Um novo desafio - Será que o Mercado me Aceita?

17 respostas
Jaba

E ai galera!

Bom, estou postando aqui para colher opniões de vocês sobre uma manobra de mercado. Eu não tenho experiência nenhuma em Java e gostaria da opnião de vocês.

O que acontece:

Atualmente trabalho em uma empresa de Grande Porte. Só que com VB6. Comecei a estudar Java há cerca de um mês, inclusive, já estou no final do livro da Sierra e do Bates - Use a Cabeça! Java, o inicial para quem está aprendendo.

O problema é que aqui no trabalho eu não tenho perspectiva nenhuma de evolução. Pelo menos para Java. E queria mudar. Mas estou com um certo receio.

Aqui eu tenho vaga garantida. Salário Bom. Ambiente Ótimo. Comodidade.

Mais o que me preocupa lá fora não é isso, porque o que foi citado acima são regalias. O que me preocupa é a aceitação do mercado quanto á minha experiência. Tenho dois anos de expêriencia com desenvolvimento, mas que, se avaliados em conhecimento, se acumulam em quatro, com apenas 21 anos. So que em VB6.

Peguei Java para estudar e não vi nenhum bicho de sete cabeças, encontrando até facilidades demais.

Mais o meu medo é: Será que eu arrumo emprego sem experiência em Java para começar a desenvolver de verdade por pelo menos R$ 2000 ai fora?

Conhecimento eu creio que eu já tenho, experiência em desenvolvimento eu tenho tambem, a minha preocupação é o preconceito do mercado quanto á uma experiência real.

Bom, aguardo a opnião de vocês.

Valew Galera!!!

17 Respostas

dudaskank

Se você está na cidade de São Paulo, ou pretende trabalhar ali, com certeza você consegue até mais.

Se você mostrar que conhece e tem boa lógica, não tem porque entrar pelo menos como junior, e aí vai crescendo.

Jaba

Sim, to aqui na graaaande cidade da garoa!

Mais, sinceramente, nunca vi um j[unior ganhar 2000 mil não.

peczenyj

É o caso que a sua experiência como um todo é tão importante quanto o seu conhecimento com a linguagem.

Vc se preocupa com ganhar 2000 agora ou crescer profissionalmente? As vezes precisamos ganahr 400 por um ano para sonhar com 4000 :wink:

khaoz

Heh… to na mesma situação. 9 anos de experiência com desenvolvimento de software utilizando delphi, conhecimentos em PHP e java (curos na Fontoura Education de POA, tutoriais da sun e da Caelum, mas infelizmente nenhuma prática de mercado). Também tenho uma certa estabilidade e ganho bem.
O que eu posso te dizer das minhas pesquisas é que esse salário não é tão fácil de conseguir não. Eu tenho curriculum espalhado por ai, mas as ofertas não compensam a vontade de dar uma guinada na carreira.

maior_abandonado

quanto q vc define como "ganhar bem?

meu…num mercado aonde tão pegando estagiario e dexando eles na mão com projeto da empresa… eu não acho q vc vai ter problemas não…

peczenyj

Existem algumas ofertas de trabalho que é mais importante saber Inglês do que Java.

O que pode te separar de um bom salario pode ser o diploma (ou a falta de), conhecimento de outros idiomas, conhecimento de outros sistemas operacionais, se conhece CSS,AJAX,E4X,WSDL,REST,JSON os ultimos livros que vc leu e até as temidas certificações E o networking é fundamental.

Se vc não tem medo de Linux, se encara um script Perl ou Python como um desafio divertido, se tem um blog sobre programação com uma quantidade razoavel de posts e se está lendo coisas atuais (dos ultimos 10 anos como… Effective Java 2th Edition), tu está inventindo numa formação que é incomum (e muito cobiçada) no mundo de hoje. Se ainda pegou a tara de pesquisar no google antes de sair perguntando o que é um ClassNotFoundException em tudo que é forum e lista de discussão então a sua produtividade dobra em pouco tempo, ou então a tara de explicar os conceitos da linguagem para outras pessoas pois explicando para outros que ajuda-nos a entender mais :wink:

Eu pensaria a médio prazo. Se quer um salario de 2000, pense nessas coisas e outras que compõem um salario/responsabilidade desse nível e batalhe até chegar lá. Vais perceber que o seu ciclo de amizades é importante para isso então usar listas/foruns pode ser uma boa oportunidade. Se tiver confiança na hora das entrevistas então, melhor ainda :slight_smile:

Giulliano

Uma coisa é certa o mercado de java ta começando a ficar saturado…aqueles que sabem mais vão se destacar. Acho que vale a pena pra vc buscar empresas que desejam migrar ou integrar seus sistemas em Vb versus Java.

