Pessoal,
Nestas minhas procuras pela web achei um artigo falando sobre uma abordagem diferente na elaboração de sistemas chamada nakedobjects. Basicamente é um framework onde a abordagem é baseada na interação do usuário diretamente com os objetos. :!: Não necessariamente a abordagem padrão de um sistema convencional com menus, barras de ferramentas, etc.
Vale apena dar uma olhada no site : [color=“darkblue”]www.nakedobjects.org[/color] lá você pode encontrar o toolkit com as classes Java e também a documentação.
Digam o que acham disto !
Olha, até certo ponto é interessante a proposta dos caras, mas como esta no faq até, isso mexe diretamente na forma em como o usuário opera o sistema. Uma coisa é fato: quando a tecnlogia afeta diretamente o usuário, ou seja, ele tem que se sujeitar a mudanças de paradigmas ( tais como novo funcionamento de menus, de desktop etc ), a aceitação demora muito, mas muito mais para vir, SE vier.
Esse é o caso da tecnologia push, e um exemplo mais recente sao os novos estilos de menus implantados no Windows XP. Pode ver, muitos poucos usam o novo estilo, a maoria acaba mudando a configuracao pra ficar com o menu default.
Pessoalmente, creio que enquanto o usuário tiver a oportunidade de NAO mudar, ele nao ira mudar, ao menos, é claro, que a nova funcionalidade lhe chame muito a atencao. Porem isso deve acontecer com todos.
A ideia pode ser boa, mas requer uma mudanca grande por parte do usuario. E ai esta o problema maior ( claro que voce pode tentar forcar ele, mas… quem garante? ) .
Rafael Steil