Pessoal,
Atualmente estou cursando o primeiro período de Tecnologia da Informação e claro, estou estudando também a lógica de programação. Para ir "adiantando" as coisas, já que eu vou ter lógica no primeiro, segundo, terceiro e quarto período, resolvi por conta própria fazer um curso avançado de lógica em um outro lugar privado. Bom, esse outro curso terminou e resolvi entrar em um curso de JAVA privado também para ir adiantando mais ainda as coisas para mim. E então, na aula de hoje de lógica (na faculdade) a professora passou um exercício matemático muito antigo, mas muito mesmo, que eu de certa forma consegui resolver, mas infelizmente está acontecendo uma coisa que eu não estou conseguindo entender, e vou explicar a vocês.
Primeiro, vou expor o exercício.
Uma rainha requisitou os serviços de um monge e disse-lhe que pagaria qualquer preço para que o serviço fosse realizado. O monge, necessitando de alimentos, perguntou à rainha sobre o pagamento, se poderia ser feito com grãos de trigo dispostos em um tabuleiro de xadrez, de tal forma que o primeiro quadro deveria conter apenas um grão e os quadros subsequentes, o dobro do quadro anterior. A rainha achou o trabalho barato e pediu que o serviço fosse executado, sem se dar conta de que seria impossível efetuar o pagamento. Faça um algoritmo para calcular o número de grãos que o monge esperava receber.
Segundo, agora vamos a lógica do problema.
Bom, se um tabuleiro de xadrez tem exatamente 64 posições e na primeira delas tem 1(2^0) grão, então na segunda terá (2^1) grãos, e isso é percorrido até a última posição(64), irá conter 2^63 grãos, então o resultado final seria em teoria somente eu criar uma variável que guardasse a soma dos grãos de todas as posições, certo?
Beleza..beleza.. então vamos agora para a minha lógica feita no VisualG...
algoritmo "A Rainha e o Monge"
var
soma : real
contador : inteiro
inicio
para contador de 0 ate 63 faca
soma <- soma + 2^contador
fimpara
escreva("O total de grãos é: ", soma)