Pessoal, estou com uma dúvida na seguinte questão:
Se em algum momento, eu precisar retornar todos os registros de uma tabela do banco (ex: cliente), o método resposnável por retornar essa lista deve ficar em que Classe? Se for na classe Cliente, não fica estranho eu pedir a um cliente que me retorne uma lista com todos os clientes?
Antes que sugiram uma classe superior que tenha uma lista de clientes como atributo (ex: loja), quero deixar claro que no sistema em questão, não existe uma classe superior para a qual eu pediria uma lista de clientes daquela loja. Eu quero mesmo a lista de todos os clientes do banco.
Por que você acha estranho? Não soa como uma espécie de construtor?
List<Cliente>clientes=Cliente.carregarTodos();
Outra opção é criar uma classe Dao para esse fim:
List<Cliente>clientes=clienteDao.carregarTodos();
V
vangelismm
A principio, não seria responsabilidade do objeto cliente listar todos os outros objetos do tipo cliente.
Por isso que parace estranho.
Thiago_Luis
Fala cara, blza?
Como o ViniGodoy comentou, acho melhor criar uma classe DAO relacionada a classe Cliente.
Nessa classe DAO vc carregaria um List com todos os clientes que estão no banco.
Assim não parece tão estranho.
Abraço
jotazer
A classe DAO eu já tenho, a questão é quem do “negócio” vai utilizar ela. Afinal, a interface deveria passar pelas classes de negócio para utilizar um método da DAO… Ou não?
Thiago_Luis
Se vc já tem um DAO, vc já deve ter um ambiente MVC.
Quem vai utilizar o DAO vai ser o Controller (um Servlet, se vc está num ambiente Web ou uma classe separada que só fará a ponte entre os dados e a visualização, se vc estiver num ambiente desktop)
Dentro dessa outra classe separada é que vc criará o DAO, pedirá a ele (com as chamadas de método) os dados do banco e passará esses dados para a classe que se encarrega da visualização.