Uma dúvida pessoal, por favor (TCC)

Eu estou atualmente no 3º semestre na faculdade, e no semestre seguinte eu já terei que me preocupar com o desenvolvimento do meu TCC. Para vocês que são mais experientes, é necessário que como TCC eu crie um sistema, sistema web? Ou eu posso criar uma aplicação usando java? Qual é o nível de trabalho que eu devo gerar no final? Desculpem eu perguntar algo assim, é que eu sou um novato e não tenho uma ideia do como funciona realmente um TCC. Vocês podem me ajudar, por favor? Qualquer informação será muito bem vinda! :grin:

Já conversou com seu orientador? Escolha o que souber mais, o importante é a nota. Mas sempre dê retorno de suas dúvidas e escolhas pro orientador.

1 curtida

Ainda não escolhi orientador, irmão. Mas vou fazer isso. Valeu! :smiley:

O TCC pode ser visto de formas diferentes.

Uma delas é que o TCC deve resolver um problema. Você não precisa inventar nada, basta aplicar as tecnologias/teorias que já existem para resolver algum tipo de problema. Não tente pensar na solução antes de ter um problema, ache o problema primeiro.

Uma outra perspectiva é a ideia de fazer análise de pesquisas. Você pode pegar um tema que a academia está discutindo bastante, juntar vários artigos e escrever o seu TCC como um levantamento de informações.

Tem faculdade que aceita isso que você mencionou também, um sistema web genérico. Não tenho muito falar sobre isso.

Como o @javaflex falou, o que importa é a nota mesmo no final das contas. Mesmo que você siga carreira acadêmica, provavelmente vai mudar de tema. Teoricamente, o propósito do TCC é mostrar que você sabe fazer pesquisa acadêmica.

2 curtidas

Beleza, irmão! Muito obrigado pelas dicas! :smiley: É que eu pensava que o TCC exigia algo com um nível de complexidade maior ao que é ensinado. :sweat_smile: