Vez por outra me deparo com alguns gerentes que acham que se pode controlar o desempenho dos programadores e analistas baseados apenas em números, quanto tempo fez isso, quanto tempo foi previsto, quanto foi gasto e com base nessa FORMULA MÁGICA voce já teria a informação de quem merece ser PROMOVIDO E QUEM SERÁ DEMITIDO. :shock:
Ora desde quando TI é apertar parafuso? Alguem pode me dizer que é igual desenvolver um caso de uso ao outro? Quem foi o maluco que implantou este tipo de avaliação arcaica e defasada pra medir quem é quem na area? Não seriam apenas seus resultados, fracassos ou sucessos que determinariam isto?
Até hoje nunca vi senior por mais competente que fosse não estourar prazo de projeto, não errar um componente, não cometer erros ou mesmo não se comportar como ser humano.
Se querem robôs contrate-os e quem sabe aí sim estarão satisfeitos nestas necessidades, mas até lá vão ter de entender que nós somos HUMANOS. :x
Empresa lixo tem em qualquer ramo, não é exclusividade de TI.
Quando trabalhei com vendas por exemplo, neguinho promovia aquele cara que vendia mais, sem nem saber como e pra quem o cara vendia, passava um mês no mínimo 25% dos clientes do cara não pagavam ou vinham com reclamações de que o cara tinha prometido coisa a mais e entravam na justiça ou cancelavam o contrato.
[quote=Kazdum]Empresa lixo tem em qualquer ramo, não é exclusividade de TI.
Quando trabalhei com vendas por exemplo, neguinho promovia aquele cara que vendia mais, sem nem saber como e pra quem o cara vendia, passava um mês no mínimo 25% dos clientes do cara não pagavam ou vinham com reclamações de que o cara tinha prometido coisa a mais e entravam na justiça ou cancelavam o contrato.
[/quote]
Eu concordo com voce, porém eu já vi esse sistema sendo implantado em empresa grande, não to falando de consultoria pequena não, empresas grandes e este sistema de avaliação sendo vendido como solução e sendo a forma correta de avaliar.
Em questão de vendas eu até entendo, o vendedor muitas vezes ganha por comissão, agora comparar construção de programa com construção de motor de carro isso que é inaceitavel!
O ativo mais preciso em uma organização são seus colaboradores. Você mostra insatisfação com seus superiores, isso retira boa parte das capacidades de concentração em atividades importantes para o projeto, pois é obrigado a pensar em desempenho apenas. Ou seja: produzir!
Sabe como um projeto atrasa um ano? Atrasando um dia de cada vez!
E isso vale para qualquer projeto na sua vida!
Não precisa ser júnior, ou sênior, para cometer erros . Todos cometemos.
Mas essa sua preocupação é algo da corporação que você trabalha, dificilmente isto vai mudar tão cedo. Faça seu trabalho, e mostre com atitudes e não com conversa, que sua visão está correta, ou que acredita que este seja o melhor caminho a ser seguido. Só assim você conquistará seu espaço e conseguirá convergir para um ambiente de trabalho mais adequado.
Outro ponto: nunca se apegue a fórmulas, digo, não as enraíze em sua mente como verdades absolutas. Questione tudo! Mas saiba se por em seu lugar. Afinal escrever regras atrás de uma mesa, em uma cadeira confortável me parece bastante fácil de se fazer. Apenas se apegue ao conceito.
Esta é minha visão sobre o assunto, bem resumida eu sei, mas em poucas palavras é isso.
Vamos botar lenha na fogueira… 
Sparcx86, pelo visto a forma de implantar a avaliação está errada, como o exemplo do colega Kazdum, mas no contexto geral, estes dados estatísticos podem sim levar a algumas tomadas de decisões, mas diga ai, na sua opinião, qual seria a forma mais apropriada? (não necessariamente a perfeita)
_ _
Fabiano Abreu
Papo Sql - Um blog com tutoriais, dicas e truques sobre SQL
[quote=Fabiano Abreu]Vamos botar lenha na fogueira… 
Sparcx86, pelo visto a forma de implantar a avaliação está errada, como o exemplo do colega Kazdum, mas no contexto geral, estes dados estatísticos podem sim levar a algumas tomadas de decisões, mas diga ai, na sua opinião, qual seria a forma mais apropriada? (não necessariamente a perfeita)
_ _
Fabiano Abreu
Papo Sql - Um blog com tutoriais, dicas e truques sobre SQL
[/quote]
amigo uma coisa é ferramental de gerente de projeto, algo que sirva pra ele negociar prazo com cliente e estabelecer valores, outra totalmente diferente é medir as pessoas e profissionais somente com base em estatisticas, sem levar em consideração que além dos numeros tem pessoas que contribuem positivamente em uma equipe auxiliando e muitas vezes servindo de apoio aos demais.
Digo isto pois só o gerente ou coordenador que está perto de sua equipe e não fica medindo com base nestas formulas é quem sabe quem é realmente quem de sua equipe.
Tem uns caras que acham que podem medir uma equipe como se fosse equipe de fábrica montadora de carros, acabam cometendo erros absurdos como estes que eu falei.