Um proxy pode atrapalhar o funcionamento de session?

8 respostas
leomc

Alguns usuários meus estão reclamando que estariam tendo acessos a dados de outros usuários atrás do mesmo proxy. Eu pensoi que isso não faz sentido, mas…
É possível um usuário ter acesso a informações da sessão de outro usuário? isso em computadores difefentes mas todos passando pelo mesmo proxy.
Utilizo o tomcat 4.1.27

8 Respostas

louds

Se o proxy tiver fazendo besteira com cookies sem dúvida.

leomc

Isso é perigoso demais então. Eu não posso ter garantia de segurança. Como podemos contornar isso?

_fs

Não use cookies para controlar a sessão.

leomc

mas até onde sei as sessões usam cookies internamente. ou seja, gravam um cookie no cliente (caso o browser suporte)

Luca

Olá

Não tenho experiência com problemas deste tipo no proxi mas em princípio não estou lá muito convencido de que a busca da solução do problema esteja toda aqui.

Nunca vi este problema. Mas se a mim coubesse a busca da solução gostaria de saber toda a arquitetura da rede e todos os componentes envolvidos. Coisas do tipo:[list]- Qual roteador?

• Usa clusters?
  • Usa load balancers por software ou por hardware?
  • Usa algo como Cisco DistributedDirector (load distribution)? Neste caso verificou a configuração HTTP Session Redirector Mode?
  • Qual servidor proxi? O cache é de tamanho adequado? O cache está configurado para não guardar páginas com “?”
  • O proxi é transparente ou não?
  • Usa um redirecionador (tipo squim)? Como está o comando de redirecionamento regex?
  • Qual firewall? Há alguma regra pertinente? (pouco provável)
  • Qual web server? Usa virtual host?
  • Qual app server? (você já disse que é o tomcat 4.1.27).
  • Usa SSL?
  • Quando e como ocorre o problema?
  • Reusa sessions logo após o tomcat ser restartado? Para evitar coloque no server.xml:
<Context  .  .  .  .  .  .  reloadable="true">
  <Manager className="org.apache.catalina.session.PersistentManager" saveOnRestart="false"/>
</Context>