Um novo case usando Apache OFBIZ

122 respostas
O

Pessoal,

Depois de um grande sucesso, venho comentar o novo case do Ofbiz no Brasil…
Um novo cliente esta executando com grande perfomance toda a parte de CRM e ERP, com disponibilidade e rapidez na internet um framework que gerou varias polemicas no GUJ.

Para alguns um framework inovador, para outros um grande competidor de mercado no mundo dos frameworks.

Aproveito para mostrar-lhes um pouco mais sobre o Grande Framework OFBIZ, conheçam:
http://ofbiz.apache.org/

Nao e a toa que a Apache adotou esse framework!!! :slight_smile:

122 Respostas

P

Este Ofbiz nao era aquele framework cheio de XML ? :?:

XML sobre XML…

O

PernadePau,

A nova versao do OFBIZ removeu grande parte dos XML, existem opçoes de Annotations…
Recomendo vc olhar, inclusive existe um livro sobre os novos recursos e vantagens de mercado em relaçao a outros frameworks…

Recomendo comprar o livro, pois o mercado de Ecommerce esta começando a crescer forte no Brasil, e estao partindo para soluçoes 100% prontas. O Ofbiz reune todq parte de CRM de uma empresa por padrao e vc so customiza o necessario se quiser.

:slight_smile:

maquiavelbona

Interessante que eles estão usando esse troço mas acho que não era necessário criar mais um usuário para falar da mesma coisa.

Até!

W

E o meu 3 em 1 sound system CCE que ate hoje nao trocaram!!! :lol:

aleck

Pessoal,

Depois de um grande sucesso, venho comentar o novo case do Ofbiz no Brasil…
um cliente esta executando com grande perfomance toda a parte de CRM e ERP, com disponibilidade e rapidez na internet um framework que gerou varias polemicas no GUJ.

Para alguns um framework inovador, para outros um grande competidor de mercado no mundo dos frameworks.

Aproveito para mostralher um pouco mais sobre o Grande Framework OFBIZ, conheçam:

Nao e a toa que a Apache adotou esse framework!!! :slight_smile:

Poderia disponibilizar estatisticas de acesso, hardware utilizado e tempo de desenvolvimento? Seria muito util para avaliar esta solução.

O

O interessante e que varios recursos que o grande OFBIZ utilizava a anos atras, so estao começando a se difundir agora no mundo dos populares frameworks…

• O BeanShell utilizado para executar scripts java, so chegou com o Java 6 e virou uma coisa de outro mundo!
  • O FreeMarker para gerar Templates separando visoes do dados, so chegou com o Tiles no Struts bem depois!
  • Antes do Hibernate existir, ja tinhamos o Castor e o mapeamento objeto relacional do proprio Ofbiz.
  • Segurança, controle de sessao, autenticaçao e criptografia o Ofbiz ja implemantava um framework antes do JSecurity.

Sera essa a razao porque o Ofbiz sempre gerou tanta polemica no GUJ? Parece que as tecnologias atuais de mercado, ja sao bem velhas quando comparadas ao Ofbiz.
:smiley:

ccaneta

MEU,

Isso prova que o mercado de comercio eletronico esta evoluindo para soluçoes preparadas em uma plataforma completa.

Como dizia, fazer do zero nao serve em empresas que precisam de uma soluçao rápida.
Ja pensou ter q meter varios programadores pra programar em Struts, Hibernate, fazer levantamento de requisitos, etc etc. Pra mim a empresa taria fudida!

Num mundo globalizado competiçao e tudo! akakak

O

O GUJ ao invez de tentar entender porque o Apache adotou o Ofbiz, prefere sempre banir por jogo de interesses interno.

Um forum aberto que nao entende o mundo opensource, porem as lojas de ecommerce sempre veem com diferentes olhos a soluçao. Algo para se refletir e pensar?!
:shock:

Rafael_Steil

O “GUJ”? O que o “GUJ” está fazendo de errado aqui? O topico esta aberto, a discussao esta rolando, e tudo esta tranquilo. Que mania de reclamar de boca cheia.

Rafael

O

Rafael Steil:
O “GUJ”? O que o “GUJ” está fazendo de errado aqui? O topico esta aberto, a discussao esta rolando, e tudo esta tranquilo. Que mania de reclamar de boca cheia.

Rafael

Rafael,

Sempre vejo Ofbiz como uma palavra proibida no GUJ, tenho a impressao que este framework incomoda alguns administradores.
Fica dificil mostrar as vantagens assim, enquanto o mundo esta adotando o Ofbiz como soluçao em CRM+ERP o Brasil esta perdendo mercado de Ecommerce.

:-o

B

Tem alguma página em português sobre esse OfBiz? Cases no Brasil? Serve até página de empresa de suporte à tecnologia.

Fora algumas discussões do GUJ, não achei mais nada de concreto no google.

Vinicius_Sartori

casasbahia:
O GUJ ao invez de tentar entender porque o Apache adotou o Ofbiz, prefere sempre banir por jogo de interesses interno.

Um forum aberto que nao entende o mundo opensource, porem as lojas de ecommerce sempre veem com diferentes olhos a soluçao. Algo para se refletir e pensar?!
:shock:

Tem gente que ama criticar o GUJ, o cara vem fazer SPAM, dar opinião sem aceitar outras opiniões e ainda acha que o grupo é errado.

e o framework é legal, mais fico com a opinião dos colegas acima oe os da thread anterior… Java esta saindo da dependencia de XML.

porém eu acredito que cada projeto use o que é melhor, in suma:
o OFBIZ pode ser bom para a sua situação em especifico, mais para a grande maioria das pessoas (não spammers e fakes) esta solução não parece ser muito bem aceita por não atender as necessidades, então não ataque o GUJ, se não tem argumentos evite cair o seu nivel…

e eu estava vendo um pdf explicando o funcionamento do OFBIZ, eu não teria coragem de usar a não ser que fosse um projeto do qual ele fosse muito necessário, ainda prefiro as ferramentas que hoje viraram padrão: Hibernate, JSF, Spring, EJB 3…entre outros…

e por favor me diga onde estão tendo jogos de interesse contra ferramentas Open source ? por que ue vi neste tópico recomendações de outras ferramentas Open Source, acho que você esta meio por fora do conceito do que é ou Não open source :smiley:

mais como eu disse…não estou criticando nem elogiando…apenas acho que o OFBIZ nao atende a necessidade de muitos desenvolvedores por XML ser o lance lento e “proprietario”(open source proprietario como foi dito acima rsrsrs)

agora se voce tiver materiais completos sobre este framework disponibilize aqui se você acha que a galera do “GUJ” é contra o framework que voce usa :smiley:

Rafael_Steil

Exceto eu, nenhum outro moderador postou neste topico, e é natural os usuarios torcerem o nariz para topicos mais comerciais / propagandas. Inclusive, na sua primeira mensagem, uma discussao mais “acalorada” ja foi incentivada, através da frase “…que gerou varias polemicas no GUJ…”.

Nao ha nenhum problema em falar sobre OfBiz ou qq outro framework aqui, pois a troca de informações é livre. O que nós da moderacao devemos prezar é para nao ocorrer desvios de assunto, brigas e flamewars.

Pessoal, vamos todos manter o foco na implementacao deste case das Cass Bahia.

Alguem poderia postar um link para a noticia / press release onde diz que as Casas Bahia estao usando este framework? (e, se possivel, demais tecnologias, pois deve ter bastante coisa interessante)

Rafael

Vinicius_Sartori

Boa rafael…inclusive eu vou editar minha resposta…

mais tipo eu dei uma googleada e não encontrei nada sobre o que o nosso amigo esta falando do sistema da casas bahia, nenhum site informando nada.

aleck

O que torna esta framework tao veloz? Pois pesquisando no google achei uma materia que dizia que as casas bahia teriam um site de vendas:

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/062007/20062007-6.shl

Notem que a materia é de 2007, sendo assim, temos quase 2 anos de desenvolvimento. Isso seria algo rápido para um ecommerce?

Marcio_Duran

Antes de questionar uma tecnologia e preciso provar se sua especificação atende o que realmente a mesma promete, é simples dar só palpite, eu poderia dizer que JAVA hoje é puro Marketing pelas novas tendências que estão ai, entretanto existe uma estratégia de negócios e investimentos que não é um discurso pelo uso de uma solução ou outra.
Gostaria até que o Bruno Souza, fizesse uma colocação sobre negócios para solução de ecommerce, e mais ainda sabemos que a Sun Microsystems já divulgou essa tecnologia no JavaONE, temos que parar de ser amadores e buscar a ter essências sobre o assunto.

aleck

Que parceria da IBM foi esta? http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022009/02022009-8.shl

Websphnere? Ainda não vi materia nenhuma que comprove o uso da framework.

Marcio_Duran

aleck:
Que parceria da IBM foi esta? http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022009/02022009-8.shl

Websphnere? Ainda não vi materia nenhuma que comprove o uso da framework.