Quanto ao salário eu diria que vc arranja facil R$1.700,00 como Desenvolvedor Junior. ( CLT ). E se vc realemente achou fácil e acredita que pode pegar projetos com Sertvlets, Jsp, EJB, Struts, JSF, IReport, e mais o que aparecer por aí…fácil fácil vc arranja aí R$33,00 a hora como PJ.

Jaba

Giulliano:
Uma coisa é certa o mercado de java ta começando a ficar saturado…aqueles que sabem mais vão se destacar. Acho que vale a pena pra vc buscar empresas que desejam migrar ou integrar seus sistemas em Vb versus Java.

Quanto ao salário eu diria que vc arranja facil R$1.700,00 como Desenvolvedor Junior. ( CLT ). E se vc realemente achou fácil e acredita que pode pegar projetos com Sertvlets, Jsp, EJB, Struts, JSF, IReport, e mais o que aparecer por aí…fácil fácil vc arranja aí R$33,00 a hora como PJ.

Vixe, se tá começando a ficar saturado, o que vai acontecer então?

Eu não vejo uma outra linguagem que apareça para superar o Java…

Giulliano

Mas é por isso mesmo…Java esta em toda parte e as pessoas estão migrando, assim como vc por exemplo…rsss

Por isso eu digo quanto melhor vc for melhor será teu salário e suas responsabilidades.

Rafael_Nunes

Saturado?
O que eu mais tenho visto é gente desesperada procurando profissional qualificado.

peczenyj

Saturado?
O que eu mais tenho visto é gente desesperada procurando profissional qualificado.

Tinha empresa em porto alegre procurando profissionais no interior pois na capital eles não encontravam ninguem, pra vc ter uma olhada.

javax.skol

Saturado?

Tinha empresa em porto alegre procurando profissionais no interior pois na capital eles não encontravam ninguem, pra vc ter uma olhada.

Em POA, qual o seria o salário de um:
Programador Jr.:
Programador Pleno.:
Programador Senior.:
CLT ou PJ ?!

Link_pg

Olá!

Mano, se não se importa em ser estagiário, procure processos seletivos em empresas grandes… o salário não é muito mas tem plano de carreira… além de alguns treinamentos legais: IBM, Accenture, Tata, Softek, CPM Braxis, Everis
Pelo seu conhecimento tu passa fácil… se quiser da até pra arriscar entrar CLT já…
Além de tudo isso tem o APInfo, deixa sempre teu curriculum atualizado la que sempre pinta uma vaguinha…

Abraços

Giulliano

Pô galera…o mercado esta saturado sim…agora os melhores não estão disponíveis e por isso a gente vê essa loucura de empresas anunciando vaga atrás de vaga.

LPJava

peczenyj:
É o caso que a sua experiência como um todo é tão importante quanto o seu conhecimento com a linguagem.

Vc se preocupa com ganhar 2000 agora ou crescer profissionalmente? As vezes precisamos ganahr 400 por um ano para sonhar com 4000 ;-)

vc falou tudo! hehe!
como dizia meu professor de matematica: “Dinheiro é uma consequencia na vida de um bom profissional, vc nao precisa correr atras dele, ele que corre atras de vc”

O cenario para bons profissionais é esse!

khaoz

LPJava:
peczenyj:

Vc se preocupa com ganhar 2000 agora ou crescer profissionalmente? As vezes precisamos ganahr 400 por um ano para sonhar com 4000 ;-)

vc falou tudo! hehe!
como dizia meu professor de matematica: “Dinheiro é uma consequencia na vida de um bom profissional, vc nao precisa correr atras dele, ele que corre atras de vc”

Até concordo… o dificil é achar o ponto de equilibrio. Quando você tem família, casa e toda uma estrutura fica um pouco dificil se atirar em qualquer situação. Quando se é solteiro (morar com os pais é um plus) da para se virar com bem pouco. Já trabalhei um ano quase de graça, recebendo na minha saida da empresa o equivalente a um salário mínimo por mês, tipo uma “indenização” ref. a esse tempo trabalhado e não me arrependo, foi uma experiência válida e me trouxe onde estou hoje, mas…

LPJava

khaoz:
LPJava:
peczenyj:

vc falou tudo! hehe!

Até concordo… o dificil é achar o ponto de equilibrio. Quando você tem família, casa e toda uma estrutura fica um pouco dificil se atirar em qualquer situação. Quando se é solteiro (morar com os pais é um plus) da para se virar com bem pouco. Já trabalhei um ano quase de graça, recebendo na minha saida da empresa o equivalente a um salário mínimo por mês, tipo uma “indenização” ref. a esse tempo trabalhado e não me arrependo, foi uma experiência válida e me trouxe onde estou hoje, mas…

claro com familia é complicado pq há pessoas que depende de vc, mas solteiro nao tem coisa melhor na vida, e se mora com os pais nem se fala é um plus mesmo…

Criado 8 de setembro de 2008
Ultima resposta 9 de set. de 2008
Respostas 17
Participantes 10