Esta notícia do idgnow me deixou intrigado. Tem um tempo que estou querendo desvendar esta área de desenvolvimento para TV Digital; e se é algo que compensa investir.
Lendo sobre a descrição do curso, ví que é para uma descrição generalizada sobre os tópicos da TV Digital.
Gostaria de saber a opinião do pessoal aqui do fórum se compensa ir à eventos deste tipo; ou se é melhor pegar um curso com um assunto mais específico ( JavaTV , Ginga, MHP, ACAP , etc) - tipo esse curso
E mais:
Quem aqui do fórum já trabalha com isso ?
Há alguma espectativa de quando acontecerá a real utilização dos recurso da TV Digital ( com “aplicações” rodando nela ) e etc.
Existem pós-graduações e mestrados focados nisso ? Compensa mais um curso , uma pós , um mestrado ?
Estou com todas essas idéias e dúvidas em mente porque foi falado muito em TV Digital no lançamento do final do ano passado.
Mas nem mesmo uma quantidade expressiva de usuários existem; devido ao alto custo de conversores e TV’s com suporte à isso.
E mesmo assim, o foco de hoje na TV Digital é sobre a resolução e qualidade de imagem melhor.
Pelo que sei TV Digital é extremamente mais que isso ! E na web ficam muitas informações “irrelevantes” e de pouca importancia, quando o que realmente interessa à nós da área de T.I. é muito dificil filtrar !
Oi pessoal, segundo o calendário; ocorreu neste final de semana a primeira turma do curso “Desenvolvendo aplicações com ginga: o middleware do sistema brasileiro de TV Digital”.
Alguem foi e poderia dar uma descrição do que achou e se compensa o investimento para o dia 22 ?
Mesmo se ninguem foi, alguem conhece a “Overmedia Networks” ou então o instrutor do curso : “Daniel da Costa Uchôa” ?
Assim, o primeiro módulo é muito mais teórico do que prático; acho que isso que o pessoal sentiu bastante.
Eu esperava botar muito mais a mão na massa, mas só abrimos o Eclipse e testamos uma aplicação simples - coisa de meia hora.
O Daniel Uchoa por sua vez é um cara que manja, respondeu várias dúvidas do pessoal, algumas até fora do contexto.
É uma área muito nova e sem muitas definições, algumas coisas que ele explicou são muito mais “convenções” de desenvolvimento do que regras a serem respeitadas. O desenvolvedor pode escrever código do jeito que desejar, e pode criar várias besteiras nesse meio tempo. É necessário um ambiente de homologação muito rígido.
Para quem se interessar ainda mais e quiser se tornar um desenvolvedor Ginga, existe um treinamento que
está sendo oferecido em várias capitais brasileiras http://www.overmedianetworks.com.br/
Vou falar apenas do que li a respeito de um curso superior voltado para tv digital:
Na boa, isso nao vale a pena! curso superior para tv digital? :roll: :lol: :lol: :lol:
Ridiculo, cada vez mais as faculdades se esquecem que a Informatica é uma ciencia e não uma modinha.
Qualquer curso de ciencia da computaçao é suficiente para cobrir a área de ponta a ponta e tv digital é uma especialidade não uma ciencia…
Curso estupido sem visão academica nenhuma.
Ola pessoal.
Escrevo agora do curso de TV digital oferecida pela overmedia.
Tenho alguns comentários a fazer, para resaltar os pontos positivos e negativos desse curso: Pontos negativos:
Somente após o pagamento do curso pelo site é que sabemos de algumas regras como: O local onde o curso é oferecido pode mudar(inicialmente seria na USP, pero da minha casa, mas dois dias antes da data do curso, mudaram o local para Zona Leste)e caso você não possa comparecer por algum motivo no dia da aula, você perde o dinheiro que investiu.
No site fala que o curso é de 8 horas. Mas isso não éverdade. Dessas 8 horas temos que tirar:30 minutos do inicio da aula(para esperar todos chegarem, entregar material), 30 minutos do cofee break e mais 15 de parada na metade do módulo(como não quisemos parar para almoçar, senão seriam 1h30 a menos de curso, decidimos fazer uma parada de 15 minutos). Resumindo você paga por um curso de 8 horas, mas recebe 6 horas e 30 minutos.
O local onde foi oferecido o curso não tinha nenhuma sinalização interna. Chegamos 15 minutos antes de começar o curso, o prédio parecia abandonado. Tivemos que andar o prédio todo a procura de alguem que nos informasse onde seria o curso.
O primeiro módulo é bem teórico e tem pouca prática.
-As apostilas(slides em power point, são razoáveis. Somente seguir a risca a apostila para refazer os exercicios em casa não da muito certo. Existem vários passos intermediários que são falados na aula.
Pontos positivos:
O instrutor demonstra ter bastante conhecimento e esclareceu muitas duvidas nossas de forma satisfatória.
O curso é bom pois nos dá uma visão geral sobre desenvolvimento para tv digital.
Resumindo, esse curso de 6 horas e 30 minutos esta de acordo com o seu valor 280 reais, que eu paguei com dessconto. Cobrar 550 reais pelo módulo(que era o preço original) na minha opnião não vale a pena.
Abraços…Hamilton
Os comentários que fiz aqui no GUJ sobre esse curso eu tambem o fiz para o Daniel, instrutor da Overmedia, e ele prontamente esclareceu minhas dúvidas. Por isso gostaria de retificar alguns dos meus comentários:
No site existem informações sobre o critério de mudança do local do curso e sobre devolução do dinheiro caso alguem não possa comparecer. Como essas informações não estavam visiveis no início da página, acabei fazendo o pagamento e só depois as visualizei.
NO site informa que o curso é de 8 horas aula. Mas cada hora aula equivale a 50 minutos, portanto o que é oferecido e esclarecido no site é realmente o que eles oferecem.
Bem, para finalizar gostaria de agradecer e elogiar o Daniel, instrutor da Overmedia, pelo esclarecimento de minhas dúvidas e informar que estarei presente no segundo módulo do curso.
Bom…é estranho realmente, como umas pessoas postaram. Aqui em sta rita do sapucaí, onde é centro de pesquisa nacional de tv digital, só vejo cientista e engenheiro trabalhando junto. Agora especialidade tv digital, realmente nunca vi.