Existe sim uma questão de Marketing pela solução,que naturalmente a tecnologia usada não visa ser divulgada para evitar quaisquer questionamentos,e sim pelo vale o mesmo a estratégia de seus investidores e acionistas da Empresa.

O

Ola!!

Bem como comentei existe o livro do Ofbiz que mostra todo o poder do framework, na internet encontramos bastantes documentaçoes e tutoriais.

Vejam doc:
http://www.opensourcestrategies.com/ofbiz/tutorials.php

Depoimentos de usuarios:
http://osdir.com/ml/java.ofbiz.user/2005-05/msg00239.html

O Ofbiz fui customizado para fornecedores parceiros, um caso exemplo e o Opentaps. Uma boa derivaçao do Ofbiz:
http://www.opentaps.org/

Acredito que o Brasil ainda esteja bem atrasado em cases de sucesso, pois a maioria esta tudo no estrangeiro!

Marcio_Duran

Vinicius_Sartori:
[Tem gente que ama criticar o GUJ, o cara vem fazer SPAM, dar opinião sem aceitar outras opiniões e ainda acha que o grupo é errado, pelo amor senhor Casas Bahia.

e o framework é legal, mais fico com a opinião dos colegas acima oe os da thread anterior… Java esta saindo da dependencia de XML.

Concordo com você vamos usar Rails para evitar dependência de tecnologias Java Inúteis.

Marcio_Duran

OfbizSolutions:
Ola!!
Acredito que o Brasil ainda esteja bem atrasado em cases de sucesso, pois a maioria esta tudo no estrangeiro!

Criei uma comunidade que pode ser acessada no link Ofiz Brazil

O

Marcio Duran:
OfbizSolutions:
Ola!!

Criei uma comunidade que pode ser acessada no link Ofiz Brazil

Marcio Duran,

Acho legal existir este movimento Ofbiz no Brasil, pois sinto que este framework tao conhecido internacionalmente e pouco utilizado no Brasil ainda.
Estive conversando com o David Jones sobre os novos modulos funcionais, e realmente eles tem uma ideia de agregar todo os processos de uma empresa.

Acho que e um grande projeto se convertemos seus modulos funcionais para o formato brasileiro.

Quem tiver interesse existe a palestra disponivel do JavaOne feita pelo David.

:wink: :roll:

Pedrosa

Quais as vantagens do uso desse framework em relação ao Spring MVC, JSF, Struts 2, VRaptor e outros?

O

O Ofbiz além de ser um framework tecnico como vc mencionou acima, ele e um framework funcional.
Existem varios modulos ja disponibilizados para o seu negocio, este e o grande interesse dos nossos clientes.

Pense igual a escrever um biblioteca para o java, vc demoraria muito mais que buscar uma feita na Jakarta. Vc nao prefere? Pense isso na visao do cliente!

Começar do Zero e coisa do passado.

Marcio_Duran

OfbizSolutions:
Acho legal existir este movimento Ofbiz no Brasil, pois sinto que este framework tao conhecido internacionalmente e pouco utilizado no Brasil ainda.

São vários Cases nos E.U.As, tem a comunidade Ofbiz no proprio site do Open Strategies como também uma que criei é até Indiano você vai localizar.

Estive conversando com o David Jones sobre os novos modulos funcionais, e realmente eles tem uma ideia de agregar todo os processos de uma empresa.

É um visionário, sem dúvida.

Acho que e um grande projeto se convertemos seus modulos funcionais para o formato brasileiro.

É Fato que a Equique da Sun Microsystems sabe sobre esse projeto e é fato que foi uma revelação quando seu primeiro case surgiu na[Y-EDITADO] pelo Ecommercer [X-EDITADO], a migração é instantanea e agora as [Z-EDITADO]

Pedrosa

Mais o que exatamente ele faz?

Como ele se adapta ao meu negócio e na mesma linha do SAP?

Quais são esses módulos, onde realmente ele vai me tornar produtivo?

A construção de telas eu preciso montar em XML?

Marcio_Duran

[size=18][color=green]“TEMPO É DINHEIRO !!!”[/color][/size]

O

Pedrosa:
Mais o que exatamente ele faz?
Como ele se adapta ao meu negócio e na mesma linha do SAP?
Quais são esses módulos, onde realmente ele vai me tornar produtivo?
A construção de telas eu preciso montar em XML?

Pedrosa,

Vejo que vc tem grande interesse em grandes soluçoes, sugiro ler os links que passei acima ou ate comprar o livro do Ofbiz, seria um bom ponto de partida.

Numa visao muito radical, se facilita a compreensao do poder do Ofbiz vc pode ate comparar com a a ideia do SAP. Mas o Ofbiz ainda esta caminhando nesse poder de funcionalidades.
Tudo so depende da comunidade OpenSource, esta ai a prova o Linux!

aleck

Então deixa eu ver se consigo resumir as vantagens do ofbiz.

Ele tem uma serie de modulos pré programados, onde vc apenas arrasta uns quadradinhos e tudo começa a funcionar.

Ele engloba tudo de mais novo no mercado, porém não te deixa a opção de escolher quais ferramentas são ou não ideais para seu projeto.

A grande maioria dos cases internacionais são de empresas desconhecidas.

Os cases brasileiros sequer possuem provas e testemunhos, sequer podemos garantir sua real utilização.

Gritaram aos ventos que ele agiliza o desenvolvimento de portais de comercio, mas o unico exemplo citado demorou quase 2 anos para fazer nada menos que o básico.

Entendo que esta ferramenta tenha sua utilidade, porém eu certamente pensaria muito antes de recomendar algo assim para meus clientes, pois o mercado está cansado de saber que ficar preso em tecnologia é o mesmo que parar no tempo.

KevinMitnick

Ofbiz, Vive !!!

O

aleck,

Acredito que a filosofia Opensource e projetos internacionais estao um pouco longe do seu mundo nacionalista.
Globalizaçao e uma realidade, enquanto vc dorme outro neguinho constroe um portal, ou framework na China.

Minha sugestao e vc ler um pouco mais o site do Ofbiz, pois como disse: Se a Apache entendeu o diferencial do Ofbiz, vc também ira conseguir.

Creio que se tivessemos uma empresa como a SAP, Microsoft, Oracle etc por atras do Ofbiz, talvez vc se sentisse mais confiavel.

:wink:

victorwss
O

Victor,

Isto nao e apelar, e refletir: Se no Brasil nao temos a tecnologia, so podemos indicar sites internacionais.
Se somos nacionalistas e recusamos projetos internacionais, porque utilizamos a internet?

Deveriamos navegar numa intranet somente. rs

Marcio_Duran

[b]Faça aqui também sua colocação

Aleck, e questione também seus [color=blue]Apoiadores !!![/color]
[/b]
:arrow: [size=18]Fonte [/size] Veja a Matéria

Mais uma palestra interessante. Neste caso, para mim, foi surpreendente, pois embora eu já tivesse até visitado o site do projeto algumas vezes, não havia entendido em detalhes a proposta do OFBIZ. Na apresentação do[color=blue]" Ean Schuessler (figuraça)"[/color] com o [color=blue]“Bruno Souza, da Sun Microsystems”[/color], ficou claro o quanto o projeto é ambicioso. De acordo com o Ean, a idéia é que as empresas possam transformar aquilo que há de práticas comuns ou recomendadas para o seu ramo de atividade em funcionalidade disponível para qualquer instituição do mesmo ramo, de modo que este esforço colaborativo permita estabelecer um novo patamar de qualidade para as aplicações que cuidam do negócio da empresa. O termo negócio aqui revela o foco acentuado na atividade fim das empresas, tanto que no site do projeto são citadas aplicações como ERP, CRM. E-Commerce, etc. A idéia é fornecer um framework que permita até a programadores “do negócio” desenvolverem aplicações que ajudem a otimizar os processos de trabalho das empresas. Neste sentido, o OFBIZ é um framework de componentes já disponíveis para uma gama de segmentos e aplicações já citados, e flexível para absorver novos componentes, de modo a se tornar um grande framework corporativo de código aberto disponível mundialmente. Tudo muito lindo, mas dois participantes levantaram questões muito pertinentes, no meu entender. Primeiro, foi colocada a questão da pouca colaboração observada no Brasil, onde todo mundo usa software livre mas muito poucos desenvolvem e “retornam” para a comunidade o benefício que obtiveram. Segundo, a questão da competitividade pode levar empresas a não cooperar com este “modelo de negócio compartilhado”, pois isto poderia significar a revelação de detalhes estratégicos que poderiam nivelar os concorrentes e prejudicar a empresa que contribuiu. Para a primeira questão, Ean respondeu que por mínimas que sejam as contribuições, o fato de elas existirem já trará ganho. E para a segunda, ele pontuou que as empresas precisam definir o que pode ou não ser tornado público de modo a evitar que questões estratégicas que tenham impacto na sua competitividade sejam divulgadas para os concorrentes. Agora é ver como o projeto, que já conta com uma quantidade razoável de funcionalidades, vai ser visto pelas empresas.

aleck

Victor,

Isto nao e apelar, e refletir: Se no Brasil nao temos a tecnologia, so podemos indicar sites internacionais.
Se somos nacionalistas e recusamos projetos internacionais, porque utilizamos a internet?

