Um dúvida sobre aprender Java

Sou iniciante em programação, e me interessei bastante pelo Java,porém iniciei os meus estudos em C, se eu pulasse logo pra Java atrapalharia alguma coisa? Eu sei o básico de algoritmos até a parte de Matrizes e Vetores, então, ainda é cedo para aprender Java? Se eu focar somente em Java eu vou ter problemas para me adaptar a outra linguagem de programação? Essa duvida fica persistindo na minha cabeça, aprender duas linguagens de programação ao mesmo tempo atrapalha? Porque na minha faculdade de CC o foco é C, porém eu quero aprender outras linguagens, se eu tentar aprender logo outra linguagem vai atrapalhar o estudo da outra e vice versa? Agradeceria a quem respondesse

Eu diria pra você não querer “abraçar o mundo” de uma só vez, mas se você se sente seguro em “fuçar” outra vá em frente, só indico fortalecer bem seus conhecimentos em C antes, assim você terá referência e base sólida quando encontrar algo parecido em java e principalmente entender bem as diferenças entre elas, já que são paradigmas diferentes…

Você pode ter um nó na cabeça no começo mas com o tempo você pega o jeito de cada uma…

1 curtida

Precisa necessariamente ter que aprender ponteiros e essas coisas para partir pro Java?

Precisar não precisa, mas ponteiros são um conceito interessante de se saber quando se é programador, mesmo em linguagens que cuidam disso para você, como C# e Java.

O maior risco de você tentar aprender muitas linguagens ao mesmo tempo é você acabar se sobrecarregando e não aprendendo os conceitos. Se é iniciante e está aprendendo C, dê um tempo para os conceitos se firmarem na sua cabeça antes de partir para outras linguagens.

Veja também na sua grade e com seus professores em que momento orientação a objeto é ensinado, pois certamente isso irá requerer uma mudança de linguagem. Daí, possivelmente, seria um momento mais apropriado para aprender Java, por exemplo.

Abraço.

1 curtida

Obrigado man

Sim vai te atrapalhar, foque apenas no C faça seus estudos e exercícios, java é outro conceito de desenvolvimento de software, muito diferente do C, se continuar fazendo tentando os 2 terá dificuldade para desenvolver em Java, pois nao utilizará corretamente o conceito de orientação a objetos.

Foque apenas no C, quando chegar a hora do java você foca no java, espero ter ajudado abs…

Minha dica é não focar em linguagens e sim na lógica, porque essa é a base de qualquer linguagem. Foque na lógica pura sem linguagem de programação, depois estude o que mais te interessar, como na sua faculdade vai focar em C, estude ela, quando terminar o curso estude a linguagem que mais o interessar.

Abraços.

Na minha faculdade a linguagem padrão adotada foi o Java, nós temos a cadeira de algoritmos e no semestre seguinte a cadeira de Programação Orientada a Objetos, Teste e Depuração e Tipos Abstratos de Dados! Dentre as várias cadeiras, se eu quiser fazer todas em java eu posso… Mas é dificil alguém passar a graduação toda com uma linguagem só! Eu mesmo estou doido pra aprender C#! Você sabendo estruturas de repetição, os ifs e elses da vida, funções(métodos em OO), vetores/matrizes, já ta bom pra começar uma linguagem… Se vc ja sabe C (e apenas C), para migrar pro java vc vai ter que aprender alguns conceitos de orientação a objeto que não são difíceis! Sabendo uma linguagem, para migrar fica facil, unica coisa que muda é a sintaxe e algumas bibliotecas!