Um GUJ perfeito

Embora concorde que tenha pessoas que utilizem 800x600, developers nao fazem uso de tal resolucao.

Como vc mesmo disse, os emoticons sao tranquilos, e eh raro ver algo tipo de abuso.

As mudancas que talvez possamos fazer em algum futuro proximo eh restringir o tamanho maximo em pixels dos avatares, para algo relativamente pequeno (120x120, por exemplo).

Assinaturas eh complicado de controlar, e a regra geral eh que, caso alguem venha a encontrar uma assinatura que considere exagerada, algum moderador deve ser comunicado, que por sua vez tentara tomar alguma atitude a respeito.

Rafael

Retira as imagens das assinaturas e modifca os avatares maiores que 130x130.

E bem fácil você modificar os scripts para fazer tudo o que você quer.

http://www.peleteiro.net/stuff/greasemonkey/

[quote=cv]Cada um pode usar a assinatura que quiser, assim como ninguem vai te impedir de andar com a cueca por cima da calca as 3 da tarde no centro da Sao Paulo.

Mas todo mundo sabe que a consequencia mais certa de fazer isso eh ser taxado de mané
http://www.guj.com.br/posts/list/37450.java[/quote]
Simples assim… as mudanças devem vir de baixo pra cima, e não o inverso. Senão desfaz-se a idéia de comunidade (ou grupo de usuários) e passamos a simples frequentadores de um fórum oficial ("…ficando igual aos fóruns do Java.net, JavaRunch, etc."). :wink:

bom… Acho que não tenho realmente conselhos para um guj perfeito, mas posso dizer que a cada dia parece estar mais imperfeito, mais longe do que muitos consideram como sendo algo que realmente deve trazer uma certa segurança e bem estar de cada visitante que aqui frequenta.

Digo isto porque uma das coisas que eu já não gostei foi o fato de quando você criar algo no geral, ter que esperar a moderação decidir se vai ou não ser publicado.

Outro ponto chato que achei foi que, tudo que não for relacionado a tecnologia não deve ser publicado (eu ví isso em algum tópico)

Acho que os usuários tem que poderem ser livre pra expressar qualquer coisas que vem na cabeça, deixá-los realmente “livres”, se o cara quer fazer um tópico falando do Veloses e Furiosos, do Flamengo, do meteoro que vai cair em 2012 ou mesmo expondo a sua vida pessoal pedindo alguma forma de conselho/ajuda, deixa o cara fazer, estamos no geral certo? Sim, é um fórum de Java… mas acredito que isso não irá trazer nenhum lado negativo, pois eu frequento alguns outro fórums e percebo como o guj tem um pessoal cabeça, que não tem em nenhum outro fórum, sério mesmo, acredito que isso se deve a faixa etária do pessoal que frequenta aqui (acredito que todos sejam 20+).

“ah mas é ruim tudo isso porque é ruim de moderar”

e por que não botar mais moderadores da própria comunidade? Além de ter um fórum digamos, “melhor cuidado” (não estou dizendo que está ruim), demonstra como o guj acredita em muitas pessoas da comunidade que o frequentam e que dá a chance para os que merecem

Falar de tecnologia o dia inteiro deixa o cara retardado sério, VAMOS FALAR SÓ SE JAVA/SOA/.NET/RUBY. Como se a vida fosse voltada para a tecnologia, bom eu também sei que a vida não é voltada para um fórum de internet, mas seria algo tão ruim que os usuário pudessem até mesmo ter uma certa amizade e companheirismo? Juro pra vocês que quanto mais a galera fica “parcera” menos tópicos sobre “ah como configura hibernate? ah como eu faço um datasource?” vão aparecer, eu digo isso porque eu tenho alguns amigos que fiz na net que programam em java e a galera se ajuda melhor ainda do que do nada um cara que NUNCA VEIO NO GUJ só veio para pedir ajuda de algo e nunca mais voltar. O guj tem que formar uma comunidade ativa e forte, não uma wikipédia de desenvolvedores frustrados que não tem o mínimo de vontade de ir atrás para resolver um problema e parece conseguir superar seus obstáculos somente com a ajuda de alguém…

Bom aí fica a minha opinião a respeito… Espero não ter ofendido a ninguém, pois juro que não é este o objetivo.