Eu questionei o tipo de empresas que utilizam a ferramenta, nunca falei de serem estrangeiras.

Quanto ao Brasil nao apoiar a comunidade open source, acho q vc que deveria se posicionar quanto a isto, pois aqui mesmo no GUJ muitos participam de projetos assim.

Pelo que o Marcio falou, o ofbiz é mais um maker, porém voltado para um publico especifico, sendo assim, nao preciso mais comentar sobre o assunto.

link para o maker: http://www.guj.com.br/posts/list/76773.java#446448

O

Marcio Duran,

Muito bom o link do depoimento, mostrou todo o potencial e a ideia completa Ofbiz!!
Parabens!!

Marcio_Duran

aleck:

Eu questionei o tipo de empresas que utilizam a ferramenta, nunca falei de serem estrangeiras.

Quanto ao Brasil nao apoiar a comunidade open source, acho q vc que deveria se posicionar quanto a isto, pois aqui mesmo no GUJ muitos participam de projetos assim.

Pelo que o Marcio falou, o ofbiz é mais um maker, porém voltado para um publico especifico, sendo assim, nao preciso mais comentar sobre o assunto.

link para o maker: http://www.guj.com.br/posts/list/76773.java#446448

“O que tem que se entender,e que é uma solução Open Source , e isso sim é uma oportunidade”

M

Isso está mais para Off-topic do que para Java Básico, uma vez que não existe dúvida. Mas…

aleck

Vcs poderiam pelo menos para de criar usuarios fake, deprimente isso.

peerless

márcio, você é o usuário OfbizSolutions também né?

O

aleck,

Deprimente e vc nao entender o conceito do Ofbiz e querer dizer que tem usuario fake.
Por favor, se nao entende respeite a opiniao dos outros.

victorwss

Victor,

Você não entendeu.
Leia o artigo do link que eu postei.

Quer falar sobre a qualidade do projeto? Fale, mas não use o fato de a Apache, as casas bahia, ou seja lá quem for estar apoiando como se isso fosse indicativo de qualidade.

Não. O que o OfbizSolutions escreve é inteligível e perfeitamente compreensível. Mas não podemos dizer o mesmo do nosso famoso amigo Marcio Duran.

R

Ja trabalhei com Ofbiz, e nao achei tao ruim num projeto.
Tem suas falhas como qualquer framework, mas quem quiser dizer que nao gosta se sinta a vontade.
Afinal democracia e isso na vida, quem nao quiser nao usa.

Pedrosa

[size=18][color=green]“TEMPO É DINHEIRO !!!”[/color][/size]

Exatamente:
http://info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/022009/02022009-8.shl

J

Genti. Nem posso dizer, Mas eu vi um tal de Minilang nesse Ofbiz?
Ae OfbizSolutions que porra e essa? Ouvi falar que um serviço 100% XML!!! fala serio!

Isso e rapido ou uma porra lerda cheia de parsers? :twisted: :twisted: :twisted:

O

joao.pedro:
Genti. Nem posso dizer, Mas eu vi um tal de Minilang nesse Ofbiz?
Ae OfbizSolutions que porra e essa? Ouvi falar que um serviço 100% XML!!! fala serio!

Isso e rapido ou uma porra lerda cheia de parsers? :twisted: :twisted: :twisted:

Joao,

A nova versao do Ofbiz mudou bastante dessa que vc conhecia, acredito q vc trabalhou com a versao beta do 1.0
Atualmente temos Annotations como opçao, caso vc queira escrever um serviço WebService existe a opçao do XML, ou em Java.

Recomendo vc buscar no site como se criam services, ira ser uma boa leitura.

Um grande vantagem do Ofbiz e que seu deploy pode ser utilizado em varios servidores, JBoss, Websphere, Tomcat, Weblogic.

O

Pessoas,

Aqueles que tiverem interesse em aprender mais sobre este framework que esta revolucionando o mercado de ecommerce no Brasil, sugiro olharem o tutorial do Hello World, vai ser um otimo exercicio pra treinar e começar a competir no mercado de TI:

http://www.opensourcestrategies.com/ofbiz/hello_world1.php
http://www.opensourcestrategies.com/ofbiz/hello_world2.php
http://www.opensourcestrategies.com/ofbiz/hello_world3.php

tnaires

Também sou um dos que suspeitam fortemente que o Márcio é tanto o OfbizSolutions quanto esses fakes.

O

Também sou um dos que suspeitam fortemente que o Márcio é tanto o OfbizSolutions quanto esses fakes.
tnaires ,

OfbizSolutions é uma comunidade especializada em soluçoes e implantaçoes do maravilhoso framework Ofbiz, e uma pena que no Brasil tanta gente desconheça o seu potencial tanto funcional como técnico.
Mas internacionalmente como no JavaOne cada vez vem ganhando mais força os seus modulos e recursos.

Estamos tentando mostrar que as empresas tem novos conceitos de mercado, que o técnico e apenas e uma questao de necessidade. Pois o que importa para a empresa e sempre o negocio, e o Ofbiz vem suprir todas essas necessidades rapidamente.

Caso tenha interesse, junte-se a nossa comunidade OpenSource.

tnaires

OfbizSolutions:
OfbizSolutions é uma comunidade especializada em soluçoes e implantaçoes do maravilhoso framework Ofbiz, e uma pena que no Brasil tanta gente desconheça o seu potencial tanto funcional como técnico.
Mas internacionalmente como no JavaOne cada vez vem ganhando mais força os seus modulos e recursos.

Estamos tentando mostrar que as empresas tem novos conceitos de mercado, que o técnico e apenas e uma questao de necessidade. Pois o que importa para a empresa e sempre o negocio, e o Ofbiz vem suprir todas essas necessidades rapidamente.

Caso tenha interesse, junte-se a nossa comunidade OpenSource.

Ora ora, diante desse poder de persuasão, vou largar tudo, virar fan-boy do Ofbiz, não vou cobrar um centavo pra trabalhar pra nenhuma empresa que o utilize e, de quebra, ainda vou emprestar 100 reais a você :lol:

O

tnaires:

Ora ora, diante desse poder de persuasão, vou largar tudo, virar fan-boy do Ofbiz, não vou cobrar um centavo pra trabalhar pra nenhuma empresa que o utilize e, de quebra, ainda vou emprestar 100 reais a você :lol:

tnaires,

Nao e persuasao, por isso estamos no GUJ explicando e tirando duvidas deste maravilhoso framework chamado Ofbiz.
Caso queiram perguntar, ou juntar-se a nossa comunidade internacional e agora tb nacional adorariamos, afinal o mundo opensource e um trabalho em conjunto.

Vamos trazer para o Brasil o que mundo esta usando!

Estavamos citando alguns cases nacionais, mas como nos solicitaram vamos manter em sigilo os clientes devido a questoes profissionais de etica.

P

Ofbizsolutions. Estava olhando o site do Ofbiz e esses HelloWorld, achei legal o conceito.
minha empresa esta implantando um CRM, e estamos buscando alguma soluçao de mercado.
Vc acha que este produto se equivale ao da Microsoft Site Server?

Obrigado

Marcio_Duran

Não sou o Fake,(OfbizSolutions) mas acredito que a tecnologia vale o entendimento, procure por cases que já fazem sucesso no exterior, desenvolvimento com Framework funcional em tempos de crise financeira é algo pra se pensar, você ser um programador em aspecto de negócio é algo extremamente moderno, acredito que programadores terão outra atividade na implementação futuramente, eu não sou programador sou desenvolvedor sempre trabalhei muito mais com especificação e requisitos, depois conheci programação baseado em desenvolvimento através de worflows que produzem cenário onde você basicamente só invoca o comportamento e sem se quer programar uma linha de código java, o start pra o ERP é de uma produção alinhada em seus módulos funcionais, muito moderno e bastante produtivo, é claro que existe complexidade entre fatores complicadores que possam surgir para se ter que interfacear com outras aplicações e climatização, mas isso é detalhe que pode ser suprido através customizações programáveis, desde que atenda a especificação entre um produto e outro.

Marcio_Duran

victorwss:

Não. O que o OfbizSolutions escreve é inteligível e perfeitamente compreensível. Mas não podemos dizer o mesmo do nosso famoso amigo Marcio Duran.

Victorwss, vou tentar me expressar melhor para que você entenda as coisas de forma inteligível e perfeitamente compreensível.O Ofbiz vale a compreensão por se tratar de um Open Source de alta produtividade você pode usar o http://www.krugle.org (digite Ofbiz e veja que vai achar release de projetos prontos entre outras informações de implementações, customizações entre arquitetura e muito código Open Source), uma coisa que você como programador iria evoluir muito o seu conceito de desenvolvimento a aprender o que é business modeling e SOA entre outras engines sofisticas no plano de Open Strategies.Pode deixar, acredito que logo em breve estarei me lapidando melhor em código Java, a vida também é um processo.

