Se nunca programou na vida em nenhuma linguagem, deverás sofrer mesmo.
Faça um curso em alguma escola tecnica ou mesmo uma faculdade.
Agora se já sabe programar em outra linguagem, mudar de sintaxe e de contexto pra quem já programa não deve ser barreira intransponivel.
Mas digamos que não sabe mesmo programar e quer aprender, então é necessario aprender a tal da logica de programação primeiro, os algoritimos e depois a linguagem em sí.
Quanto a ferramentas, cada um se adapta melhor com uma ou outra, mas Eu acho mais simples a ide NetBeans.
No forum você não vai aprender a programar, e sim te ajudar nas duvidas de programação.
Mas como pode nos dias de hoje com tanta informação e você não encontrar na internet material de graça?
Sem querer me pavonear, mas junto a um colega trabalhei para retirar o primeiro virus de computador, naquela epoca não tinha internet e a escola tecnica que Eu cursava não ministrava assembly e não tinha manual para que pudessemos estudar o virus e fazer a vacina.
E nós conseguimos, sabe como? , correndo atras de quem era da area e um amigo nosso trouxe do EUA uma copia de um livro da microsoft com instruções da engenharia do DOS que tenho encadernado até hoje, detalhe não tinhamos pra quem perguntar dentro da escola.
E esse amigo engenheiro de hardware que na epoca era bem de vida sabia que não tinhamos como pagá-lo,mas vendo o nosso esforço nos deu de presente a copia do manual.