses depois… :roll:

O que dá certo para você: ler um livro por vez ou vários ao mesmo tempo? e porque?

Como você aprendeu cada uma das siglas que fazem parte do teu currículo hoje, estudando um assunto por vez ou mesclando diversos assuntos ao longo da sua carreira?

Me dá um depoimento bem pessoal? :wink:

Forte abraço,

Acho mais produtivo seguir uma sequência de aprendizado, não se deve pular etapas. O primeiro passo seria o estudo de lógica de programação, seguido de orientação a objetos e UML, por ultimo uma linguagem de programação. O aprendizado de uma linguagem de programação é um processo gradual, cada tópico deve ser entendido separadamente, para depois ser combinado em um conjunto de conhecimento.

Cara, pra te falar bem a verdade, qualquer um dos dois adiantou para mim. Só que, antes de tudo, eu tive que entender como funciona a lógica, orientação a objetos e por aí vai. Por exemplo: aprendi exceções em linguagens OO. Depois disso, eu peguei, por exemplo, exceções em Java e dissequei livros de Java com o assunto, mas só aquele assunto. Pode ser diferente pra você… acho que varia de pessoa pra pessoa e a única maneira de você descobrir isso é testando.
Agora, eu posso ter lido 20 livros, sei tudo sobre Java, mas quando chega algum livro novo, eu leio ele inteiro (se não tiver estudando os outros). Desde o que é computadores até a parte mais avançada (atualmente acho que é ajax e j2me). Porque isso faz você relembrar aquilo que você já tinha aprendido, limpar a caixa que estava velha e sem usar. E geralmente, aparece alguma coisa nova… por exemplo, sobre os primeiros chatterbots, eu conhecia o ELIZA e mais uns 2… mas depois de uns dias (quando terminei de ler um de conceitos), comecei a ler o do Deitel e vi mais nomes ali, como DOCTOR, entre outros… então é sempre bom ler, por mais que você seja extremammente experiente no assunto. Além de melhorar a capacidade da cabeça, ler é muito bom :smiley:

E o risco eh…?

Concordo com o Márcio. Um livro de cada vez. Cada um no assunto que estou estudando.

E prática. Se só ler, sem colocar em prática o que leu, você vai é perder tempo. Nesse caso, é melhor (e mais divertido) ler algum romance.

Com o tempo, graças as boas e más experiências, você também adquire senso crítico. Isso é muito importante para que você não engula qualquer coisa que te falem por aí. Por isso, é bom ler livros com diferentes visões (exemplo: um livro de XP e do Unified Process) e tentar extrair o melhor de cada uma delas.

Isto é tão pessoal. Eu, por exemplo, não gosto de ler mais de um livro por vez. Prefiro me dedicar. Conheço pessoas que lêem 2 ou 3 livros por vez.

Me responda o risco que você fala,

[quote=pcassiano]
correndo o risco de terminar de lê-lo em poucos dias
Forte abraço,[/quote]
é risco de que? Morte?

Depende muito do que tu precisas, se for ter que aprender uma tecnologia especifica para uma vaga, é melhor um, livro soh.

Qual eh o risco que você coloca acima ?

Tu tem que aprender a colocar assunto com nome ou frase mais sugestivo

Qual eh o risco ?

O “fundamental” da computação eu aprendi na universidade. E lá não tem jeito, são vários livros, várias provas, vários trabalhos… tudo ao mesmo tempo! Não era muito problema, pois tive o privilégio de me dedicar somente aos estudos (sem desmerecer, lógico, aqueles que tiveram que suar pra trabalhar e estudar ao mesmo tempo).

Quando eu formei, o universo de siglas do Java foi um enorme problema, pois dava uma angústia em não saber por onde começar ou qual é realmente relevante pra conhecer. Eu só consegui resolver isso quando eu li a introdução do Core Java EE disponível pra download no site do Java. Lá mostra um panorama de tudo o que faz parte da especificação. Existem outros, claro! Mas ficou mais fácil de encaixá-los na cabeça sabendo as siglas “básicas”.

Ainda hoje leio uns três, quatro livros ao mesmo tempo. Às vezes, não tem nada a ver com Java. Hoje acabei de ler Efective C++, estou lendo um de design com UML, um de modelagem 3D, um de EJB3 e um Seam, e ainda tem uns livros “parados” de JavaScript, Erlang e o duo Prototype/Scriptaculous. Não sei se é a melhor forma, mas é assim que eu faço.

Eu também não me prendo ao que “o mercado pede”, pego os temas que acho mais legais pra mim no momento. Assim foi a razão de eu ter estudado Ruby em 2005, quando muita gente nem conhecia. A linguagem poderia nem ter decolado, mas mesmo assim, poderia pegar alguns “soft skills” graças à nova linguagem e usá-lo no trabalho. Foi assim o meu aprendizado de Lisp: ninguém a usa de fato, mas consegui entender funções recursivas e aplicá-las em outras linguagens.

Aliás, eu valorizo mais conceitos do que how-to’s superficiais, pois esses conceitos sobrevivem em outras tecnologias que surgem por aí. E é sempre importante valorizar outras coisas além da computação, como por exemplo: melhorar a língua inglesa, ler noticiários, entender um pouco a economia…

Bom, é isso.

Eu não entendi o porquê de tanto espando pelo fato deu ter escrito “corro o risco de ler…”;

Só usei da linguagem figurada… Entederam, ou querem que eu desenhe? :twisted:

Quanto aos que entenderam, muito obrigado pelas respostas! Estou aprendendo com vocês!

Se mais alguém tiver algo a acrescentar, fique a vontade.

Forte abraço,