O

pedrinho1:

Ofbizsolutions. Estava olhando o site do Ofbiz e esses HelloWorld, achei legal o conceito.
minha empresa esta implantando um CRM, e estamos buscando alguma soluçao de mercado.
Vc acha que este produto se equivale ao da Microsoft Site Server?

Obrigado

pedrinho1,

Legal seu interesse em implantar o Ofbiz na sua empresa, acredito que vc poderia ser um grande beneficiado por este projeto opensource com os diversos modulos funcionais GRATUITOS!!

Isso e uma grande diferença quando olhamos os produtos de ERP da Microsoft, que custam uma boa grana e ainda nao permitem a customizaçao de acordo com suas necessidades.

Ja trabalhei em empresas em que o Site Server foi utilizado inicialmente, e depois quando o negocio cresceu a Microsoft nao oferecia a ampla gama de recursos que o Ofbiz possui.

Recomendo profundamente a sua implantaçao no Brasil, afinal sera mais um case de sucesso!

O

Pessoas,

Para aqueles que seguem estudando Ofbiz, encontrei um material muito bom sobre o OpenTaps, uma derivaçao do Ofbiz que inclui mais modulos funcionais de parceiros.

http://www.opentaps.org/docs/index.php/Main_Page

Neste link vcs poderao entender os modulos existentes, javadoc e manuais.
Boa Leitura! :wink:

W

OfbizSolutions:
Pessoas,

Para aqueles que seguem estudando Ofbiz, encontrei um material muito bom sobre o OpenTaps, uma derivaçao do Ofbiz que inclui mais modulos funcionais de parceiros.

http://www.opentaps.org/docs/index.php/Main_Page

Neste link vcs poderao entender os modulos existentes, javadoc e manuais.
Boa Leitura! :wink:

Ofbiz ja esta ultrapassado.
Ta todo mundo usando o GrundFz diferente das casas bahia, a lojas Marabraz ta muito mais avancada nesse sentido.

//Daniel

O

windshell,

Acho legal sua opiniao, porem existe o constante erro de comparar frameworks tecnicos com funcionais.
Muitas vezes optamos por fazer do zero ou ir em outra linha de desenvolvimento, como vc mesmo mencionou.
Inicialmente exsite um ganho, porem futuramente o fato do negocio crescer obrigada a constantes programaçoes de modulos funcionais, departamentos a se integrar, e N problemas que ja conhecemos.

Por isso quando temos a base um framework funcional como Ofbiz, o nosso trabalho ja e reduzido drasticamente, pois o modelo de negocio ja esta establecido e partimos sobre uma base feita.
Imagina termos profissionais de mercado com expertise nos modulos funcionais comuns? E um ganho extremo…

Ou seja, futuramente vc pode crescer mais ainda, do que vc ja cresce inicialmente usando Ofbiz.

Nao gosto de comparar o SAP com Ofbiz, mas a linha de raciocinio e a mesma. So depende da nossa comunidade crescer ainda mais no Brasil

fantomas

Li rapidamente os links onde mostram os hello worlds, haviam muito xmls e no código Java havia detalhes que envolviam o protocolo http.

Não sei se entendi direito ou se é preconceito da minha parte o ponto é que não curti a idéia.

a) Até hoje ainda não vi este tipo de coisa realmente emplacar, é sempre grupos isolados.
b) Falar da Apache não diz muita coisa, eles tem projetos bons e outros que já estão morrendo.
c) Em termos de mercado se vc faz a mesma coisa que seu vizinho faz não é uma boa se quiser ser notado.
d) A longevidade é baseada na rápida adaptação.
e) No mercado o que realmente conta é o DIFERENCIAL e EXCELENCIA no atendimento (no Brasil isto é pessimo).
f) O PADRÃO “ferrou” com Henry Ford mesmo sendo bastante inteligente.
g) A melhor roupa é sempre a feita sob medida, não é feita na hora, custa mais caro e ninguem reclama.

P.S SE TIVER um tempinho pra jogar fora vou dar uma olhada melhor neste Ofbiz.

flws

victorwss

Marcio Duran:
victorwss:

Victorwss, vou tentar me expressar melhor para que você entenda as coisas de forma inteligível e perfeitamente compreensível.O Ofbiz vale a compreensão por se tratar de um Open Source de alta produtividade você pode usar o http://www.krugle.org (digite Ofbiz e veja que vai achar release de projetos prontos entre outras informações de implementações, customizações entre arquitetura e muito código Open Source), uma coisa que você como programador iria evoluir muito o seu conceito de desenvolvimento a aprender o que é business modeling e SOA entre outras engines sofisticas no plano de Open Strategies.Pode deixar, acredito que logo em breve estarei me lapidando melhor em código Java, a vida também é um processo.

Não critiquei e nem defendi o Ofbiz. Por enquanto estou neutro. A única coisa que fiz foi pedir ao OfbizSolutions defender a qualidade do projeto sem se embasar em Appeal to Authority.

Quanto ao seus posts não serem muito compreensíveis, convenhamos, nem sempre se entende o que você escreve.

O

fantomas,

Esse tempinho que vc pode estar jogando fora, pode ser um novo emprego que estara perdendo.
Pense que o mercado esta mudando, ja vemos pela crise mundial novos conceitos chegando, Europa e EUA perdendo força, e os Emergentes ganhando mais.

Por isso, em tempo de crises empresas querem soluçoes, gastar pouco dinheiro e sobreviver.
Acho que seus conceitos sobre o Ofbiz precisam ser revistos.

Thiago_Senna

OfbizSolutions:
Por isso, em tempo de crises empresas querem soluçoes, gastar pouco dinheiro e sobreviver.

Você mesmo falou que essa tranqueira é velha e só mil anos depois com a crise é que ele pode finalmente virar uma realidade. Será que não é você quem está preso demais nas tecnologias de museu?

O

Thiago Senna:
OfbizSolutions:

Você mesmo falou que essa tranqueira é velha e só mil anos depois com a crise é que ele pode finalmente virar uma realidade. Será que não é você quem está preso demais nas tecnologias de museu?

Ola Thiago,

Acho interessante seu comentario, afinal muitas razoes tecnologias sao desconhecidas no Brasil ainda.

Como comentei, no Brasil ainda temos poucos projetos e cases, mas internacionalmente as comunidades podem fornecer varias informaçoes.

aleck

Pois é, meu sonho é trabalhar o resto da vida preso a uma ferramenta e ficar configurando xml.

Será que sou só eu que consegue enxergar que este conceito está mais do que defasado e os cases de sucesso de empresas que utilizaram não passam de puro engodo, pois ninguem vai assumir que gastou milhoes e o projeto ficou uma porcaria.

Ps: li o site de cabo a rabo e não vi nada inovador, conceito antigo e fadado ao fracasso, me desculpe.

Ps: ofbiz = Maker, tirem suas proprias conclusoes.

luistiagos

não conheço esse Ofbz mas só de ver o diagrama la da arquitetura dele e a porrada de xml que tenque configurar isto ja me deixou inojado…

O

aleck,

Fico profundamente feliz em saber da sua participaçao no Ofbiz, seu interesse em conhecer melhor o framework, seus recursos e soluçoes. Acredito que um grande diferencial esteja na parte funcional em relaçao a outras soluçoes tecnicas de mercado.

Sugiro vc dar uma olhada nos modulos, ate no OpenTaps Demo disponivel na web.
Caso acredite que possamos melhorar o framework tecnicamente, adorariamos sua participaçao na comunidade opensource!

grprado

Faz muito tempo que não utilizo regularmente o GUJ por causa de tópicos como este.

Antes de qualquer coisa, quero dizer que adoro o GUJ, sempre achei (e ainda acho) o melhor fórum em língua portuguesa de Java.
O problema é a quantidade de posts como este que de nada auxiliam a nossa comunidade.

Houve lançamento de uma nova versão desse framework? Não.
Há informações úteis no começo deste post? Não. *

Se a comunidade do GUJ criou aversão a sua pessoa Ofbizsolutions** é porque você está sempre tentando vender o seu peixe sem ligar para a qualidade da informação que você presta. Você vem postando uma quantidade gigante de mensagens sem adicionar nada para esta comunidade.
Faça uma pesquisa histórica aqui no GUJ e você verá que a maioria das grandes discussões sadias quanto a frameworks foram iniciadas também de forma sadia e não com merchan sem sentido.
Melhore a qualidade de suas mensagens e quem sabe esta comunidade passara a te enxergar com melhores olhos.

Esta é apenas a opinião, que é obviamente uma coisa pessoal, de alguém que não quer nem o seu mal e nem o seu bem, apenas que a qualidade desta comunidade de desenvolvedores Java continue acima da média.

• Se o seu cliente e, veja bem, como você mesmo disse que o cliente é SEU, não autoriza que você divulgue o nome, não divulgue qualquer informação, você não tem como comprová-la. Além disso, empresas adotando frameworks não acrescenta muito conhecimento à esta comunidade. Isso é informação para o site do framework. Já discussões técnicas sem SEM merchan do framework sim.

