Fiquei indignado com as reclamações feitas ao site do PAN por um dos Moderadores do GUJ. Tal indignação me fez criar este tópico, para listar alguns (que não são poucos) defeitos deste Fórum apenas para efeitos de comparação.
Já que no outro tópico foi alegado que por conhecer sites mundiais de Atletismo melhores, o PAN deveria ter um site a altura (que ao meu ver, está excelente), mas acharam fraco. Então, mostro aqui que, este Fórum é muito ruim, e eu mesmo, administro um outro Fórum, infinitamente melhor (em termos de recursos).
Enfim, vamos ao que interessa:
Ir para a página: Você seleciona as últimas páginas de um Fórum, e não há tópicos? Na seção Off-Topic por exemplo, existem 542 páginas com listas de tópicos, você quer olhar os tópicos das páginas 540, 541 e 542, mas elas não listam nenhum tópico:
E se eu quizer ir para a página 450, como eu faço? Ih…não tem como…to fudido então se eu quizer um tópico da página 360, vou ter que clicar 120 vezes para chegar nela. Qualquer outro Fórum em PHP possui um input para a página desejada.
BUSCA: Como faço para fazer uma busca usando a engine no Fórum? Ih…não tem como!?
Tenho que usar a busca do Google que é incompleta e leva alguns dias para indexar o conteúdo? Bom, essa funcionalidade eu acredito que foi omitida pelo GUJ, para tentar levantar uns trocados com a busca do Google (sim, para quem não sabe, o Google paga para que usem a busca dele). Se esse Fórum realmente não tiver uma engine de busca, ai para tudo porque não sei o que estou fazendo num Fórum de tecnologia.
Lista de tópicos incompleta (é uma pena eu não ter uma shoot dessa): As vezes, ocorre um bug no Fórum, onde vc entra na primeira página de um Fórum (Off-topic por exemplo) e ele lista apenas alguns tópicos, e conforme se vai postando novos tópicos, eles vão completando a lista. Esse bug acontece aleatóriamente (eu acho) mas talvez algum Adm saiba o motivo.
Que coisa não é!? Isso sim é um péssimo exemplo de um Fórum muito mal feito.
E existem diversos outros bugs neste Fórum, e falta de diversas funcionalidades que eu considero muitos importantes. Pode ser que alguém venha a dizer que “não me incomodo com tal problema…” ou “prefiro o Fórum assim”, mas acredito que faz muita falta alguns recursos importantes que outros Fóruns possuem.
E para concluir quero lembrar duas coisas. Este Fórum recebe uma boa grana do Google (sim, eu também ganho com o AdSense, e se não repararam há um script que coloca uma propaganda bem grande do Google sempre abaixo do primeiro post de cada tópico).
Quero lembrar também que eu trabalho com Java, e administro um Portal (simples), que programei em PHP. Esse portal possui um Fórum com uma movimentação 50 vezes maior que a do GUJ, usando o SMF (Simple Machines Fórum - PHP), com mais de 2mil funcionalidades a mais que esse JForum. Estou dizendo isso, pq sempre vem alguem dizer “não é facil manter um Fórum como o GUJ”, e eu digo: “é sim”.
E por favor, sem posts do tipo “entao use PHP e não enxe”, pois eu adoro PHP, também gosto de Java, e sei bem quando devo usar um ou outro. Alias, só pra apimentar, o RoR tá aí pra dar um pau no Java heheheh.
Para finalizar, este tópico foi criado, para que possamos discutir sobre os bugs e problemas que existem no GUJ, e para que possa ser melhorado (ou ao menos possamos discutir sobre o porquê delas existirem). Caso, haja aqui, censura e esse tópico não esteja de acordo, que ele seja deletado. Não ficarei chateado, e continuarei a freqüentar o GUJ para ajudar e tirar minhas dúvidas de Java.