Grato

Eu uso o GUJ sem avatares, via adblock. Só aparecem alguns que não estão no dominio do GUJ.

fala ai velhoo… sou totalmente afavor do velho TEXT puro… recentemente tive uma “treta aqui” no bom sentido… ehehe, com o pessoal do forum…

não curto emoticons fotos e assinaturas coloridas… fica parecendo uma arvore de natal!!!

ao exemplo dos emoticos temos varios no TEXT

=D , :slight_smile: , :S . …

o size das fontes são enormes… e para quem quer interpretar o conteúdo que é o mais importante… não consegue!!..

eu acho que o mais importante concerteza é o coteúdo… e nao carinhas dando sorriso… ou algum zé mané com foto em sua viagem a PQP rs.

Sinceramente, acho um retrocesso ! Avatares servem para expor ou o autor ou personalidade, algo que queira compartilhar na comunidade.

Vira um ponto de relax, alguns são muito legais.

Não vejo problema algum tb nos emotions, afinal, é comunicação baseada em ícones para expressar o Tom de algumas menções, que infelizmente às vezes a escrita rápida e mal feita, não conseguem passar ao público.

na moral… isso é coisa de são paulino ehehe (bambitos…)

então tinha que ser retirado isso definitivamente… se não… (fazer que nem eu to pra fazer) um reader XML bem simplão… e disponibilizar em algum servidor pra galera acessar…

Se você tivesse realmente interessado nisso, e não apenas em dá uma de nerd reclamão, já teria percebido que logo ao lado do título de cada página tem um ícone “XML”. Lá você consegue os feeds de praticamente tudo aqui do GUJ.

É só usar o seu leitor preferido, ou ler os XMLs diretamente, pelo jeito você gosta de coisa hardcore mesmo.

Se alguma alteração precisa ser feita, eu acho que essas duas são mais do que suficientes para deixar o fórum mais clean.

Se bem que poderia ter um plugin de correção ortográfica também né…
:roll:

Erro de digitação é uma coisa, como comer uma letra, esquecer, ou mesmo não ter, um acento. Agora, escrever português errado é outra coisa. Não precisa ficar verificando 10x pra escrever certo. Só que ler coisas como “agente”, “encima”, “concerteza”, “seje”, dentre milhares outras, ninguém merece. Se alguém faltou a aula de português, os outros não têm que pagar o pato.

Isso é inerente ao ser humano e não aos usuários do GUJ. Qualquer lugar é passível de conflito, já que a natureza do ser humano é de competição.

Isso é utopia. Uma anarquia que não daria certo nem em sonho.

ZehOliveira:
vc é são paulino ? AhEUhaUEheu

XML:
yeap, exato! parabéns!!, estou criando um cara pra ler esses XMLS e montar uma pagina mais simples…

“GUJ Perfeito”? Essa afirmação é totalmente utópica. A perfeição é “Plataform-Dependent”. No momento que ficar bom para um, fica horrivel para outro. O que pode-se fazer é usar scripts que deixem mais perto do que vc gosta.

Se gosta de http://forum.java.sun.com/, use o http://forum.java.sun.com/, se gosta do GUJ, use o GUJ.

Acho que não tem pq mais um tópico brigando por essas mesmas coisas, sempre acaba em nada.

[]'s

Perfeito não da, mas que podia melhorar podia, e muito.

Pra começar, uma opção de ir pro último post lido, depois, opções de abrir links na mesma janela ou em uma outra janela, e uma opção para exibir ou não assinaturas e avatares. E também colocar syntax highlight nas tags [CODE], pelo menos pra java né…

Também ajudaria se os bugs com os emoticons se resolvessem, aqui sempre que repete o mesmo, como a setinha, só a primeira aparece, as outras ficam em “modo texto”. E também quando a tag [CODE] é usada com um texto de muitas colunas, zoa tudo.

O corretor ortográfico também não seria mal…

flw

Sugestao e criticas sensatas sao sempre bem-vindas.

• Sobre emoticones: no GUJ eles sao discretos. Sao necessarios na comunicacao pela internet - mesmo em modo texto eles sao utilizados.

• Sobre avatar: contamos com o bom-senso do usuario. Talvez em algum momento sera implementada a limitacao de tamanho automatica (vide observacao la embaixo, sobre software open-source).

• Sobre assinatura: por enquanto nao ha nenhuma norma para isso, exceto bom-senso. Se houver algum exagero algum moderador entrara em contato via PM com o usuario amigavelmente.

• Sobre off-topic: o GUJ nao planeja dominar o mundo nem alienar seus usuarios. Muito pelo contrario. Por isso recomendamos a utilizacao de foruns especificos para manifestacoes religiosas e politicas, por exemplo. :slight_smile:

Pelo contrario. Internamente sempre existem debates de como melhorar o GUJ, nao pense que estamos no limbo. :slight_smile:

Eu ja me daria por contente se todos nos pudessemos postar topicos com titulos adequados, nos foruns adequados e pesquisando antes. :slight_smile:

Reforcando: toda sugestao eh valida, toda critica eh bem-vinda. Mas quando pensamos em uma ideia legal, temos que analisar se isso eh um problema do GUJ realmente.