** A maioria das pessoas que frequenta este fórum não se esconde e, mesmo utilizando nicks, assinam suas mensagens com o seu nome verdadeiro. Isso acrescenta credibilidade, pois o profissional dá “a cara a tapa” com essa atitude.

Abraços

Guilherme

O

grprado,

Caso queira se juntar a comunidade do Ofbiz, adoraremos a sua participaçao.
Afinal, criticas sempre ajudam a construir softwares melhores para todos!!!

Rafael_Carneiro

OfbizSolutions:

O que essa resposta tem haver com o post do Guilherme (grprado)?

peczenyj

OfbizSolutions:
grprado:

** A maioria das pessoas que frequenta este fórum não se esconde e, mesmo utilizando nicks, assinam suas mensagens com o seu nome verdadeiro. Isso acrescenta credibilidade, pois o profissional dá “a cara a tapa” com essa atitude.

grprado,

:arrow: OfbizSolutions PARE com as provocações.

Marcio_Duran

grprado:
Faz muito tempo que não utilizo regularmente o GUJ por causa de tópicos como este.
Antes de qualquer coisa, quero dizer que adoro o GUJ, sempre achei (e ainda acho) o melhor fórum em língua portuguesa de Java.
O problema é a quantidade de posts como este que de nada auxiliam a nossa comunidade.

Um instante para quem não utiliza regularmente o GUJ e depois ainda do nada aparece para questionar demasiada tecnologia, você passa a ter pouca credibilidade, eu acho que se não estamos nos colocando no âmbito técnico da questão,e devemos colocar isso a prova, outra coisa se empresa ou cliente não quer divulgar seus releases é porque existe um motivo de investimentos de ser, ninguém se da o luxo de injetar alguns milhões por fazer, acho que cases existem e devem ser questionados com seus fornecedores ou então procure em alguma comunidade você se Juntar.

Marcio_Duran

Rafael Carneiro:
OfbizSolutions:

O que essa resposta tem haver com o post do Guilherme (grprado)?

Não foi o mesmo que disse que não frequenta o GUJ, e agora sem muita colocação joga suas premissas aqui também.

peczenyj

Marcio Duran:
grprado:

Um instante para quem não utiliza regularmente o GUJ e depois ainda do nada aparece para questionar demasiada tecnologia, você passa a ter pouca credibilidade, eu acho que se não estamos nos colocando no âmbito técnico da questão,e devemos colocar isso a prova, outra coisa se empresa ou cliente não quer divulgar seus releases é porque existe um motivo de investimentos de ser, ninguém se da o luxo de injetar alguns milhões por fazer, acho que cases existem e devem ser questionados com seus fornecedores ou então procure em alguma comunidade você se Juntar.

E o que uma coisa tem haver com a outra?

Marcio_Duran

Porque não liga pra Sun Microsystems e questiona o apoio dela nesse ERP, já se usa Grovvy nas especificações do Obfiz para agilizar aspectos dinâmicos entre outros avanços, muitas informações aqui já se colocaram mas não vi ninguém questionar ou dizer sobre ter participado desse projeto.

peczenyj

Eu devo ligar pra Sun e perguntar qual o sentido da frase abaixo?

Um instante para quem não utiliza regularmente o GUJ e depois ainda do nada aparece para questionar demasiada tecnologia, você passa a ter pouca credibilidade

Groovy não explica a (falta de) lógica apresentada nesse trecho.

M

Essa mescla de propaganda e discussão está me enjoando. E o pior: vejo que não levará a lugar algum…

victorwss

Marcio Duran, em um de seus primeiros posts aqui no GUJ, ainda nos seus primeiros dias, você questionou o cv porque ele não colocava o nome real dele enquanto você colocou o seu bem claro: Marcio Duran.
Logo identificaram ele: Carlos Vilela.

E quanto ao nome real de OfbizSolutions?

Marcio_Duran

peczenyj:
Eu devo ligar pra Sun e perguntar qual o sentido da frase abaixo?
> Um instante para quem não utiliza regularmente o GUJ e depois ainda do nada aparece para questionar demasiada tecnologia, você passa a ter pouca credibilidade
Groovy não explica a (falta de) lógica apresentada nesse trecho.

:!: Diz que não frequenta o GUJ, e surgi sem uma melhor informação e sobre o Release novo do projeto que esta bem mais avançado tecnicamente.

:arrow: FONTE , tem que procurar casos de sucesso para querer vir aqui dar palpite, amigão !!!

Project Geogia is an effort to build an Enterprise Resource Planning system using Grails (http://grails.org). We use UML diagrams (http://neogia.org/UML_Diagram) from project Neogia as references, and … [More] domain classes are generated from Apache OFBiz. Geogia Sub-projects are: ZK Plugin for Grails - A plugin that enables ZK as a view technology for Grails. It is a fork of the original ZK Grails Plugin. Currently, scaffold generator is being developed. OFBiz Domain Generator - A script that generates Grails-compatible domain classes from Apache OFBiz entities. Some features, e.g enumeration generator and Hibernate View generator, are still missing. Latest News8-Jun-2008 Geogia will be upgrading to Grails 1.0.3. A new approach to generate Grails domain classes is being investigated. We are stepping closer to directly use OFBiz’s entitymodels. 8-Feb-2008 Grails 1.0 has been released and Geogia has now updated. Code generation is also getting better. We are now using Groovy parser to format the generated codes. 21-Dec-2007 Geogia has been updated to use Grails 1.0 RC3/Groovy 1.5. It will be continuously updated toward Grails 1.0. 18-Dec-2007 Groovy-MDA code is embedded into Geogia in the the form of Grails plugin. A new specific script “XmiGen” has been created. Now Geogia is self-contained and this is going to be a good start for MDA plugin for Grails. 13-Sep-2007 Groovy-MDA has released its 1.1-snapshot, which supports input pre-processing. Geogia project uses this snapshot to build a generator, called Geogia-XMI. Sponsor This project is kindly sponsored by Poseidon UML from Gentleware AG. ScreenshotThe following shows a quick screenshot of Geogia 0.1-SNAPSHOT created with Grails scaffolding.

Marcio_Duran

victorwss:
Marcio Duran, em um de seus primeiros posts aqui no GUJ, ainda nos seus primeiros dias, você questionou o cv porque ele não colocava o nome real dele enquanto você colocou o seu bem claro: Marcio Duran.
Logo identificaram ele: Carlos Vilela.

E quanto ao nome real de OfbizSolutions?

Victorwsss, já convidei vários amigos para vir aqui postar e até entrar em debate no GUJ, muitos tem alta credibilidade no mercado e tem gente aqui dentro que é dono de consultoria, dono de centro de treinamento, entre outras pessoas de grande influencia no mercado de Tecnologia da Informação, eu não me importo de colocar o meu nome real e fazer minhas colocações sejam elas equivocas ou reparadas logo depois, não abaixo a bola pra ninguém aqui dentro, se tenho ou não a melhor informação técnica eu vou procurar me atualizar fazer cursos ir atras da verdade seja ela onde estiver.Então vai de cada um não acho que a pessoa deva ou não se expor isso é um direto a proteção contra conspiradores, e acredite existe de tudo nesse mundo, mas o mercado de consultor e consultoria é bem mais complexo do que se imagina , o motivo é sempre o mesmo BUSINE$$.

R

Nomes reais ou nao, isso nao muda a realidade, o importante e uma comunidade unida pelo o mesmo objetivo.
Saber o nome de alguem nao muda nada, so vao poder falar o X fulano tal.

Acredito que seja um problema de maturidade entendermos que gostamos de ser chamados por um nick na internet tb.

Por favor, me chamem agora de He-Man soh.
:smiley: :smiley: :smiley:

victorwss

Certo então. Beleza.

R

Apache Open For Business (Apache OFBiz) is Open Source automation software that is an Apache Top Level Project. As automation software it comprises a mature suite of enterprise applications that integrate and automate many of the business processes of an enterprise.

All of Apache OFBiz functionality is built on a common framework. The functionality can be divided into the following distinct layers:

[edit] Presentation Layer

Apache OFBiz uses the concept of “screens” to represent the Apache OFBiz pages. Each page is, normally, represented as a screen. A page in Apache OFBiz consists of components. A component can be a header, footer, etc. When the page is rendered all the components are combined together as specified in the screen definition. Components might be Java Server Pages ([JSP]s) , FTL pages built around FreeMarker template engine, Forms and Menus Widgets : an OFBiz specific technology.

[edit] Business Layer

Application layer defines services provided to the user. The services can be of several types: java methods, SOAP, simple services, workflow, etc. A service engine is responsible for aspects such as invocation, transactions, security, etc. Apache Ofbiz uses a set of well established, open source technologies and standards such as Java, J2EE, XML, SOAP, etc. Although Apache OFBiz is built around the concepts used by J2EE, many of its concepts are implemented in different ways to that in J2EE; either because Apache OFBiz is prior to many recent improvements in J2EE or because Apache OFBiz authors didn?t agree with those implementations.

