Sou iniciante em programação, e me interessei bastante pelo Java,porém iniciei os meus estudos em C, se eu pulasse logo pra Java atrapalharia alguma coisa? Eu sei o básico de algoritmos até a parte de Matrizes e Vetores, então, ainda é cedo para aprender Java? Se eu focar somente em Java eu vou ter problemas para me adaptar a outra linguagem de programação? Essa duvida fica persistindo na minha cabeça, aprender duas linguagens de programação ao mesmo tempo atrapalha? Porque na minha faculdade de CC o foco é C, porém eu quero aprender outras linguagens, se eu tentar aprender logo outra linguagem vai atrapalhar o estudo da outra e vice versa? Agradeceria a quem respondesse
Eu diria pra você não querer “abraçar o mundo” de uma só vez, mas se você se sente seguro em “fuçar” outra vá em frente, só indico fortalecer bem seus conhecimentos em C antes, assim você terá referência e base sólida quando encontrar algo parecido em java e principalmente entender bem as diferenças entre elas, já que são paradigmas diferentes…
Você pode ter um nó na cabeça no começo mas com o tempo você pega o jeito de cada uma…
Precisa necessariamente ter que aprender ponteiros e essas coisas para partir pro Java?
Precisar não precisa, mas ponteiros são um conceito interessante de se saber quando se é programador, mesmo em linguagens que cuidam disso para você, como C# e Java.
O maior risco de você tentar aprender muitas linguagens ao mesmo tempo é você acabar se sobrecarregando e não aprendendo os conceitos. Se é iniciante e está aprendendo C, dê um tempo para os conceitos se firmarem na sua cabeça antes de partir para outras linguagens.
Veja também na sua grade e com seus professores em que momento orientação a objeto é ensinado, pois certamente isso irá requerer uma mudança de linguagem. Daí, possivelmente, seria um momento mais apropriado para aprender Java, por exemplo.
Abraço.
Obrigado man