Uma ajuda para um iniciante em programação Java

Para começar a praticar estou com um projeto para desenvolver nada mais é do que uma escala de trabalho mas tenho uma duvida sobre como desenvolver a logica para dar a partida no programa,Ex. são 4 letras , 3 vão se dividir em turnos de 8 horas, manha 06:00 as 14:00, tarde 14:00 as 22:00 e noite 22:00 as 06:00, e uma letra vai estar de folga. a escala tem duração de 6 dias trabalhando de manha e folga 1 dia,
3 dias a tarde 3 dias a noite e folga 3 dias, novamente 3 dias a tarde e 3 dias a noite e folga 2 dias apos isso tudo se repete novamente.
Que ideia me sugerem de que função utilizar.

Certo… Este projeto e mobile, desktop ou web? te ajudo a desenvolver porém preciso de mais dados. Preciso saber também: Os dados serão armazenados? Onde? Banco de dados, csv, txt, excel? Como vc vai dividir a interface? Quais são suas entidades(Classes/Objetos/Tabelas)?

4mega muito obrigado pela ajuda, previamente gostaria de desenvolver algo básico somente informativo, para desktop, uma tela com a opção de visualizar a escala montada para o mês em forma de tabela, tipo tal dia o 1º turno letra tal 2º turno letra tal 3º turno letra tal, acredito que seria melhor utilizar entidades em classes, minha maior duvida seria com relação a qual codigo partir, para atribuir a uma data quais letras estavam trabalhando,quero que seja possivel ser feita a pesquisa de qual letra estava ex.hoje das 06:00 as 14:00 ou qual letra estava a quatro dias atras .
seria tipo na figura abaixo.

Certo e os dados seriam gravados aonde? Em um txt? Hoje eu n tenho tempo para desenvolver contigo esta aplicação, amanhã vou visualizar melhor o sistema, baixe o NetBeans e jdk, vai facilitar em dobro desenvolve-lo. Conversamos via Skype, clemerson.m.b

Acredito ser melhor serem gravados em Excel, NetBeans e jdk ja instalados. fico no aguardo, e mais uma vez Obrigado !!

Me adicione no skype, e podemos começar.
“clemerson medeiros”

4mega bom dia, minha escala virou e provavelmente não vamos conseguir conciliar os horários, minha maior duvida seria como iniciar o código, qual logica talvez poderia utilizar para ligar a letra a uma escala especifica, se conseguir me ajudar com esse inicio consigo dar continuidade.

Desculpe a demora, estive ocupado e esqueci do projeto. Eu faria da seguinte forma:
um ArrayList que recebe os campos: Descrição do tipo String e Código; e montaria o sistema de datas a partir da interface.
O único problema real será o armazenamento, que por excel eu n manjo, porém tive dando umas olhadas nesses últimos dias e n parece ser tão difícil, mas reforço a ideia de usar banco de dados