[edit] Data Layer

Data layer is responsible for database access, storage and providing a common data interface to the Business layer. Data is accessed not in Object Oriented fashion but in a “relational way”. Each entity (represented as a row in the database) is provided to the business layer as a Generic Value. A generic value is not typified, so, fields of an entity are accessed by the column name.

[edit] Domain Layer

As consequence of the interface provided by the data layer, which only provides Generic Values representing table instances, which are table rows, there is not an OO domain model in Apache OFBiz. Therefore the domain model can be considered Anemic.

Apache OFBiz is implemented on Three Tier Architecture:

* Presentation Tier
* Application Tier
* Data Tier
aleck

Desculpe Marcio Duran, mas ate agora vc e seus amigos do ofqualquercoisa so falaram bobagens e nao disseram pq esta solucao é superior as demais do mercado.

Dizer que algo é superior pq o outro é pior e não gera dinheiro imediato é um argumento infantil.

No site só encontrei informações que demonstram a baixa qualidade e contra mão tecnologica do produto e o pessoal do guj ta cansado de saber que produtos como este não são a bala de prata e apenas servem para um pequeno nicho do mercado de tecnologia.

Se os seus amigos sao donos de consultoria que vendem este produto, ou donos de centro de treinamento, isto pouco me importa, pois nada prova sobre a qualidade de tal.

Quanto aos varios cases de sucesso do produto no exterior, me desculpe, mas isto nao prova nada, pois temos diversos casos de sucesso de produtos que na verdade nao passavam de uma venda bem sucedida ou pura enrolação do cliente. Não vou citar nomes e produtos, mas não é fácil listar tais empresas.

Se quer apoiar tal produto, por favor o faça de maneira inteligente, pois estou espantado de um cara que se diz formador de opiniões ter se “vendido” por tão pouco, seu amigo ofqualquercoisa até se intrometeu em um tópico onde a pessoa apenas queria construir telas crud e aprender tecnologias para empurrar o produto.

Me desculpem moderadores, mas eu já teria banido o usuario offbizqualquer coisa e seus clones por spam, isso esta mais do que na cara e esta incomodando a maioria aqui.

paz.

R

Vejo as discussoes, e quando alguem indiretamente diz paz com o objetivo de afetar alguem nao sinto PAZ nisso.
Paz e ter amor ao proximo, e sinto raiva de sua parte.

Vamo tentar ajudar uns aos outros, e tirar duvidas. e quem sabe chegarmos a uma conclusao sabia sobre o Ofbiz.
Pois nem porque alguns dizem ruim, todos vemos o mesmo.

victorwss

http://en.wikipedia.org/wiki/Spam_(Monty_Python)

O

Pessoal,

Percebo que saber o nome de uma pessoa e mais importante do que a troca de experiencias.
Acredito que todos que buscam um nome, somente tem a intençao de ir num google saber quem seria o sujeito.

Meu nome e Marcos Souza Cruz, sou DeveloperJava e estou iniciando um movimento da comunidade brasileira do Ofbiz.
O Ofbiz me convenceu nao pelo seu poder tecnico, e sim por seu potencial Funcional!

Sempre pensei que a Comunidade OpenSource poderia ter um Core Funcional objetivando quem sabe a ideia que tantos pregam num SAP.

peczenyj

Interessante a quantidade de usuarios espanhois que usam o OFBIZ 8)

O

peczenyj,

O mundo cada vez mais globalizado.

Quem tiver interesse em conhecer o TOR, um otimo projeto:

Afinal no GUJ, a pouca privacidade vem antes do conhecimento.

peczenyj

vc quer dizer

:arrow: Ue, editou que vc usa o TOR por medo de descobrirmos quem vc realmente é?

O

Pessoal,

Como vcs tem curiosidade de conhecer nomes do mundo Ofbiz, lhes apresento no link o criador do framework:

David E. Jones
http://www.blogger.com/profile/07283017166339658819

David e um grande amigo meu, e me permitiu divulgar seu email: [email removido]
Caso queiram tirar duvidas sobre o framework, sintan-se a vontade com o mestre!

Outro Blog do Ofbiz International:

victorwss

Ok, Macos Souza e Marcio Duran.

Tipo, o GUJ não proíbe o pessoal ser anônimo, fake, ou coisa assim, mas também não incentiva. A lei brasileira garante o direito a livre expressão, mas veda o anonimato. Aqui no GUJ o anonimato não é vedado, mas em tópicos polêmicos o pessoal fica com um pé atrás, pois é grande a quantidade de gente que se cadastra aqui com nomes fakes com o objetivo de causar tumulto ou de simplesmente ser advogado de uma ideia (de cara lembro de quatro: curioso5, gargula, novemberrain e accenture). É verdade que o número de usuários anônimos é talvez até maior do que aqueles com o nome bem visível, mas normalmente, tão logo se tornem usuários mais experientes acabam colocando o nome na assinatura ou no perfil.

Marcos Souza:
Até agora, tudo que você fez aqui foi apenas propaganda do Ofbiz e nada mais. O que os usuários (inclusive eu) tem visto, é aquela cena do Monty Python. Alguém que fica gritando Spam-Spam-Spam-Spam, coloca Spam em tudo e só quer saber de vender o Spam a força de qualquer jeito. No fim, acaba não importando se o Spam (carne de porco moída temperada) é bom ou não, o efeito é que a propaganda é tão exagerada e irritante que tira qualquer um do sério.
Então, sinto te dizer, o que você está fazendo é spam sim, mesmo que não seja essa sua intenção.

O

victorwss:

Tipo, o GUJ não proíbe o pessoal ser anônimo, fake, ou coisa assim, mas também não incentiva. A lei brasileira garante o direito a livre expressão, mas veda o anonimato. Aqui no GUJ o anonimato não é vedado, mas em tópicos polêmicos o pessoal fica com um pé atrás, pois é grande a quantidade de gente que se cadastra aqui com nomes fakes com o objetivo de causar tumulto ou de simplesmente ser advogado de uma ideia (de cara lembro de quatro: curioso5, gargula, novemberrain e accenture). É verdade que o número de usuários anônimos é talvez até maior do que aqueles com o nome bem visível, mas normalmente, tão logo se tornem usuários mais experientes acabam colocando o nome na assinatura ou no perfil. .

victorwss,

Meu nome e Marcos Souza, por favor nao confunda o nomes.
Acho interessante estes pontos destacados, da pra falar de varios pontos que nossa sociedade enfrenta atualmente.
Ate gostaria que vc pensasse sobre eles, e me respondesse com sua opiniao. Acho que seria uma boa conversa isso :slight_smile:

Vejamos

1. Atualmente vemos as empresas capturando dados dos usuarios, cookies, header etc etc, e invadindo a privacidade de todos sem permitirmos. Banners que surgem numa pagina ou portal, pq alguma vez cliquei num link.

2. Browsers que cada vez tentam controlar nossa provacidade, veja como prova o IE8 e Firefox 3.1, trazendo mais a tona esta necessidade.

3. Sabemos que governos monitoram os acessos “FBI/CIA”, emails, temos nossa vida num livro aberto na internet.

Acredito que todos queremos ter nossas privacidades quando queremos, e nao que sejamos obrigados a dizer me chamo X ou Y.
Gosto de caju e nao pera. Isso e democracia, e cada vez vivemos num mundo mais autoritario.

Eu gosto do Ofbiz, acho um projeto legal, e minha intençao sempre foi a mais ingenua, mostrar o que tem de melhor neste projeto.

aleck

Ok, me fale por favor das vantagens do ofbiz em comparação com produtos não genéricos, estou realmente interessado nestas diferenças e já que vcs estão apoiando este movimento, são ideais para postar aqui estas vantagens.

Creio que muitos aqui já passaram por experiencias de produtos que visam tirar o desenvolvimento da mão dos técnicos e colocar o pessoal de negócio como responsáveis, porém, a maioria falha, criando produtos de dificil manutencao e presos a apenas uma empresa, que depois de algum tempo são substituidos por soluções mais abertas.

victorwss

Certo. Desculpe-me a confusão :oops:
Editei o meu post e arrumei o teu nome.

Acho interessante estes pontos destacados, da pra falar de varios pontos que nossa sociedade enfrenta atualmente.
Ate gostaria que vc pensasse sobre eles, e me respondesse com sua opiniao. Acho que seria uma boa conversa isso :slight_smile:

Vejamos

1. Atualmente vemos as empresas capturando dados dos usuarios, cookies, header etc etc, e invadindo a privacidade de todos sem permitirmos. Banners que surgem numa pagina ou portal, pq alguma vez cliquei num link.[/quote]

SEUS POBREMAS SE ACABARAM-SE!
CHEGOU O SUPER ULTRA MEGA REVOLUCIONÁRIO ADBLOCK DA TABAJARA!
Mande de vez aqueles banners, flashes, applets e popup que você tanto odeia, para o inferno!

Não sei como é o IE8. Mas quanto ao firefox, será que um about:config não resolve? No último caso, browser serve para isso. Se você for escovador de bits, usar um java.net.URL.openStream()

3) Sabemos que governos monitoram os acessos “FBI/CIA”, emails, temos nossa vida num livro aberto na internet.

