Sou iniciante em programação, e me interessei bastante pelo Java,porém iniciei os meus estudos em C, se eu pulasse logo pra Java atrapalharia alguma coisa? Eu sei o básico de algoritmos até a parte de Matrizes e Vetores, então, ainda é cedo para aprender Java? Se eu focar somente em Java eu vou ter problemas para me adaptar a outra linguagem de programação? Essa duvida fica persistindo na minha cabeça, aprender duas linguagens de programação ao mesmo tempo atrapalha? Porque na minha faculdade de CC o foco é C, porém eu quero aprender outras linguagens, se eu tentar aprender logo outra linguagem vai atrapalhar o estudo da outra e vice versa? Agradeceria a quem respondesse
Eu diria pra você não querer “abraçar o mundo” de uma só vez, mas se você se sente seguro em “fuçar” outra vá em frente, só indico fortalecer bem seus conhecimentos em C antes, assim você terá referência e base sólida quando encontrar algo parecido em java e principalmente entender bem as diferenças entre elas, já que são paradigmas diferentes…
Você pode ter um nó na cabeça no começo mas com o tempo você pega o jeito de cada uma…
Precisa necessariamente ter que aprender ponteiros e essas coisas para partir pro Java?
Precisar não precisa, mas ponteiros são um conceito interessante de se saber quando se é programador, mesmo em linguagens que cuidam disso para você, como C# e Java.
O maior risco de você tentar aprender muitas linguagens ao mesmo tempo é você acabar se sobrecarregando e não aprendendo os conceitos. Se é iniciante e está aprendendo C, dê um tempo para os conceitos se firmarem na sua cabeça antes de partir para outras linguagens.
Veja também na sua grade e com seus professores em que momento orientação a objeto é ensinado, pois certamente isso irá requerer uma mudança de linguagem. Daí, possivelmente, seria um momento mais apropriado para aprender Java, por exemplo.
Abraço.
Obrigado man
Sim vai te atrapalhar, foque apenas no C faça seus estudos e exercícios, java é outro conceito de desenvolvimento de software, muito diferente do C, se continuar fazendo tentando os 2 terá dificuldade para desenvolver em Java, pois nao utilizará corretamente o conceito de orientação a objetos.
Foque apenas no C, quando chegar a hora do java você foca no java, espero ter ajudado abs…
Minha dica é não focar em linguagens e sim na lógica, porque essa é a base de qualquer linguagem. Foque na lógica pura sem linguagem de programação, depois estude o que mais te interessar, como na sua faculdade vai focar em C, estude ela, quando terminar o curso estude a linguagem que mais o interessar.
Abraços.
Na minha faculdade a linguagem padrão adotada foi o Java, nós temos a cadeira de algoritmos e no semestre seguinte a cadeira de Programação Orientada a Objetos, Teste e Depuração e Tipos Abstratos de Dados! Dentre as várias cadeiras, se eu quiser fazer todas em java eu posso… Mas é dificil alguém passar a graduação toda com uma linguagem só! Eu mesmo estou doido pra aprender C#! Você sabendo estruturas de repetição, os ifs e elses da vida, funções(métodos em OO), vetores/matrizes, já ta bom pra começar uma linguagem… Se vc ja sabe C (e apenas C), para migrar pro java vc vai ter que aprender alguns conceitos de orientação a objeto que não são difíceis! Sabendo uma linguagem, para migrar fica facil, unica coisa que muda é a sintaxe e algumas bibliotecas!