Trabalho com java para web, mas estou meio cansado do excesso de configurações e miscelânea de tecnologias. Bem, estou pensando fortemente em partir para o PHP seria esse um passo errado? Gostaria de algumas opiniões a respeito.
Uma escolha a fazer
21 Respostas
Do ponto de vista de projeto, depende muito da natureza do projeto. Do ponto de vista de carreira, eu não faria esta escolha. Nunca trabalhei com PHP, mas creio que não tenha muito espaço para desenvolver sua carreira.
Boa sorte
Se você quiser ser empregado, aconselho a continuar com o Java.
Se quiser você mesmo criar seus sites e vendê-los, pode ir para o PHP.
Que eu saiba, quando a IBM quer vender um serviço bem pequeno e não quer assustar o cliente com um orçamento absurdo, vende um sistema em PHP em vez de Java.
Olha, como ja foi dito, depende muito do projeto, PHP hoje em dia vem se tornando util a muitas empresas, por ser FREE e também por ser uma linguagem de facil aceitação entre os programadores e analista. Um conhecido, que trab. na IBM, me disse que a IBM usa PHP em quase todo o seu site… Por isso, é melhor você pensar antes de ‘migrar’ para PHP… Java pode ser complicado, mas é o que mais emprega hoje na área de TI…
8)
Exatamente como a galera disse:
- projetos muito extensos, com equipe grande, tendem a virar uma bagunça em PHP;
- salário em Java é normalmente maior que em PHP;
- tem mais vaga pra desenvolvedor Java do que desenvolvedor PHP ;
Eu, pra projetos pequenos, uso PHP, principalmente usando Cake. Se trabalhar direitinho, é mais produtivo, e assim podes ‘vender mais’. Mas pra trabalhar como empregado, não recomendo não.
Se tá cansado de tanta configuração, dá uma olhada no Mentawai. Ao menos não te estressa mais com XML hehehe
Abraço!
Isso meu amigo pela minha experiência acontece com qualquer linguagem e framework, se não tiver organização linguagem ou framework nenhum faz milagre…
Do ponto de vista de carreira, creio que não haja grande diferença, pois desenvolvedor aqui no meu Estado tem pouca valorização mesmo, tanto em Java quanto em PHP. E pretendo sim, abrir minha empresa. Por isso estou escolhendo pelo PHP, desenvolvimento rápido e sem stress…
Sim, concordo contigo.
Só que algumas facilidades que o Java ganhou com o tempo (melhores IDEs e plugins para ela do que para PHP, por exemplo) tornaram o dia-a-dia de trabalho colaborativo em equipe muito mais simples e sua organização muito mais prática e intuitiva. Escreva um componente em PHP e outro em Java, e me diga em qual o código ficou mais legível.
Além do que, fazer ‘gambiarra’ em PHP é beeeeem mais fácil do que em Java. Se descuidar, ela aparece.
Eu trabalho (ainda) muito com PHP, e o que vejo é que no ‘reino’ do PHP, o que ‘reina’ é o amadorismo. A maioria dos desenvolvedores - por assim dizer, pq não o são - sequer conhecem conceitos básicos ou boas práticas. É difícil separar o joio do trigo nessa galera, conheço pouquíssimos bons desenvolvedores PHP (o que faz, por exemplo, com que o salário - inclusive dos bons - vá pro piso).
Eu fico geralmente com essa opção: PHP? Sim, em projetos menores. Java para projetos maiores / críticos.
Abraço!
Não tem nada de errado.
Além de adquirir mais conhecimento, php tem muita saída no mercado.
Não tem com o que se preocupar.
Sei lá quanto a legibilidade de código eu tenho minhas dúvidas, pois oq acontece é que muitos programadores não obedecem uma convenção de desenvolvimento. O Java é fortemente tipado oposto ao PHP, Python que permitem estruturas sem tipagem…
E pra mim o código em PHP é mais legível, por um dos motivos que já citei acima.
A maioria dos empregos que eu vejo perto da minha casa (no litoral de São Paulo), são para desenvolvedores em PHP, JAVA mesmo só vejo em grandes empresas e longe
Acho que depende bastante do lugar que você quer trabalhar, ambos podm dar muita dor de cabeça e em algumas horas vc pode perceber que o outro era melhor
Outra coisa, muitas vagas de PHP pedem conhecimentos em Joomla, Drupal, OsCommerce e Wordpress. Acho que vale mais a pena estudar esses aplicativos (instalar, colocar plugins, customizar, etc) do que os vários frameworks MVC que surgiram ultimamente
A questão é pensar… o que dá pra fazer em java no contexto web que não dá pra fazer em php?
Ah claro, java tem centenas de frameworks e mais zilhões de libraries para cada um… assim é possível fazer qualquer coisa com java… desde que tenha paciência e muita aspirina. rsrsrsrs
Esse é o problema desmotivante
Ruby on Rails e seja feliz.
Bem, pensei em Ruby porém teria que aprender outra linguagem, como eu conheço o PHP então escolhi o CakePHP que é baseado no RoR
Experimente Grails. É desenvolvimento web em Java (quer dizer, Groovy) como sempre deveria ter sido.
Será msm??
Quanto a programação web, com qualquer linguagem da pra fazer qualquer coisa
a unica diferença é o trabalho, pq elas oferecem recursos diferentes e formas diferentes de fazer a mesma coisa
o legal do php é que muitas coisas são bem simples de fazer
a bagunça do código depende do programador, e não de linguagem pra linguagem
se você separar as funcionalidades de uma maneira lógica, fica melhor que qualquer coisa
Quanto a programação web, com qualquer linguagem da pra fazer qualquer coisaa unica diferença é o trabalho, pq elas oferecem recursos diferentes e formas diferentes de fazer a mesma coisa
o legal do php é que muitas coisas são bem simples de fazer
a bagunça do código depende do programador, e não de linguagem pra linguagem
se você separar as funcionalidades de uma maneira lógica, fica melhor que qualquer coisa
concordo plenamente!!!
concordo plenamente!!!²
Já pensou em Python?