Uma base de motivação para estudar Java ?

Olá pessoal !

Sou novo aqui no fórum e iniciante na linguagem Java também. Atualmente estou cursando ADS na faculdade, porém não estou nenhum um pouco satisfeito com a forma que os professores estão passando as matérias, estou indo para o último semestre e o que eu aprendi na faculdade foi o básico do básico em Java.

Eu tenho muita facilidade em aprender a lógica, nunca me limitei apenas a faculdade, tenho procurado apostilas e video aulas na internet para buscar mais conhecimento, porém eu “sofro” de falta de motivação ou simplesmente me sinto perdido em relação ao que estudar. Acontece que eu tenho em mente que se eu quiser me aprimorar na linguagem Java, eu preciso praticar um pouco todo dia pelo menos, tem dias que eu penso em sentar e estudar mas eu não sinto vontade, porém existem dias que eu estou super animado e passo 2 ~ 4 horas lendo apostilas e video aulas e praticando também.

Bom, o que gostaria da opinião de vocês é se alguém já passou por isso ? O que buscaram como motivação para se dedicarem todos os dias nos estudos ?

Se alguém puder compartilhar comigo materiais de estudos para iniciantes eu vou agradecer muito, atualmente estou lendo a apostila da Caelum. Compartilhem também suas experiências com Java , assim como também gostaria de ler a história da evolução do conhecimento de vocês.

Obrigado pela atenção!

eu passo por isso todo dia porem como motivação eu lenbro como e bom ver o codigo complexo e enorme fazendo seu trabalho, tenho uma pasta na nuvem com milhares de experienças de tudo que eu ja fiz ou tentei fazer fazer todas separadas por temas e td mais. uma pasta para projetos e tudo mais bibliotecas externas como configurar as coisas to organizado + -.Estou ate montando um jogo com todo o conhecimento que eu tenho e se n sei fazer alguma coisa eu pesquiso entendo e pratico uma coisa que eu acho legal se fazer e inventar coisas para se programar por exemplo um jogo,uma calculadora, um programa para registros entre outros.

Legal ! Eu estou começando a me organizar agora, vou aproveitar essas férias da faculdade para focar nos estudos. De nada vai adiantar eu tentar estudar milhares de coisas ao mesmo tempo , preciso me organizar melhor.

Pare agora mesmo de usar pastas em diretórios e comece a versionar o seu código. A melhor ferramenta para fazer isso hoje em dia é o http://github.com. Além de versionar o seu código o Github é uma rede social de developers, de forma que o seu código poderá ser compartilhado e já serve de portfólio para você.

1 curtida

A melhor motivação é criar um projeto pessoal. Pense em algo que poderia ser útil para você, para sua família, igreja, clube, outros desenvolvedores, etc. e implemente um projeto.

2 curtidas

Faculdade é mais pra você ter base teórica, parte prática é só para ter leve noção. Aprender algo específico só em curso específico mesmo, presencial de preferencia, quanto antes melhor para conseguir estágio, isso é o mais importante de se aproveitar enquanto estiver na faculdade.

2 curtidas

não uso github pois tenho projetos para escola grandes tipo a que eu estudo e não posso compartilhar esse tipo de coisa.

Já me deram essa idéia, porém como estou bem no começo da programação eu não acho que seja bom publicar códigos básicos, ou estou errado ?

Terminando a faculdade eu vou procurar algum desses cursos, para me especializar melhor.

Você esta indo pelo caminho correto colega, estude um pouco todos os dias e pratique bastante. Sobre motivação, faça uma uma pergunta a si mesmo: Qual area da desenvolvimento no qual eu mais me identifico ? Se voce conseguir responde a essa pergunta ja sera meio caminho para conseguir uma motivação.

Eu mesmo me identifico muito com a area de jogos, tenho como objetivos aprender bastante sobre desenvolvimento em motores de jogos, desenvolvimento para desktop e afins.Enfim, esses objetivos me motivam a sempre tentar evoluir. Espero ter ajudado.