Acredito que todos queremos ter nossas privacidades quando queremos, e nao que sejamos obrigados a dizer me chamo X ou Y.
Gosto de caju e nao pera. Isso e democracia, e cada vez vivemos num mundo mais autoritario.

A questão de navegar anônimo é tranquilo, nunca vi ninguém reclamar disso aqui. Gente que posta anônimo, também é de boa na maioria das vezes. Mas, quando se trata e um assunto mais polêmico, é que a questão vem a tona, o anonimato costuma ser ruim, ainda mais neste fórum, onde pouca gente teria motivo para se esconder estando bem intencionada.

Pensa bem, imagine que chegue um usuário, cuja a única identificação seja um nick do tipo xxx783189xxx que já entre falando um monte de besteira, perturbando e caçando encrenca com todo mundo, é muito ruim, não é mesmo? * Pior ainda se o cara vier usar o fórum (ou qualquer outro meio de publicar informaçãoes que ele tenha acesso) com fins racistas, nazistas, divulgação de pornografia infantil, incentivo ao tráfico e consumo de drogas, incitação a violência, e outras atividade ilegais. Então, é exatamente por isso que a legislação brasileira veda o anonimato. Mas, o GUJ não tem necessidade (e espero que nunca precise ter) de chegar a este ponto.

• = Antes que possa gerar mal-entendidos, não estou dizendo que você faça ou tenha feito isso, de modo algum.

OfbizSolutions:
Eu gosto do Ofbiz, acho um projeto legal, e minha intençao sempre foi a mais ingenua, mostrar o que tem de melhor neste projeto.

Então, vamos direto ao que importa. Fale do Ofbiz!

O

victorwss,

Nao podemos pensar que todas nossas habilidades de desenvolvedor se aplicam a todos os usuarios de informatica. Por isso os browsers vieram com novo recursos para manter a privacidade a qualquer pessoa, facilitando assim o processo.

Veja este artigo da web:
“O Internet Explorer 8 possui um mecanismo anti-clickjacking que é, no mínimo, um benefício para o internauta. Não tenho dúvida que vão surgir add-ons que fazem o mesmo serviço ou até melhor no Firefox. Mas o que importa é que sua tia, que não sabe de nada de computadores, vai estar mais segura, pois certamente ela utiliza o IE.”

O

Pessoal,

Estava lendo o site de noticias e me deparei com essa noticia, algo que estamos falando bastante aqui.

“Afetadas pela crise, PMEs atraem fornecedores de ERP”

http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/02/04/afetadas-pela-crise-pmes-atraem-fornecedores-de-erp/

Como expliquei, em tempos de crises empresas precisam crescer, mas economizar para manter a sua sobrevivencia, ERP custam caro pois integram toda a empresa.

Neste momento o mercado nacional sente a deficiencia de uma soluçao ERP gratuita e ate OpenSource, por isso cito a importancia do framework Ofbiz no Brasil.

Vamos fazer um Brasil melhor e mais preparado para a globalizaçao.

Marcio_Duran

aleck:
Desculpe Marcio Duran, mas ate agora vc e seus amigos do ofqualquercoisa so falaram bobagens e nao disseram pq esta solucao é superior as demais do mercado.

Dizer que algo é superior pq o outro é pior e não gera dinheiro imediato é um argumento infantil.

(…)…

Tem razão não é dinheiro é BUSINE$$ [size=18] ; )[/size]

Marcio_Duran

aleck:

Existem também questões financeiras envolvidas, se vai dar melhores resultados é algo que se deva colocar no lápis ou comprovar sua eficiência.Estou tentando localizar maiores informações pra trazer aqui, no momento o que já foi postado aqui sobre o assunto é só uma introdução.Talvez o OfbizSolutions lhe exponha melhores quesitos técnicos, tenta explorar o assunto.

P

joga fora essa m… ;D

meia dúzia de usuários fakes, cases que são muito de se duvidar, usuário que só vem postar groselha ( aqui e na maioria dos posts q ele responde ) e ainda perdi meu tempo folheando 7 páginas de pura groselha sobre o Ofbiz, como já foi mencionado, prefiro o padrão de mercado do que uma ferramante ‘clique e rode’

Marcio_Duran

victorwss:
Ok, Macos Souza e Marcio Duran.
Tipo, o GUJ não proíbe o pessoal ser anônimo, fake, ou coisa assim, mas também não incentiva. A lei brasileira garante o direito a livre expressão, mas veda o anonimato. Aqui no GUJ o anonimato não é vedado, mas em tópicos polêmicos o pessoal fica com um pé atrás, pois é grande a quantidade de gente que se cadastra aqui com nomes fakes com o objetivo de causar tumulto ou de simplesmente ser advogado de uma ideia (de cara lembro de quatro: curioso5, gargula, novemberrain e accenture). É verdade que o número de usuários anônimos é talvez até maior do que aqueles com o nome bem visível, mas normalmente, tão logo se tornem usuários mais experientes acabam colocando o nome na assinatura ou no perfil.

Poderia fazer aqui uma colocação bastante polêmica sobre o que é ou não ser anônimo, na certa é um direto a segurança.Mas vou mais além ainda, até navegação ou outras ações de aplicativos , Browser o que for para se comunicar via internet, eu sugiro o máximo de anonimato e forte esquema de segurança, tanto para filtro se for o caso um Firewall baseado em servidor linux Debian. Mas ainda assim não estaríamos protegidos,pois o fator de segurança é humano e muito mais sim do que software, aplicações de engenharia social é extremamente aniquiladora de segurança da informação.A minha exposição aqui é ter um Network e não viso evitar Hackers isso nem tem como, ao menos na minha literatura, entretanto também buscar aprender com quem quer compartilhar informações.Tem coisa bem pior que o anonimato pode acreditar, a complexidade da informação certa.

Marcio_Duran

padcoe:
joga fora essa m… ;D
meia dúzia de usuários fakes, cases que são muito de se duvidar, usuário que só vem postar groselha ( aqui e na maioria dos posts q ele responde ) e ainda perdi meu tempo folheando 7 páginas de pura groselha sobre o Ofbiz, como já foi mencionado, prefiro o padrão de mercado do que uma ferramante ‘clique e rode’
:D

Concordo com você, a partir de agora só vou discutir assuntos técnicos ao mesmo, para que possamos tirar o merchandising e centralizar sobre requisitos de desenvolvimento.Bom você pode fazer suas colocações agora.

peczenyj

:arrow: Como gente sem vida social que entra em foruns para incomodar com mensagens [color=red]constantes[/color] e com pouco [color=darkblue]conteúdo[/color] pratico e acha que esta abafando.

:idea: Aguarde.

Marcio_Duran

:arrow: Como gente sem vida social que entra em foruns para incomodar com mensagens [color=red]constantes[/color] e com pouco [color=darkblue]conteúdo[/color] pratico e acha que esta abafando.
:idea: Aguarde.
Acredito que o dialogo sobre atitudes entre outras manifestações sejam democráticas, se elas são mau interpretadas existem aqui o recurso de mensagens privadas para serem utilizadas, não estou em posição de acusador ou querendo fazer denuncismo, temos ai pessoas que evoluem em suas questões e de forma natural, o que vale é a consciência.

ramilani12

Queria entender o q é consultor open source?

Rafael_Nunes

Então crianças, o tópico em específico é sobre o Ofbiz.

Caso não houver nada a acrescentar em relação ao assunto do tópico, seria bem legal que nem se pronunciassem. Já estamos em 7 páginas sem conteúdo nenhum.

Caso alguém queria informaçõe sobre a ferramenta e não consiga por aqui, sugiro uma busca pelo google ou no próprio site da ferramenta a fim de evitarmos mais confusões e desgastes.

Grato pela compreesão e maturidade dos senhores

O

Hola ramilani12,

Legal vc perguntar de nv, pois vejo que muita gente tem curiosidade sobre essa nova profissiao em demanda no mercado.

Um Consultor Opensource é um profissional altamente qualificado, que conhece varios projetos opensource, que possue uma boa expertise em cases de negocio com clientes, tem uma visao futurista sobre o uso das tecnologias nas empresas, oferece uma gama de soluçoes para problemas e possiveis problemas.

Um outro grande ponto e que demonstra onde a empresa pode economizar num software, e onde poderá gerar maior receita utilizando os softwares gratuitos na empresa.

Enfim, como vc pode analisar e um profissao que exigi um grande conhecimento de mercado, e que poucos ainda no mercado estao preparados.

Marcio_Duran

:arrow: http://www.opensourceconsulting.com/ , acho que essa empresa pode dar um visão sobre a questão colocada, mas é claro uma modalidade que não vejo aqui no brasil.

:arrow: http://www.lingnu.com/ , bom deve ter uma demanda sobre essa nova tendência, então você pode ir criando uma maturidade no assunto.

