Galera, eu ja to doido aqui de tanto procurar, entao pesso que qualquer informação que possam me dar ja ajuda 
Bom, eu gostaria de saber basicamente como que implementaria o lock pessimista no hibernate pra web. O meu grande problema é que quando loco um registro em uma transacao, ele so sera liberado quando eu comitar essa transacao. Porem pra web é dificil guardar uma transacao para ser comitada em outra requisicao. O maior problema mesmo é que se essa transacao nao for comitada o registro continua locado ate que o java libere a instancia dela. Em fim, como eu poderia implementar o lock pessimista na web? Por favor, alguem da uma luz.
Eu implementei o lock pessimista, funciona bem. O usuario nao vai conseguir atualizar se alguem ja atualizou na frente. Mais ai surge o problema de que o coitado do usuario que nao vai poder atualizar poderia ter sido o primeiro a pegar o registro, alterou tudo em sua tela mais nao vai conseguir comitar so pq alguem foi mais rapido que ele. O que eu gostaria eh que quando um usuario marco um registro para ser alterado, ninguem consiga altera-lo ate q o registro seja liberado. Isso em desktop eh facil, agora pra web ta dificil achar uma boa solução. Vlw ae galera, to na aguarda.