Sera que eh o GUJ que tem que implementar um corretor ortografico? (plugin pra Firefox deve existir)

Sera que eh o GUJ que tem que ser “Web 2.0 compliance”? (o software utilizado pelo GUJ, JForum, eh open-source, qualquer um pode baixar e altera-lo - se a alteracao for boa, vai pra base de codigo principal e podera ser adotada pelo GUJ no futuro)

Sera que eh o GUJ que tem que bloquear todos as imagens de avatar? (scriptzinho no greasy monkey)

Sao tres itens, apenar para servir de exemplo.

Marcio Kuchma

Não, isso não é o orkut. Se quiserem falar sobre qualquer outro assunto aleatório, façam isso lá. O fato de a maioria aqui já ter mais de 20 anos não significa que somos um grupo composto por pessoas maduras o suficiente para não arrumar briguinhas através deste fórum (como estava acontecendo). Então, para evitarmos que o foco deste grupo se perca, tivemos que tomar atitudes mais drásticas referentes a assuntos que não façam parte do fórum.

Falando em critica construtiva, eh soh comigo ou o “Marcar todos os tópicos como lidos” nao funciona muito bem?

Oi Marcel. Pessoalmente nao sei porque nao uso este recurso. Mas caso voce perceba que isso realmente eh um bug, notifique no site do JForum (o mesmo vale para as sugestoes do Eduardo/dudaskank). A equipe de desenvolvimento do projeto com certeza ficara feliz com feedbacks construtivos. :slight_smile:

http://www.jforum.net/

Marcio Kuchma

Pelo que andei vendo no site do JForum acredito que seja apenas um problema de configuracao. Uma das funcionalidades apresentadas lah no site eh: “Support for different languages; Easy to add new languages”. O que deixa a entender que existe um arquivo para i18n.

O problema eh que quando clico em “Marcar todos os tópicos como lidos” acontece o contrario, marca como não lidos (nao todos mas os mais recentes). Talvez seja apenas o caso de ajustar o label.

O GUJ é ótimo, mas seria perfeito se retirasse os emoticons, avatares e assinaturas (ficando igual aos fóruns do Java.net, JavaRunch, etc.).

Que q vcs acham?

Bom, as assinaturas já dão muita dor de cabeça, isso já foi muito discutido, e surgiu muitas alfinetadas quanto a isso, muita briga. Quem quiser passar o site pra galera, o blog, sei lá, poderia usar a função de perfil do mesmo, assim como msn, e outros afins.

Os avatares nem se fale. Toda hora surge alfinetadas quanto a isso. Já foi discutido, mas tem pessoas que talvez não liga pros outros, ou mesmo nunca viu as grandes discussões e brigas sobre isso, e muitos outros que tem uma resolução muito grande e não se coloca no lugar de quem ainda usa 800x600 ou o que é pior, menor que isso, sim, pq ainda existe.

Bom, os emoticons não tenho muita coisa contra, apesar de também ter gente que não tem muita noção e lota demais de emoticons. Se bem que eu acho que os emoticons do GUJ são bem mais responsáveis que de outros fóruns, então não gera muito problema. Acho que essa questão é bem menos importante.

O GUJ tem um conteúdo ótimo, mas noto muita briga quanto aos avatares e assinaturaas, então, se tirasse elas, não iria ser problema, as brigas iriam parar. Claro, iria surgir uma discussão sobre isso assim como surgiu quando vocês tomaram a iniciativa de transformar o Off em apenas Off de tecnologia, e não de papo furado, o que foi incrível, e representa muito para a mudança da comunidade brasileira de Java. Ninguém jamais irá sair do GUJ por causa dessas 2 alterações, a não ser aqueles que escrevem:

Resposta como: “Opa, achei legal isso” + assinatura como se fosse o currículo da vida toda do cara, ou o que é pior, dezenas de imagens que só atrasam a vida de quem busca conteúdo sério, ou que não tem uma net muito rápida.

Dicas dadas. Acho q os melhores fóruns são (que não possuem nem avatares, nem assinaturas, nem emoticons):

http://forum.java.sun.com/
http://saloon.javaranch.com/
http://www.javalobby.org/java/forums/c5601.html

Isso aé!