Acredito que o Consultor Open Source, visa conhecer o negócio do cliente a oferecer soluções que possam agregar valor com tecnologias baseado em código aberto e com credibilidade ante o software pago (código fechado), a minimizar duras licenças de uso de produtos software proprietários e pesadas taxas sobre contratos de suporte e manutenibilidade.

O

Marcio Duran:

Acredito que o Consultor Open Source, visa conhecer o negócio do cliente a oferecer soluções que possam agregar valor com tecnologias baseado em código aberto e com credibilidade ante o software pago (código fechado), a minimizar duras licenças de uso de produtos software proprietários e pesadas taxas sobre contratos de suporte e manutenibilidade.

Marcio Duran,

Isto complementa a minha definiçao inicial. Obrigado.

H

Bem,

Não vou ficar defendendo o Ofbiz porque provavelmente irão dizer que sou um usuário fake (principalmente porque tenho poucos posts, hehehe)… mas eu também utilizo este framework a pouco tempo.

Só para constar, alguns dos motivos para o Ofbiz não ser reconhecido no Brasil (de acordo com minhas pesquisas. Se eu estiver errado me avisem por favor):

• Não se encontram módulos adaptados às necessidades brasileiras (legislação…).
  • Não tem muita coisa em português.
  • Aqui é difícil encontrar uma empresa que o utiliza.
  • A estrutura de um ERP é complexa, então ele possui uma arquitetura bem elaborada que demanda certo esforço para o seu entendimento.

No fim das contas adaptar o Ofbiz para utilizá-lo no Brasil seria relativamente demorado.

Agora, comparar o Ofbiz com algo parecido com o Maker sem ao menos procurar saber do que se trata é no mínimo uma grande bobagem. O Ofbiz é open, você pode alterar o que quiser. Se está incomodado com o modo dele tratar serviços, entidades, interfaces, bla bla bla… é só adaptar. O tal do minilang é uma porcaria sem tamanho, mas a própria documentação recomenda a não utilizá-lo.

O framework é bom, mas no geral ainda não atende às nossas necessidades. Porém, acredito que daqui pouco tempo muitas empresas estarão procurando por soluções desse tipo. Na verdade eu já vejo isto acontecendo aqui em Minas, só que ainda não fez muito barulho.

Se alguem quiser trocar uma idéia sobre o OFBiz, mail me:
[email removido]

O

hugoleo1:

O framework é bom, mas no geral ainda não atende às nossas necessidades. Porém, acredito que daqui pouco tempo muitas empresas estarão procurando por soluções desse tipo. Na verdade eu já vejo isto acontecendo aqui em Minas, só que ainda não fez muito barulho.

[email removido]

hugoleo1,

Muito obrigado pelo seu post e por toda a sua explicaçao, realmente precisamos de pessoas como vc no Brasil, para podermos fazer um Ofbiz melhor e fortalecermos os nossos cases de sucesso brasileiros.

Tenho certeza que mais pessoas ja utilizaram o Ofbiz no Brasil, e se puderem, seria de grande ajuda obtermos mais informaçoes como foi a experiencia durante a utilizaçao, implantaçao, feedback de usuarios, etc, etc…

aleck

Existe uma comunidade de desenvolvedores portando este software para o portugues e atendendo nossa legislação?

O

aleck:
Existe uma comunidade de desenvolvedores portando este software para o portugues e atendendo nossa legislação?

aleck,
Estamos buscando pessoas que tenham interesse, caso queria participar da nossa comunidade Ofbiz Brasil.
Teremos o maior orgulho de contar com seu apoio.

O

Pessoal,

Para aqueles que tem curiosidade da carinha do Ofbiz executando, existem Demos Online na internet que permitem navegar no sistema ERP+CRM. A ideia e demonstrar os modulos disponiveis, segue abaixo os links:

Opentaps Demo
http://opentaps.org/index.php?option=com_content&task=view&id=22&Itemid=46

Ofbiz Demos
http://www.opensourcestrategies.com/ofbiz/demos.php

Marcio_Duran

hugoleo1:
Bem,
(…)…

[email removido]

Acho que difundir uma cultura ou mesmo buscar modelos rápidos de desenvolvimento e aceleramento de projeto, é o objetivo da tecnologia da informação e hoje temos frameworks muito mais flexíveis b[/b], agora se comparando com a proposta do SAP/R3 que é caríssimo seu uso,e seus módulos FI, BI, observe a proposta arrebatadora Ofbiz com uma inovação e oportunidade de implementação para ERP, CRM, talvez não com a mesma proficiência prontamente,mas que tem um recado bom pois tem recursos Simple Java(invocar serviços), FrameMarker para tratar apresentação, entre novas features usando Grovvy com beanshell, eu particularmente acho inovador.

mueller

IMHO Rails é um excelente framework para um nicho considerável de aplicações, contudo ele não é um bom exemplo de um framework “muito mais flexível”

O

mueller:
Marcio Duran:

… hoje temos frameworks muito mais flexíveis b[/b]…

IMHO Rails é um excelente framework para um nicho considerável de aplicações, contudo ele não é um bom exemplo de um framework “muito mais flexível”

A grande jogada do Ofbiz e a facilidade de agregar extensoes ao seu nucleo, onde um novo Handler adiciona a funcionalidade desejada.
Exemplo, quero renderizar a minha pagina num PDF, entao crio um Handler de PDF. Quero gerar um XML de saida para meus dados, entao gero um Handler de XML naquele formato, quero gerar um relatorio em Jasper entao adiciono um Handler disso, e assim por diante…

O Ofbiz foi projetado numa visao de permitir novas extensoes por Handlers, onde seu MVC permite adicionar varios tipos de View.

mueller

OfbizSolutions:
A grande jogada do Ofbiz e a facilidade de agregar extensoes ao seu nucleo, onde um novo Handler adiciona a funcionalidade desejada.
Exemplo, quero renderizar a minha pagina num PDF, entao crio um Handler de PDF. Quero gerar um XML de saida para meus dados, entao gero um Handler de XML naquele formato, quero gerar um relatorio em Jasper entao adiciono um Handler disso, e assim por diante…

O Ofbiz foi projetado numa visao de permitir novas extensoes por Handlers, onde seu MVC permite adicionar varios tipos de View.

Ermm… não que eu ache que vc realmente leia antes de reponder…

O que vc falou aí não é nenhuma grande jogada, se o seu framework é mvc, o seu controller vai dizer quem vai apresentar (se vai gera um html/xml/json/pdf) o que foi requisitado, qualquer framework mvc pode fazer isso…

O

mueller,

O Ofbiz ja traz varios Handlers criados e prontinhos para vc usar, ao contrario de outros frameworks em que vc precisa instalar as bibliotecas e programar as saidas.

Seria um ideia bem plug-and-play, onde vc so precisa configurar no controller o formato da saida, e se for algo muito raro ai vc faz o seu proprio Handler.

Marcio_Duran

mueller:

… hoje temos frameworks muito mais flexíveis b[/b]…

Uma coisa que acredito é que cada tecnologia tem sua responsabilidade, tenho visitado muitas empresas e a condução da solução sobre implementação ou algo que possa direcionar melhor a visão sobre o negócio é simplesmente estupida e descabida, digo isso pela forma que clientes e arquitetos ficam se retorcendo para direcionar o domínio do projeto, pois se perdem em Use Cases, se perdem em adoções complexas, se perdem ao fundamento da tecnologia. A passagem de J2EE/JEE em vista sobre RAILS vai ainda demorar isso não vai acontecer de um dia para outro, mas para uma contexto que nem o Ofbiz que já vem como a proposta ao Core dos projetos Jakarta, ele é mais absorvido tecnicamente e tem uma comunidade que já esta se tornando exponencial, o que quero dizer aqui é o aspecto de produtividade em cima de prazo dá uma credibilidade para o Open Strategies em forma de ter investimentos sem perder tempo com processos e maturidade da implementação, que basicamente já possui Workflows que dão vida a serviços SOA de alta escalabilidade de negócios.

O

Pessoal,

Caso queiram abaixar e instalar o Ofbiz na maquina local, permitindo assim a criaçao do bd, servidor etc etc, vejam o link:

http://www.opensourcestrategies.com/ofbiz/downloads.php

O

Galera,

O OFBIZ possui um serie de sub-frameworks interessantes, tipo: FreeMarker, Beanshell, Velocity, Minilang, Stax, Javolution para aplicaçoes em tempo real, seu proprio mapeamento objeto realacional com GenericDAO e Delegator etc etc.

Quem estiver interessado, vale a pena conhecer!

:wink: :wink:

Rafael_Steil

Bom pessoal, 9 paginas depois, creio que todos ja tem informacoes suficientes sobre o OfBiz. Quem quiser saber mais sobre o o framework, pode visitar a pagina do projeto.

Este topico ficara no forum para referencias futuras, portanto nao ha necessidade de criar outros topicos para discutir ele, creio que todos ja viram talvez mais do que precisavam / gostariam.

Certo da compreensao de todos, e obrigado.

Rafael

Criado 3 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 9 de fev. de 2009
Respostas 122
Participantes 31